7 dicas de como se adaptar ao novo mercado online e gerar bons leads

O principal objetivo do marketing digital é criar demanda para os produtos e serviços de uma empresa no mercado online.

No entanto, ter um site não é suficiente para conseguir isso. Existem muitas formas de transformar um visitante em lead e estreitar o relacionamento.  

Alguns podem até fazer parte do conteúdo que sua empresa já possui. Mas, como a web é conhecida pela efemeridade, é sempre bom se atualizar sobre as novas tendências.

No post de hoje, trazemos 7 dicas sobre como atrair mais leads atualmente, bem como destacamos os benefícios disso no novo cenário.

7 formas de atrair leads

Um lead é qualquer pessoa que acessou o site da marca, como assistência técnica informática, e forneceu informações de contato.

A partir do momento que isso acontece, as equipes de atendimento e marketing precisam se alinhar em ações para converter esses usuários.

Agora, vamos focar nas dicas para gerar bons leads.

  1. Acompanhe as tendências dos canais de marketing

Um dos maiores atrativos da Internet é a capacidade de obter respostas e informações de forma rápida e prática. 

Você pode usar isso para criar conteúdo relevante para seu público-alvo e, claro, para seus clientes em potencial.

Procure pesquisar as tendências que têm feito a cabeça do seu público. Depois de identificar as perguntas mais comuns, você pode criar material em diversos formatos, como:

  • Postagens de blog;
  • Stories;
  • Webinars;
  • Lives.

Criar conteúdo especial para leads significa aumentar a probabilidade de pessoas não familiarizadas com a marca de tubos galvanizados se envolverem com ela por meio de mecanismos de busca e mídias sociais. 

Além disso, marcas informativas são marcas confiáveis e os leads são mais propensos a querer comprar delas.

  1. Crie conteúdos interativos

Quando falamos sobre conteúdo de geração de leads, não estamos falando apenas de postagens de blog.

Há todos os formatos relacionados, como e-books, vídeos, podcasts e infográficos. Se um tópico é procurado, existem inúmeras maneiras de apresentá-lo e discuti-lo.

Você também pode reutilizar o conteúdo de consultoria em TI e convertê-lo em diferentes formatos, tornando mais provável que os leads o encontrem.

Para garantir o engajamento do lead e conseguir pelo menos o e-mail dele, você pode fazer um breve resumo dos tópicos do vídeo e solicitar um endereço de e-mail para enviar todo o conteúdo.

  1. Faça parcerias para guest post

Uma forma de conseguir leads de outros nichos é trabalhar com marcas parceiras, influenciadores digitais e até afiliados.

No entanto, é sempre importante saber escolher esse novo parceiro de negócios. Em particular, é importante que a parceria não afete a reputação ou o histórico do negócio.

As parcerias geralmente funcionam de maneiras diferentes, mas o ideal é que você e seu parceiro trabalhem para promover o projeto, convergindo as audiências e melhorando a autoridade por meio de bons materiais.

Nesse contexto, os guest posts são formatos bastante comuns no marketing digital. 

Considerando isso, um especialista em cursos profissionalizantes pode produzir materiais para trocar com parceiros do nicho de educação e desenvolvimento, cursos vestibulares, ou mesmo com canais de cultura jovem, para atingir novos potenciais alunos, por exemplo.

  1. Use o LinkedIn para divulgar conteúdo

A rede social mais utilizada por profissionais, o LinkedIn, tem usuários que procuram oportunidades de negócios, desenvolvimento profissional e conteúdo de alta qualidade.

Ou seja, um prato cheio para empreendedores. Para concretizar todo esse potencial, você precisa construir uma reputação positiva para você e sua empresa.

Use o feed de notícias para compartilhar conteúdo relacionado ao seu trabalho e focar em sua área de especialidade.

Uma boa maneira de fazer isso é compartilhar as postagens do blog da empresa de alpinismo industrial, alguns insights sobre o setor, acontecimentos do dia e uma reflexão sobre eles, ou mesmo novidades do segmento.

No caso de compartilhamentos ou conteúdos que serão melhor explorados em outros canais, é possível disponibilizar um formulário de inscrição. 

Assim, você garante que visitantes cedam dados de contato – e se tornem novos leads.

  1. Inclua influenciadores digitais no seu conteúdo

Você pode usar o marketing de influenciadores para inovar e alcançar ainda mais audiência. Encontre e negocie com alguém que fale diretamente com o público-alvo da sua empresa.

O próximo passo é construir relacionamentos com esses influenciadores. Isso passa por várias etapas: primeiro estabeleça uma conexão, depois ganhe confiança e, finalmente, construa uma relação produtiva com ele(a).

Essa relação deve ser constantemente reafirmada por meio de troca de informações e parcerias.

Uma vez que você tenha um relacionamento consistente com os influenciadores de sua escolha, é hora de tomar medidas específicas com cada influenciador.

Essas estratégias podem ir de anúncios e peças publicitárias até conteúdos criados pela empresa para os influenciadores postarem nos perfis deles. 

