Autoridade de domínio (Domain Authority) é um conceito muito importante para qualquer site na internet. Mas mesmo diante de sua importância, existem muitos proprietários de site que não compreendem seu conceito.
Só que a partir do momento que uma marca se faz presente na internet, precisa construir autoridade e reputação, duas coisas que vão evoluir ao longo do tempo.
O site serve como porta de entrada para os negócios. Ele representa o endereço oficial da empresa na web, atua como um cartão de visitas digital, ajuda a estabelecer relacionamento com os consumidores e aumenta as vendas.
Mas para que a plataforma alcance todo o seu potencial, precisa ter uma boa autoridade no mercado. As marcas precisam estar atentas a esse requisito, caso contrário, todo o investimento feito no canal se torna uma perda de tempo.
Alguns gestores e empreendedores acreditam que para construir a presença da companhia na web precisam apenas de criar o site institucional e fazer algumas atualizações, mas isso não é verdade.
O domínio também exerce papel muito importante, por isso, neste artigo, entenderá-se o que é autoridade de domínio e como melhorá-la no site do seu negócio.
O que é autoridade de domínio
Autoridade de domínio é um conceito conhecido por profissionais que investem nas estratégias de SEO do site. Ele foi estabelecido pela Moz como uma métrica de apoio, usada para avaliar a estratégia e a performance orgânica.
A autoridade é medida dentro de uma escala que vai de 1 a 100, em que 1 representa irrelevância e 100 representa alta relevância.
Para descobrir a autoridade de domínio do seu site, um fabricante de borracha personalizada escolar precisa conhecer a extensão MozBar e Website Authority Checker.
Tanto é que, para acompanhar a evolução da plataforma, essas métricas precisam ser analisadas periodicamente. No caso de uma plataforma e-commerce, é necessário considerar que 49% dos acessos são provenientes de buscadores.
Não é fácil concorrer e sobreviver em um mundo digital sem que o site utilize bons produtos e métricas confiáveis e de qualidade. Muitas plataformas perdem tráfego qualificado por desconhecerem as otimizações necessárias.
Para calcular a autoridade de domínio de uma plataforma, é necessário considerar alguns pontos importantes como:
- Idade do domínio;
- Reputação das páginas;
- Confiabilidade do domínio;
- Qualidade do conteúdo.
Outros fatores importantes são a origem dos backlinks, número total de backlinks, qualidade dos backlinks, entre outros.
Importância da autoridade de domínio
O domínio de um site é um link único que vai levar o usuário até a plataforma. Ele funciona como um registro da página na web, sendo o termo que aparece logo após o “www”.
Por exemplo, no caso do site de uma empresa de terceirização serviços gerais, supondo que seu endereço na web seja “www.meusite.com.br”, seu domínio seria “meusite”.
O domínio precisa ser único, tendo em vista que se trata de um registro, portanto a empresa precisa garantir que não exista outra plataforma com o mesmo nome.
A autoridade do domínio é a nota que o Google atribui ao site de modo que se avalie o seu nível e a sua capacidade para com os assuntos que aborda.
Ter autoridade de domínio é importante para garantir que a plataforma esteja sempre bem posicionada nos resultados de pesquisa. Para o buscador, aquele que tem domínio de autoridade é o que contém informações originais, verídicas e de qualidade.
Isso deve ser priorizado em todas as páginas, e quanto mais páginas com boa autoridade o site tiver, mais relevante será o domínio.
Dicas para melhorar a autoridade de domínio
Para melhorar a autoridade de domínio de um site, é necessário considerar os fatores calculados pelo Moz, e entre outros principais estão a quantidade e a qualidade dos links recebidos de outras plataformas.
Tendo isso em mente, é necessário investir em algumas estratégias que vão ajudar a melhorar a autoridade de domínio. São elas:
Fazer guest post
Guest post é uma estratégia que ajuda a obter links de plataformas com boa qualidade. Nesse caso, uma creche terceira idade vai trabalhar com publicações de convidados que vão ajudar a criar links para o site, aumentando a sua autoridade.
As empresas precisam de uma boa estratégia de postagem de convidados para estender de maneira estratégica e metódica seu endereço a outras plataformas de maneira organizada e com qualidade.
Fazer colaborações de links
Outra estratégia é trocar links com plataformas de qualidade e boa autoridade relacionadas ao nicho de atuação do negócio. A prática é recomendada por muitos blogueiros e traz benefícios, desde que ela siga algumas regras.
