fbpx
logo exp brcriativus v3 svg 9

4 principais diferenças entre Público-alvo e Persona

4 principais diferencas entre Publicoalvo e Persona o que e publico alvo o que e Persona como desenvolver a persona de um negocio principais diferencas entre publico alvo e persona

Receba nossos conteúdos por e-mail

Cadastre-se em nossa newsletter e receba nossos conteúdos por e-mail assim que um artigo é publicado.

Público-alvo e Persona são termos comumente usados em marketing, mas muitas vezes são confundidos ou usados de forma incorreta. Você sabe o que cada um deles significa e quais estratégias os acompanham?

Entenda agora tudo o que você precisa saber sobre os dois termos, iniciando pela definição de cada um, passando pela importância e como descobri-los até finalmente pontuarmos as principais diferenças entre eles.

Dessa forma, você saberá como usá-los corretamente para maximizar a eficácia de suas estratégias de marketing, seja em empresas de aluguel de aparelhos de estética ou qualquer outro ramo do mercado.

Em resumo, utilizar público-alvo e personas é fundamental para que as empresas possam direcionar seus produtos e serviços para o grupo de pessoas certas, aumentando assim suas chances de sucesso. Saiba agora tudo sobre isso.

O que é Público alvo?

Iniciaremos definindo um dos termos, o público-alvo. De forma bem simplificada, mas precisa, podemos defini-lo como o grupo de pessoas para quem sua empresa é direcionada. 

Ou seja, quando falamos de público-alvo estamos nos referindo a potenciais clientes de uma companhia.

Ele é definido com base em diversos fatores, dentre eles, as características demográficas, geográficas e comportamentais de seus clientes já existentes e potenciais, aqueles que você deseja conquistar.

Por exemplo, o público-alvo de uma loja de ferramentas automotivas pode ser composto majoritariamente por homens, de 25 a 40 anos, com renda média-alta, morando nas grandes cidades do país.

Ou seja, o público-alvo é construído com base em características reais como idade, gênero, posição profissional, poder aquisitivo, educação, localização, hábitos de compra e muitos outras.

A importância do Público alvo  

Após definir o termo, devemos pensar em qual a sua principal importância para as empresas. Em suma, dizemos que utilizar o recurso com eficiência é fundamental para o sucesso de qualquer estratégia de marketing e aumento nas vendas.

Isso porque o público-alvo permite que as empresas direcionem seus produtos e serviços para o grupo de pessoas certas, aumentando a chances de conversão e retenção de clientes como um todo.

Quando uma empresa define seu público-alvo, ela tem uma visão clara de quem são seus consumidores. Isso permite investir em canais e ações que realmente atinjam essas pessoas, aumentando a eficácia do marketing empresarial.

Além disso, o público-alvo também ajuda as marcas, como uma máquina de solda Mig Mag, por exemplo, a definir seus objetivos e mensurar os resultados de suas ações.

Como descobri-lo  

Após definir o que é público-alvo e qual a sua importância, devemos saber como as empresas fazem para descobri-lo, ou determiná-lo. Algumas das principais etapas para definir o público-alvo de sua empresa são:

  • Conhecer sua empresa, produtos e serviços;
  • Fazer pesquisas de mercado;
  • Estudar dados demográficos;
  • Analisar o comportamento de clientes;
  • Identificar necessidades e problemas deles;
  • Utilizar ferramentas de análise de dados;
  • Estudar e analisar seus concorrentes no mercado.

É importante ter em mente que o público-alvo de uma empresa, de fabricação de velas, por exemplo, pode mudar ao longo do tempo, então é importante revisitar e atualizar as informações de forma regular.

Além disso, é possível ter mais de um público-alvo em um único negócio, e entender isso é importante para segmentar as estratégias de marketing, criando campanhas diferentes para atingir cada um deles.

O que é Persona?

Diferentemente do público-alvo, temos a persona, que é, de forma resumida, uma representação fictícia do cliente ideal da sua empresa.

