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10 Dicas para alavancar suas vendas online

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Neste artigo, apresentaremos algumas dicas para alavancar suas vendas online, considerando a importância dos canais digitais, em um contexto em que o cenário virtual ganha força de marketing e vendas.

Isso porque, cada vez mais, as pessoas estão envolvidas com processos de busca online e compras por e-commerce e aplicativos, ou seja, ações no ambiente digital – ocorrendo a venda de produtos e serviços.

Dessa forma, os negócios no ambiente online têm crescido cada vez mais, o que demanda a promoção da imagem das empresas mas possibilita o aumento do número de vendas. 

Por isso, neste artigo falaremos sobre os benefícios de realizar vendas no ambiente online, assim como dicas que são importantes para promover suas vendas nesses canais. 

Benefícios das vendas pela internet 

Independentemente da sua empresa trabalhar com embalagem de pizza personalizada ou mesmo com a venda de artigos para decoração, se você deseja aumentar o seu número de clientes e promover sua marca, saiba que as formas disso acontecer são por meio de campanhas e vendas online! 

Afinal, o ambiente online traz grande visibilidade e tem cada vez mais relevância no processo de decisão do público durante a jornada de compra.

Por isso, os negócios que ficam de fora da internet correm risco de ficarem para trás e perder potenciais clientes e vendas. 

Como a internet permite que um novo ambiente de trabalho seja criado, possibilita novos pontos de contato e divulgação.

Além disso, por se tratar de um ambiente digital, que não demanda aluguel e manutenção de infraestrutura, não há necessidade de um grande investimento para ampliar o negócio. Outros benefícios em realizar as vendas pela internet são:

  • Baixo investimento inicial;
  • Aumento das vendas;
  • Fortalecimento da presença online;
  • Ampliação de alcance;
  • Agrega credibilidade diante da concorrência;
  • Amplia a eficiência na segmentação do público.

Compreenda melhor os benefícios

Como já falamos neste artigo, existe um baixo investimento quando a empresa deseja ter um site, se comparado com a abertura de uma empresa física, aluguel e manutenção. Afinal, basta apenas a hospedagem e design do site para começar as atividades.

As vendas online também agregam mais visibilidade para o negócio, promovendo o aumento do número de vendas. Isso porque no online diferentes campanhas podem ser realizadas e múltiplos canais utilizados. 

Mais ainda, não há limitações físicas para fazer o negócio, exceto se você opte por atuar localmente.

Com mais vendas, a empresa consegue ter mais lucratividade e, ainda, obtém um diferencial diante dos concorrentes.

Esse diferencial é refletido em credibilidade, quando práticas de posicionamento são bem aplicadas, assim como em eficiência no momento de segmentar o seu público (visto o conhecimento mais aprofundado e as interações mais frequentes com a audiência).

O ambiente online também permite que sua empresa crie um bom relacionamento com os clientes, otimizando a divulgação boca a boca e o compartilhamento em redes sociais. 

Diante disso e dos benefícios que podem ser promovidos por meio da internet, vamos conferir algumas dicas importantes para aumentar as vendas nos canais online. 

10 dicas para alavancar suas vendas pela internet 

Agora que você já sabe a importância de realizar vendas no ambiente online, é essencial conferir 10 dicas que preparamos para que você alavanque suas vendas pela internet. Acompanhe a seguir!

  1. Defina o que você irá vender 

O primeiro passo no ambiente digital é definir o que será vendido pela internet. 

É essencial pensar em ações específicas, ou seja, não basta decidir realizar a venda de roupas no ambiente online, e sim entender qual é o nicho e estilo específico e como irá posicionar os diferenciais de suas peças. 

Como o mercado conta com várias opções, é necessário se destacar e segmentar um nicho de atuação, levando em conta a identificação e a necessidade que seu público-alvo tem. 

Somente assim, sua marca poderá obter um diferencial em comparação com as outras. 

  1. Saiba quem é o público-alvo

Considere que sua empresa decidiu vender, por exemplo, pisos laminados RJ

Agora que você sabe o que será vendido na internet, é muito importante delimitar quem é seu público-alvo no e-commerce. 

Isso precisa ser determinado na fase de planejamento, identificando as necessidades, interesses e quais são as escolhas do seu potencial cliente, pensando nas dores que pretende solucionar com seu produto.

Na delimitação do público-alvo, quanto mais específico, melhor! Por exemplo, no caso da empresa de reformas é possível estabelecer que o público será de mulheres com faixa etária de 30 a 55 anos. 

Sabendo disso, você consegue identificar também os melhores canais de vendas, persona mais específica, assim como estratégias de marketing e formas de pagamento. 

  1. Identifique os canais de vendas

Agora, após essas definições, seu negócio, seja ele uma fábrica de sacolas personalizadas ou uma escola de volante para habilitados, precisa identificar e definir quais são os seus canais de vendas e divulgação. 

No ambiente do e-commerce, as vendas podem ser realizadas por meio da loja virtual, marketplace ou até mesmo por meio das redes sociais. 

A parte positiva é que é possível combinar as ações, criando estratégias de marketing que sejam eficientes e que tragam relevância das operações para o público-alvo. 

