fbpx
logo exp brcriativus v3 svg 9

Backlinks: o que é e qual sua importância

Backlinks o que e e qual sua importancia criacao site loja virtual landing page wordpress agencia

Receba nossos conteúdos por e-mail

Cadastre-se em nossa newsletter e receba nossos conteúdos por e-mail assim que um artigo é publicado.

O link building é uma estratégia muito importante para obter ótimos resultados orgânicos, contribuindo para o posicionamento e visibilidade da página. Para que seja efetiva, quando falamos da prática, é preciso ressaltar seu elemento essencial, que são os backlinks.

Essa importância se dá porque os resultados de pesquisas orgânicas no Google são organizados de acordo com uma série de regras de SEO, e a existência de links e menções de valor é um dos critérios mais relevantes.

De forma prática, o SEO valoriza conteúdos que têm uma média expressiva de acessos, aplica palavras-chaves adequadas e são mencionados em outros sites de qualidade. Entram aí os backlinks.

Continue lendo este artigo com atenção para aprender tudo a respeito dos backlinks.

Mas o que é um backlink?

Basicamente, um backlink é um link criado em um site que visa direcionar para uma página em outro domínio, de modo a qualificar a experiência do usuário.

Os mecanismos de pesquisa como o Google usam a qualidade e a quantidade de backlinks como um sinal de classificação de valor, visto a relevância/autoridade que o site tem para outros endereços na web.

Portanto, adquirir backlinks de qualidade é uma estratégia fundamental em SEO.

Atualmente, é quase impossível ter uma classificação alta para palavras-chave com alto volume de pesquisa e muita concorrência na página de resultados (SERP), por isso ações complementares podem ser desenvolvidas. 

Mais ainda, palavras com menor volume, mas mais segmentadas, também podem ser utilizadas. Em ambos os casos, é possível criar backlinks a partir desses termos, de modo a melhorar a leitura desses termos-âncoras.

Os buscadores interpretam os backlinks como se fossem um sinal de qualidade, afinal, se outro site de instalação de calhas tem link para o seu, é porque acham que seu conteúdo é de qualidade.

Portanto, para cada link recebido, o site terá autoridade. Quanto maior a autoridade, maior a probabilidade de conseguir bom ranqueamento.

Que tipos de backlinks existem?

Existem diferentes tipos e classificações para backlinks, que podem ser realizados, sendo os principais um modelo que será lido pelos algoritmos e outro que é possível sinalizar como para não ser lido pelas plataformas no momento de indexação – de modo a não prejudicar o site.

Assim, é importante compreender essas diferenças e os tipos de linkagem para traçar as estratégias de backlink de forma mais qualificada. Abaixo reunimos os principais.

Nofollow

Na prática, os links classificados como nofollow são inseridos a partir de uma configuração para que não sejam seguidos pelos algoritmos, não passando autoridade entre as páginas. 

Isso significa que adicionar essa tag a um link evitará o estabelecimento de correlação com a página vinculada, o que é bastante útil ao estabelecer a linkagem com uma página não confiável, com autoridade baixa ou de vendas com afiliados.

Afinal, o intuito do código é especificar para os algoritmos que não sigam a menção de forma direta e não a considerem no ranqueamento.

Outro uso importante do nofollow é impedir que os links adicionados nos campos de comentários sejam lidos como backlinks, de modo a não afetar o ranking da página.

Dofollow

Por outro lado, os links dofollow consistem em menções com o intuito de relacionar os sites e “transferir” a autoridade de uma página de empresas de segurança patrimonial que foi mencionada para o site em que foi citada, e vice-versa.

Desse modo, se você fala de um assunto específico, como tecnologia e um grande portal da área adiciona um link para sua página, isso reforça a relevância do conteúdo e aumenta a autoridade da página acerca do tema.

Da mesma forma, ao direcionar os usuários para páginas que você considera relevantes, você reforça a importância e a autoridade delas. 

Ou seja, cria relevância mútua e uma parceria de valor, emprestando relevância e até compartilhando potenciais clientes a partir de visibilidade.

Em resumo, adicionar backlinks dofollow mostra aos usuários que você confia na página mencionada. 

Isso aumenta o tráfego e envia uma mensagem positiva ao Google, que verá valor nas páginas sugeridas e avaliará ambas, considerando-as no processo de ranqueamento.