  1. Aposte nos conteúdos em vídeo

A captura de leads pode ser realizada em sites, blogs, redes sociais e até plataformas de streaming.

Ao escolher a estratégia de captura mais eficaz, as empresas podem combinar conteúdo escrito e audiovisual.

O material em vídeo é muito mais fácil de consumir e pode ser uma boa alternativa para o seu negócio na geração de leads.

Com a transformação digital, os vídeos de inbound marketing são mais fáceis de consumir, obter mais visualizações (principalmente graças a algoritmos adequados para formatos nas redes sociais), e explorar diferentes temas e meios.

Você poderá agregar mais valor às pessoas e, portanto, terá mais leads.

Mesmo empresas com poucos ou nenhum recurso podem usar smartphones e redes sociais para criar e distribuir conteúdo relevante sobre gabinete personalizado, ou qualquer que seja o produto comercializado, tamanha a facilidade para produzir vídeos.

  1. Exclua o termo ‘spam’ dos textos

Sempre peça permissão ao usuário para enviar um e-mail. Além disso, não vale a pena enviar um monte de mensagens pedindo permissão.

Você precisa obter consentimento antes de enviar qualquer e-mail para os leads.

Crie uma landing page e formulários de captura em seu site, blog ou até mesmo nas redes sociais. Ofereça algo de valor às pessoas e convide-as a participar da sua lista.

Dessa forma, as pessoas que se inscrevem no seu formulário estão realmente interessadas no que você tem a oferecer e têm maior probabilidade de se tornarem clientes mais tarde. 

Não só peça permissão para enviar e-mail marketing, mas também dê a possibilidade de cancelar a inscrição sempre que os leads desejarem. Assim, o e-mail não corre risco de ser categorizado e enviado para a pasta de spam.

Quais são os benefícios de gerar leads?

Para crescer na web, é importante adquirir mais clientes à medida que o seu negócio se desenvolve. Sem consumidores, não há como manter receitas positivas.

Gerar leads não é uma tarefa trivial, por isso requer dedicação. Dado o nível de concorrência no mercado atual, não é apenas benéfico, mas necessário gerar leads.

Acelera o ciclo de vendas

Reduzir o tempo necessário para concluir cada venda de caixa de presente personalizada significa menos esforço e recursos para investir na obtenção do mesmo retorno sobre o investimento.

Se demorar muito para concluir cada venda, os custos aumentarão e seus lucros diminuirão gradualmente.

Com atrações de leads mais eficientes, você pode atender mais clientes e consegue mais vendas em menos tempo.

Seus leads são uma das principais fontes de renda do negócio, visto que possibilita o crescimento da base de clientes e até a “recuperação” de alguns.

Assim, trabalhar na geração de leads é uma forma de manter um número estável e promissor apesar de possíveis flutuações.

Mas lembre-se, ainda assim é importante saber manter uma boa relação com o consumidor, mantendo-o ativo na base de clientes.

Aumenta a produtividade

A ideia não é atrair clientes e mantê-los iguais, mas fazê-los crescer. Para isso, o número de leads adquiridos e convertidos deve ser alto e a evolução deve ser pensada.

Assim, os clientes serão mais qualificados, farão pedidos com mais frequência e terão um ticket médio mais alto.

Para chegar a esse resultado, precisamos trabalhar dois aspectos: charme e fidelidade.

Imagine que para isso o setor de marketing da portaria remota precisa desenvolver maneiras de continuar atendendo aos clientes existentes enquanto gera leads.

Desse modo, é preciso considerar ações de encantamento, um bom pós-venda e a nutrição com conteúdos, promoções e inovações. Ao mesmo tempo, é necessário continuar mantendo ações de atração.

Este é geralmente um esforço colaborativo e que traz excelentes resultados.

Aproveite as oportunidades de forma mais eficaz

A realidade das mudanças nos negócios é bastante constante, inclusive, o próprio consumidor está diferente, tendo novos hábitos de consumo. Por isso é sempre necessário se atualizar e adaptar.

Pode ser que a base de clientes atual não seja lucrativa ou esteja simplesmente sujeita a mudanças.

Saber encontrar um novo público também é muito importante, além de ser uma ótima maneira de se atualizar a respeito das novas tendências do mercado.

Por isso, descubra novos grupos de clientes lucrativos e observe o seu negócio migrando e crescendo.

Automatize processos

O desenvolvimento de leads não é uma estratégia que requer ação manual frequente. Você pode usar soluções digitais para automatizar o envio de mensagens ou e-mails para leads com base nas ações que você realiza, simplificando todo o processo.

Por exemplo, um cliente em potencial que baixa um e-book pode receber um e-mail automático de agradecimento sugerindo que ele acesse outro material da empresa.

Outro exemplo é inserir um usuário que experimenta o produto gratuitamente no fluxo de automação.

Como você pode ver, a geração de leads é determinante na adaptação a novas realidades e, consequentemente, na longevidade da marca.

Com as dicas que listamos e os benefícios, fica mais fácil saber por onde começar!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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