  1. Defina o nome da marca e a identidade visual 

Você também precisa definir um nome da marca, assim como uma identidade visual que corresponda aos valores da manutenção industrial, por exemplo. 

Dessa forma, durante a fase de planejamento do seu negócio é essencial escolher o nome da loja considerando algo que seja de fácil assimilação pelo público, assim como as cores que farão parte da identidade visual e o logotipo (que serve como um símbolo da empresa). 

É possível verificar, inclusive, se o nome escolhido já consta no registro do Instituto Nacional da Propriedade Industrial. 

Essa é uma forma de evitar que sua loja tenha problemas legais, por conta de plágio de outra empresa. Um profissional da área de marketing pode ajudar nesse processo. 

  1. Verifique quem são seus concorrentes 

Verificar quem são os concorrentes e as campanhas que estão realizando é outro processo crucial para o desenvolvimento do negócio e um melhor posicionamento da marca.

Isso porque, por exemplo, se o concorrente fornece materiais de laboratório, mas você percebeu que o material usado por você é mais qualificado, é possível seguir nessa linha ao divulgar os equipamentos para laboratórios em vidro resistente.

Além disso, essa avaliação possibilita definir com mais clareza quais produtos serão comercializados no e-commerce, faixa de preço e as estratégias que podem funcionar melhor com seu público..

Por isso, vale a pena saber quem concorre com você e o que eles fazem, de modo a pensar em um diferencial para sua marca, levando em conta a delimitação de área, de público, dentre outros aspectos.

  1. Entenda os preços a serem aplicados nas vendas online

É muito importante que, a partir do momento que você definir o que vender no ambiente online, você compreenda os preços que devem ser aplicados na venda online. 

O objetivo de qualquer empresa é ganhar dinheiro, mas, para isso, é necessário fazer uma análise de preço, compreendendo quais são os custos com cada operação. 

Diante disso, é possível identificar a margem de lucro necessária para a precificação de produtos, seja uma roupa ou de adjuvantes agrícolas

  1. Diversifique os meios de pagamento

As formas de pagamento precisam ser diversificadas, levando em conta as diferentes formas de pagamento usadas pelo público online e as diversas facilidades que cada formato oferece.

De modo geral, as principais formas são:

  • Crédito;
  • Débito;
  • Pix;
  • Transferência bancária;
  • Boleto;
  • Carteira virtual.

Por isso, analise com calma quais são as melhores formas de pagamento para seu negócio e as possíveis taxas envolvidas.

Agora, tenha atenção ao seguinte aspecto: as formas de pagamento no ambiente online precisam ser seguras, ou seja, seu site precisa contar com ferramentas de proteção para que o cliente conclua a operação e não perca os dados durante uma compra. 

Deste modo, o site da sua empresa, seja ela de de EPS isopor ou outro segmento, precisa contar com uma boa estrutura, de modo que o cliente perceba a preocupação, certificados de segurança e profissionalismo, sendo fidelizado e mantendo contato com seu site. 

  1. Considere a parte logística e a mantenha bem organizada 

A logística do seu e-commerce é outro ponto técnico que exige atenção.

Quando falamos sobre as vendas no ambiente online, é essencial que os produtos cheguem ao consumidor rapidamente e inteiros. Ou seja, dentro do prazo estipulado e sem danos. 

Para que isso ocorra, sua loja de spray drying precisa contar com uma boa organização de estoque, para que a separação de pedidos ocorra de forma correta.

Além disso, é preciso se atentar para a escolha de uma empresa que realiza a entrega dos produtos dentro dos prazos corretos.

  1. Divulgue os seus produtos 

A divulgação dos seus produtos é essencial, seja por meio do seu site ou das suas redes sociais. 

Para que sua marca tenha destaque, é essencial contar com uma equipe de marketing para criar um planejamento de divulgação da marca, sobretudo, por meio de ações nas mídias orgânicas e pagas.

As ações de caráter orgânico envolvem técnicas do marketing de atração e a criação de conteúdo. Já as estratégias pagas envolvem a criação de campanhas publicitárias ou o impulsionamento dos materiais ricos, de modo que apareçam em destaque nas plataformas. 

Diante disso, juntamente à equipe de marketing, vale a pena avaliar quais são as melhores estratégias nas redes sociais para atingir seu público. 

  1. Atente-se ao atendimento 

Por fim, precisamos destacar a importância de realizar um bom atendimento ao cliente, mesmo durante uma venda online. 

Sua empresa, mesmo que digital, precisa estar pronta para atender e auxiliar o cliente no caso de necessidade ou dúvida de forma rápida e precisa e um auxílio nesse sentido é o uso de chat bots para filtrar e agilizar os atendimentos.

Conclusão

Dessa forma, para ter sucesso e alavancar as vendas online, é essencial ter atenção a alguns fatores principais, que são a entrega eficiente, desenvolvimento de um site com velocidade de carregamento e prestar um atendimento de qualidade ao público, além de seguir o passo a passo abordado neste artigo.

Assim, você conseguirá fazer com que as vendas online do seu negócio cresçam ainda mais!

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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