Ela é criada a partir de dados demográficos, comportamentais e psicográficos coletados a partir de pesquisas de mercado e entrevistas com clientes existentes.

Uma Persona de um negócio é usada, sobretudo, para entender como seus clientes pensam, sentem e se comportam, e para desenvolver estratégias de marketing mais eficazes.

Por exemplo, imagine que você é dono de uma empresa na área de fabricantes de máquinas e equipamentos industriais

A persona de sua companhia pode ser o dono de outras companhias, que utiliza estes maquinários e equipamentos constantemente, uma vez que sonha em crescer suas próprias companhias.

Ou seja, uma Persona é um personagem fictício, idealizado, adaptado para cada negócio e fundado em ideias um pouco mais subjetivas, como metas, desafios, frustrações, crenças, dentre outras.

Como desenvolver a persona de um negócio  

Uma vez definida a persona, devemos pensar em seu desenvolvimento, ou seja, como as empresas fazem para chegar em uma persona, o perfil de um cliente ideal.

Comece coletando informações demográficas, comportamentais e psicográficas sobre seus clientes existentes e potenciais, através de pesquisas de mercado, questionários e entrevistas, por exemplo.

Depois, organize as informações que foram coletadas em categorias como idade, gênero, renda, educação, interesses, necessidades, problemas e objetivos, sendo assim, você conseguirá identificar alguns padrões.

Com base nos padrões identificados, crie representações fictícias de clientes ideais, que são as Personas em si. É importante testá-las, comparando-as com os dados coletados para manter sempre uma coerência.

Sem dúvidas, definir uma persona pode ser fundamental para o sucesso de sua empresa de contabilidade para arquitetos, ou outra qualquer.

Principais diferenças entre Público-alvo e Persona 

Agora que você já sabe a definição básica de cada um dos conceitos, bem como defini-los, precisamos pensar nas principais diferenças entre os dois. Listamos 4, que são as verificadas prontamente.

Ademais, iremos concluir com um tópico sobre como você pode utilizar público-alvo e persona em conjunto, a fim de se obter os melhores resultados possíveis para a sua empresa.

Escopo  

A primeira diferença talvez seja a mais primordial e diz respeito à definição dos termos em si.  

O público-alvo é um grupo amplo de pessoas que podem se interessar pelos produtos ou serviços da empresa, e é definido com base em características demográficas, utilizando de uma visão mais geral do mercado.

Já a persona é uma representação fictícia do cliente ideal da empresa, ou seja, é uma visão mais precisa e detalhada de um subgrupo do público-alvo. Ela é desenvolvida com base em características comportamentais, psicográficas e motivacionais dos clientes.

Ou seja, a persona é utilizada para direcionar a comunicação e o conteúdo específico para um subgrupo do público-alvo, seja em uma companhia de fabricação de corrimão de inox ou em outra qualquer.

Nível de detalhamento  

A segunda diferença principal, de certa forma, tem relação com a primeira. Uma vez que o  público-alvo é definido com base em características gerais, enquanto a persona é criada com alguns dados mais subjetivos, dizemos que há diferenças no nível de detalhamento de cada um.

Para exemplificar melhor este detalhamento, devemos pensar em um exemplo de cada um dos termos, novamente.

Uma empresa de roupas esportivas pode ter como público-alvo pessoas com idade entre 18 e 40 anos, com renda média e interesse em atividades físicas. Eles podem ser homens e mulheres, e podem estar localizados em áreas urbanas ou subúrbios.

A empresa pode desenvolver a persona da seguinte forma:

 “João, um homem de 30 anos, solteiro, com renda média, mora em São Paulo, e é praticante de corrida de rua e academia, gostando de se manter atualizado com as tendências e novidades do esporte. Ele busca roupas confortáveis e duráveis para suas atividades físicas e está disposto a pagar um pouco mais pelo melhor desempenho.”

Como pode se observar, o público-alvo é um grupo amplo de pessoas com características semelhantes, enquanto a persona é uma representação detalhada de um indivíduo específico dentro desse grupo.

Finalidade  

A terceira diferença, fundamental entre os dois termos, diz respeito às suas finalidades.