Uma delas é trocar links apenas com sites de qualidade e com boa pontuação em sua autoridade de domínio. Eles também precisam ser relevantes; ou seja, atuar em um nicho semelhante ao do negócio.
Quanto à frequência, uma empresa especializada em projeto elétrico industrial completo deve fazer isso apenas esporadicamente, estabelecendo uma relação natural entre sua plataforma e a plataforma parceira.
Também é importante evitar fazer essa troca com sites que trocam links com muitos outros, pois isso pode fazer com que o canal da marca se torne spam para o Google.
Publicar regularmente
É importante produzir publicações de qualidade para aumentar as chances de conquistar mais conteúdo classificado nos buscadores.
Mesmo que a quantidade não seja o fator mais importante, ela ajuda e muito. Publicar uma vez por semana pode ser interessante, mas quando as postagens começam a ser diárias, o tráfego aumenta, assim como a autoridade de domínio.
Para manter essa frequência, o ideal é contar com alguns redatores freelancer. Não é fácil ter dinheiro no início, mas conforme o negócio começa a obter lucros, contratar profissionais para escrever é um bom investimento.
Escrever artigos longos
Uma confecção de uniformes profissionais para padaria deve escrever artigos longos, porque eles trazem mais informações e são bem classificados pelo Google.
Além disso, outras plataformas vão se interessar em fazer a linkagem com esses materiais de modo que se complemente algo que já foi postado.
Conteúdos longos e complexos têm mais chances de ser compartilhados pelos visitantes do que aqueles que não esclarecem todas as dúvidas de um usuário.
Comentar em outros blogs
Comentar em outros blogs ajuda a aumentar a autoridade de domínio, mas essa estratégia deve ser colocada em prática com moderação.
Além disso, não é necessário comentar apenas em grandes plataformas, pois o ideal é escolher aquelas que não são consideradas spam e que estejam relacionadas ao público do seu canal.
Os comentários podem aumentar os backlinks, e isso faz com que a autoridade de domínio do site aumente consideravelmente. Além disso, é interessante evitar comentários genéricos, pois os proprietários das plataformas podem não os aprovar.
Ter uma boa velocidade
O site de um fabricante de persiana de alumínio para quarto está bem posicionado nos resultados de pesquisa, porque a sua velocidade de carregamento é boa.
O Google penaliza plataformas que demoram muito para carregar, mesmo quando o conteúdo é de excelente qualidade. Sites lentos aumentam a taxa de rejeição, diminuem o engajamento dos seguidores e prejudicam a classificação de SEO.
Para resolver esse problema, existem os plugins, mas o proprietário da plataforma também pode fazer algumas mudanças manuais, como reduzir o tamanho das imagens, usar plugin de cache, excluir itens desnecessários e remover espaços vazios.
Escrever bons artigos
Uma transportadora com caminhão refrigerado deve escrever artigos de qualidade para que outras plataformas criem links para o site.
Mas isso não significa, necessariamente, ser extremamente perfeccionista na escrita e examinar palavra por palavra em busca de erros gramaticais.
Na verdade, um conteúdo é considerado bom quando agrega valor às pessoas e consegue resolver algum problema.
Os artigos que costumam fazer mais sucesso e que recebem links de outras plataformas são os guias definitivos, materiais longos, tutoriais e infográficos.
Otimizar as postagens
Os posts devem ser vistos como ativos que vão gerar tráfego e receita ao longo do tempo. Mas para que isso aconteça, é necessário otimizar as postagens do site para que sejam encontradas nos mecanismos de pesquisa.
Além de pensar na palavra-chave adequada, uma empresa de envelopamento de carros com propaganda deve criar um bom título para a postagem, escrever a meta descrição, trabalhar com permalinks e criar um bom subtítulo.
É importante ter cuidado com o corpo do conteúdo e escrever um bom título para as imagens. Mas mesmo seguindo essas regras de otimização, é importante lembrar que, no fim das contas, tudo está sendo criado para pessoas.
Considerações finais
A autoridade de domínio é fundamental para que o site ou blog do negócio esteja bem posicionado nos resultados de pesquisa e para que se torne relevante a usuários e a buscadores.
Com as estratégias mostradas aqui, qualquer plataforma pode conquistar mais autoridade na internet e pode, igualmente, trabalhar muito bem todo o seu potencial.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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