Brand storytelling é o processo de criar histórias sobre a origem e a identidade da marca. Emprega princípios e técnicas associadas à narrativa para se conectar emocionalmente com os consumidores.
Assim como as pessoas, as marcas também têm histórias. Essas histórias se tornam narrativas cativantes e convincentes que são relevantes para a narrativa das marcas, um dos principais métodos de branding.
As marcas, como as de etiqueta personalizada para doces, também têm origem, lugares de onde vêm, problemas que passaram, pessoas que afetaram e muitos objetivos que têm em mente.
E, para compreender o funcionamento dessa estratégia, é fundamental que os empreendedores saibam o que é o brand storytelling, como ele funciona e estratégias para aplicarem em suas marcas e torná-las mais humanizadas.
Qual o conceito do brand storytelling?
Brand storytelling é o processo de criar histórias sobre a marca que se conectam com o público e comunicam a identidade da empresa. Pode ser usado para contar histórias de uma marca de persiana romana cascata ou até de uma fabricante de tecidos para roupas.
A história de uma marca é um dos componentes fundamentais do branding. É composto das coisas que estão nele, das coisas que são feitas e do motivo pelo qual está lá. Abrange todas as definições de construção de marca, incluindo:
- Personalidade;
- Propósito;
- Valores;
- Cultura;
- Missão;
- Visão.
É importante que os empreendedores lembrem que a história das marcas também está sendo documentada no presente, no dia a dia, nas decisões que tomam todos os dias.
Com isso, a história de uma marca não se preocupa apenas em como uma marca de delivery de verduras chegou, mas também o que ela está fazendo para chegar ao destino desejado.
A narrativa da marca é mais extensa do que apenas algumas descrições básicas nas páginas de um site ou elementos na seção “Quem somos”.
Esse território dedicado ao branding funciona como uma narrativa, empregando elementos e técnicas de storytelling para falar de forma cativante sobre suas origens, seu percurso e os valores que nortearam suas decisões.
Como funciona o brand storytelling?
Criar uma narrativa convincente envolve reconhecer as personalidades, valores e objetivos da marca, bem como o público-alvo. Também vital é a definição de uma mensagem distinta e coerente que possa comunicar o propósito da marca de forma convincente.
Além disso, o storytelling da marca permite que ela se conecte de forma mais humana com o público, comunica emoções e valores com os quais os consumidores podem se relacionar.
Além de que, ao contar histórias sobre os produtos ou serviços, o negócio pode aumentar o conhecimento do público sobre seus benefícios e especialidades, tornando-a mais desejável.
Outro benefício do brand storytelling é o desenvolvimento de uma narrativa consistente e coerente, que perpetua a identidade da marca ao longo do tempo. Isso facilita a criação de uma reputação positiva e aumenta o vínculo com o público.
No entanto, é crucial que os empreendedores saibam que contar histórias de marca não é uma tarefa fácil e requer planejamento cuidadoso e criatividade.
Deve-se manter uma harmonia entre a mensagem da marca e as expectativas do público-alvo, isso garantirá que a narrativa seja bem recebida e atinja os objetivos pretendidos.
Dessa forma, a identidade da marca se torna algo muito mais crível e palpável pelo público, já que o mesmo estará em contato direto com os pontos importantes que fizeram a marca ser criada e se tornar o que é no presente.
A importância das marcas contarem sua história
Boas histórias, aquelas que realmente envolvem, são capazes de se conectar com pessoas reais, que nascem, vivem e morrem.
Esse é o resultado mais benéfico de uma estratégia de comunicação. Qualquer empresa pode conseguir isso.
Afinal, este é um espaço destinado a apresentar os conceitos centrais do trabalho e convencer os outros de que sua marca é exatamente o que todos esperavam.
Além disso, isso demonstra ao cliente que a empresa não se preocupa apenas em vender para ele, mas preocupa-se também com a vida do cliente e deseja fazer parte da sua, seja ela boa ou ruim.
A partir de então, as pessoas reais têm uma personalidade semelhante aos personagens principais de uma história que pode ter muito sucesso.
Por exemplo, um fotógrafo para evento corporativo demonstra ao cliente que ele não é apenas mais um. Em vez disso, ele faz parte de uma família maior.