O público-alvo é utilizado para orientar estratégias mais gerais de marketing da empresa, enquanto a persona é utilizada para direcionar a comunicação e o conteúdo específico para um subgrupo do público-alvo.

Ou seja, há uma utilidade um tanto quanto distinta no uso dos dois termos. Enquanto o público-alvo é uma ferramenta mais geral e abrangente, a persona é mais específica e precisa.

Criação  

Por fim, dizemos que a criação de cada um dos conceitos é realizada de forma diferente e isso já foi mostrado anteriormente, na definição individual dos termos.

Relembramos, o público-alvo é geralmente criado através de estatísticas demográficas e dados de mercado, enquanto a persona é criada a partir de pesquisas profundas, entrevistas e análises de comportamento dos clientes.

Como utilizar ambas as estratégias em conjunto  

Para concluir, uma vez que provado as diferenças entre persona e público-alvo, surge o questionamento: É possível utilizar ambas as estratégias em conjunto nas ações de marketing e comunicação empresarial?

Saiba que a resposta é afirmativa. A estratégia de público-alvo e persona podem ser utilizadas em conjunto de várias maneiras para maximizar o sucesso do negócio.

Para isso, você pode começar definindo cada um dos termos em sua empresa, como em uma que determina serviços de contabilidade preços, por exemplo.

Com base em características demográficas, como idade, gênero e renda, determine o seu público-alvo geral.

Após isso, utilize as informações do público-alvo para desenvolver as personas, que são representações fictícias do cliente ideal da empresa. Isso permitirá que você entenda melhor as necessidades e desejos de seus potenciais consumidores.

Logo após definir público-alvo e persona, direcione a sua comunicação, ou seja, utilize as personas criadas para direcionar o conteúdo para perfis semelhantes aos de clientes ideais da sua empresa. Isso ajudará a garantir que sua mensagem seja recebida de forma eficaz.

Você também deverá utilizar a segmentação de público para criar campanhas de marketing específicas para diferentes subgrupos do público-alvo. Dessa forma, você conseguirá maximizar o retorno sobre o investimento nas estratégias de marketing.

Por fim, lembre-se sempre de analisar o desempenho das campanhas de marketing, utilizando as personas e o público-alvo para identificar as táticas mais eficazes e ajustá-las conforme necessário.

Apesar das diferenças, ambos os termos possuem uma importância fundamental para seu negócio e, ao utilizá-los em conjunto da maneira correta, seus resultados positivos devem ser maximizados.Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

//Rede de parceiros
https://clubdoecommerce.com.br, https://bruno.art.br, https://brcriativus.com.br, https://workleads.com.br, https://poppediatria.com.br, https://dramariatereza.com.br, https://www.liderequipamento.com.br, https://sampaequipamentos.com.br, https://maqfreezer.com.br, https://freemalte.com, https://geladeirasecervejeiras.com.br, https://dmmrefrigeracao.com.br, https://ajaxs.com.br, https://mopesmake.com.br

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Links afiliados
Loja Integrada
RD Station
Onbley Servers – Hospedagem
Writesonic
Designi – Arquivos digitais p/ download
Agendor
Melhor Envio
WorkLeads

Ultimas publicações

Otimização de taxa de conversão: Maximizando resultados

Otimização de taxa de conversão: Maximizando resultados

A otimização de taxa de conversão (CRO) é uma estratégia fundamental para o sucesso online.  Portanto, ela envolve a melhoria…
Marketing de Produto: do Desenvolvimento à Promoção

Marketing de Produto: do Desenvolvimento à Promoção

O marketing de produto é uma parte essencial de qualquer empreendimento, independentemente de ser uma empresa de aluguel de gerador,…
Estratégias de Marketing para Pequenos Empreendedores

Estratégias de Marketing para Pequenos Empreendedores

Neste post, abordaremos estratégias de marketing para pequenos empreendedores que desejam expandir seus negócios de forma eficaz.  Compreender o público-alvo,…
plugins premium WordPress