No entanto, se seus links externos direcionarem os usuários para sites não confiáveis, não apenas a experiência deles será prejudicada, mas sua reputação também será afetada. 

Por isso, é importante acompanhar de onde vêm as linkagens, bem como os sites que irá mencionar.

Por que usar backlinks?

Já apresentamos a definição e os principais tipos de backlinks existentes. 

Agora, destacaremos as razões pelas quais as ações de backlinks são tão fundamentais para divulgar projeto de arquitetura de interiores, técnicas para adestramento de pets e os mais diversos segmentos e sites.

Estratégia de relacionamento eficaz

Ações de co-marketing e guest posts são uma das maneiras mais eficazes de obter backlinks eficientes para um site. 

Além de serem muito úteis na geração de links para seu site, essas estratégias também ajudam a construir relacionamentos com outros empreendimentos do setor, que oferecem produtos e serviços complementares à câmara frigorífica modular, por exemplo, criando parcerias significativas.

Dessa forma, ambas as empresas se beneficiam, pois cada uma poderá recomendar os produtos e serviços do parceiro aos clientes e obter melhor posicionamento.

Ação ajuda a aumentar os acessos

Como você viu, os backlinks podem ajudar sua empresa a obter uma melhor posição nas pesquisas do Google, o que por si só ajuda a aumentar as visitas.

No entanto, além de ajudar a aumentar o tráfego orgânico para uma página, uma estratégia de backlink também tem o potencial de aumentar o tráfego de referência, visto a visibilidade proporcionada pela linkagem.

Lembre-se que essa é uma importante fonte de tráfego, que não deve ser negligenciada em uma estratégia de marketing digital para seu negócio, seja uma empresa de instalação de energia solar ou de quaisquer outros segmentos de atuação.

Também é importante considerar que se o site depende exclusivamente da SERP do Google para atrair visitantes, qualquer atualização no algoritmo pode prejudicar o posicionamento e o alcance.

Portanto, certifique-se de investir em estratégias para diversificar as fontes de tráfego. E lembre-se que para aumentar o tráfego por meio de backlinks, é importante procurar sites confiáveis e de valor para seu segmento e clientes em potencial.

Aumenta a autoridade da página

Um dos critérios que o Google leva em consideração para medir a autoridade de um site é o número de links que recebe de outras páginas. De fato, ele entende cada link como um voto de confiança a favor de seu conteúdo.

Além de aumentar a autoridade e os rankings de busca, os backlinks também ajudam a construir a ideia de que sua empresa é uma autoridade no mercado – principalmente se os links vierem de sites e blogs próprios.

Indexa a página mais rapidamente

Os rastreadores ou bots de mecanismos de pesquisa identificam novas páginas da web seguindo backlinks de páginas existentes de forma mais prática.

Por exemplo, um robô do Google que acessa o conteúdo do blog do cuidador de idosos Juiz de Fora com links para o conteúdo em sua plataforma pode identificar seu site como tendo mais valor e conseguindo indexá-lo de forma mais adequada e ágil por conta dessa menção, mesmo que seja uma página de conteúdo mais recente.

Dessa forma, a ferramenta navega por todo o seu portal e o indexa, permitindo que outras pessoas o encontrem quando pesquisarem sobre assuntos relacionados à sua área de atuação, sendo descoberto pelo público em menos tempo também.

Como usar backlinks com qualidade?

O primeiro passo em uma estratégia de backlink é ter um site digno de receber menções, mesmo sem que uma parceria seja criada anteriormente, criando relevância. Este é o fator chave.

Assim, é importante saber que tudo que aprender com este conteúdo terá resultados mais efetivos se você, de fato, tiver um site de qualidade. 

A partir daí, vamos desenvolver as próximas etapas para usar backlinks para vender insulfilm janela residencial, ou qualquer outro produto, confira.

Desenvolva parcerias de alto nível

Para que sua estratégia de link building dê os resultados que deseja, mais do que obter vários links na web, é importante avaliar em quais páginas esses links estão posicionados. Afinal, a relevância dessa página também é relevante para o posicionamento.

Então, o segredo é desenvolver parcerias de alto nível com blogs de excelente reputação.