Além disso, o atendimento é muito rápido para facilitar a vida do profissional e dos clientes, pois eles têm a liberdade de fazer o que quiserem e o que precisam sem preocupação.
Como aplicar o brand storytelling em uma empresa?
A criação do brand storytelling é derivada de uma análise profunda da realidade histórica da marca e dos princípios que direcionam sua evolução.
Como algumas estratégias e dicas simples, os empresários podem examinar os principais pontos que devem ser investigados para construir a base das histórias de uma organização.
Definir qual o objetivo da marca
Determinar qual é o propósito da marca e o que ela representa é a principal preocupação do brand storytelling. Ainda não é sobre como uma uma marca de estante vitrine para loja surgiu, por exemplo, mas a que propósito ela serve hoje.
O propósito é a razão singular da marca, o que motiva o empreendedor a levantar todos os dias. Está associado ao efeito que a marca pretende ter no mundo e às causas que defende. É idealista e inspirador. Destina-se a melhorar a vida das pessoas.
Entender qual a história da marca
As pessoas e principalmente clientes gostam de conhecer a história dos produtos que consomem ou das marcas que admiram, pois isso gera conexão genuína entre eles.
Portanto, até as companhias de monitoramento automotivo devem se voltar aos fatos marcantes e aos momentos mais intrigantes, que têm maior potencial para chamar a atenção, envolver o público e deixar uma impressão positiva e duradoura.
Estabelecer quem são os personagens principais
Ao longo da história da marca, inúmeras pessoas passaram por ela. Fundadores, funcionários, investidores, parceiros e até concorrentes. E todos contribuíram para tornar a entidade o que ela é no presente.
Por isso, determinar os personagens principais da narrativa é uma parte fundamental do brand storytelling eficaz. É possível que o fundador tenha tido uma conversa marcante com um amigo que inspirou a ideia de criar um curso higienização de estofados, por exemplo.
Definir a missão e visão da empresa
A missão e a visão de uma empresa demonstram, respectivamente, o valor que o negócio oferece atualmente e suas metas para os próximos anos.
O empreendedor deve estar ciente de que essa é uma definição de propósito mais formal do que sua contraparte, que é mais abstrata.
A missão e a visão descrevem a história atual da empresa e os objetivos que ela espera alcançar no futuro. Como resultado, eles também têm efeito na narrativa das histórias da marca.
Mostrar as falhas ao longo do processo
Pode-se dizer que é impossível que haja uma empresa ou pessoa no mundo que tenha acertado em tudo. Erros, falhas e lapsos são comuns porque as marcas são criadas por humanos.
Por isso, o empreendedor deve se lembrar que o empreendimento se torna mais humano e quando assume os seus erros.
Como resultado, os fundadores de uma empresa de impermeabilização de telhado de zinco não devem hesitar em expor suas inadequações.
Aplicar esses pontos na narrativa da marca e analisar quais foram os erros e problemas enfrentados e superados, bem como eles contribuíram para o sucesso da empresa, é fundamental para humanizar o negócio.
Descobrir quais são as lacunas da história
Toda história tem buracos. Na vida real, existem períodos em que nada acontece ou as coisas não saem como planejado.
Porém, quando os empreendedores examinam a história real da marca, é fundamental identificar essas omissões e pontos de “calmaria”, que podem proporcionar momentos intrigantes.
Frequentemente, é desses pontos que derivam as causas das mudanças nas empresas que levam ao seu sucesso e de fato se conectam com o público de maneira genuína e cativante aos olhos deles.
Considerações finais
Brand storytelling é uma tática de marketing que tenta incutir um vínculo emocional entre a marca e o público, isso é feito criando uma narrativa consistente e coesa.
É um método eficaz de aumentar a reputação da marca, destacando os aspectos exclusivos e abordando o público de forma pessoal.
No entanto, é imprescindível que os empreendedores planejem com cuidado e tenham criatividade para contar os pontos importantes e que sejam de fato relevantes para o público-alvo.
Quando tudo isso estiver alinhado, o brand storytelling se torna uma poderosa técnica de conexão e vendas para os mais diversos segmentos de negócio.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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