Para isso, você pode se dedicar ao que chamamos de guest posts, ou seja, contribuir como convidado em blogs de outras empresas ou profissionais, criando uma parceria de alto valor a partir de materiais aprofundados.

Além de guest posts, existe outra maneira de usar parcerias. Basta pedir aos seus parceiros que incluam um link para o seu blog em futuras publicações, recomendando a leitura aos seguidores.

Aproveite fóruns, grupos e comentários

Fóruns, grupos e páginas que permitem comentários são uma ótima alternativa para construir backlinks e falar mais sobre o negócio. Sua grande vantagem é que o número de acessos recebidos é muito alto e o público alcançado é mais diverso.

A propósito, cada um desses visitantes representa alguém que pode querer saber sobre seu blog de sistema de proteção contra incêndio, ou mesmo fazer parcerias futuras.

Para isso, basta contribuir de forma relevante e incluir um link para conteúdo relacionado ao tema na página, demonstrando a autoridade no tema.

O primeiro passo é encontrar esses ambientes interativos online. Por exemplo, no Facebook, você pode ter grupos fechados em que os usuários postam perguntas e feedbacks.

Tente responder a todos os questionamentos incluindo links para conteúdos publicados por sua empresa, se isso for permitido.

Não se esqueça dos links internos

Embora não sejam backlinks, que são links externos, ou seja, de outros domínios, um ato igualmente positivo são os links internos.

Embora eles possam não ter a mesma relevância de SEO, vincular seu conteúdo a outras páginas do seu site pode ser útil de várias maneiras, como:

  • Enriquecer a experiência dos visitantes;
  • Aumentar o tempo de navegação;
  • Trazer informações complementares;
  • Tirar dúvidas.

Como o Google privilegia o conteúdo que fornece respostas melhores e mais completas aos usuários, enriquecendo seu conteúdo com links internos, o site acabará ganhando força e melhorando seu ranking.

Coloque os links em palavras-chave

Imagine que você tenha um e-commerce de colchões. Você escreveu um guest post em outro site e decidiu colocar seu link no texto.

Se você colocar um link acima da palavra-chave “clique aqui”, os rastreadores do Google interpretarão o URL de destino como tendo uma relação com a palavra-chave “clique aqui”. No entanto, a palavra pode não ter valor comercial.

Portanto, você pode usar uma isca com palavras-chave relevantes para o seu negócio. No exemplo acima, é melhor associar a palavra-chave “colchão”, mesmo que sinalize o clique e o objetivo do redirecionamento.

Conclusão

Em estratégias de SEO, cada detalhe importa: o título da postagem, as palavras-chaves, a meta descrição e, principalmente, os backlinks!

Nunca subestime o poder de influência de links bem distribuídos ao longo de materiais ricos.

Afinal, eles têm um papel expressivo no rankeamento de resultados e no engajamento dos visitantes.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

//Rede de parceiros
https://clubdoecommerce.com.br, https://bruno.art.br, https://brcriativus.com.br, https://workleads.com.br, https://poppediatria.com.br, https://dramariatereza.com.br, https://www.liderequipamento.com.br, https://sampaequipamentos.com.br, https://maqfreezer.com.br, https://freemalte.com, https://geladeirasecervejeiras.com.br, https://dmmrefrigeracao.com.br, https://ajaxs.com.br, https://mopesmake.com.br

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Links afiliados
Loja Integrada
RD Station
Onbley Servers – Hospedagem
Writesonic
Designi – Arquivos digitais p/ download
Agendor
Melhor Envio
WorkLeads

Ultimas publicações

Otimização de taxa de conversão: Maximizando resultados

Otimização de taxa de conversão: Maximizando resultados

A otimização de taxa de conversão (CRO) é uma estratégia fundamental para o sucesso online.  Portanto, ela envolve a melhoria…
Marketing de Produto: do Desenvolvimento à Promoção

Marketing de Produto: do Desenvolvimento à Promoção

O marketing de produto é uma parte essencial de qualquer empreendimento, independentemente de ser uma empresa de aluguel de gerador,…
Estratégias de Marketing para Pequenos Empreendedores

Estratégias de Marketing para Pequenos Empreendedores

Neste post, abordaremos estratégias de marketing para pequenos empreendedores que desejam expandir seus negócios de forma eficaz.  Compreender o público-alvo,…
plugins premium WordPress