Todos que usam o Instagram, seja para uso pessoal ou para aqueles que investem na plataforma para fins comerciais, devem estar atentos aos recursos e ferramentas disponíveis. Isso porque, elas possuem grande potencial, por exemplo, o reels é uma ferramenta poderosa.
Saber usar as redes sociais para obter os melhores resultados é essencial e até ajuda a construir autoridade na internet.
Afinal, ferramentas como essa podem gerar audiências, personalizar contatos e até compartilhar informações de forma mais imediata e interativa.
Reels são vídeos de grande potencial que conquistou o mundo e cada dia que passa, novas trends e oportunidades para ter o seu conteúdo viralize e alcance um número muito maior de pessoas.
O sucesso dessa ferramenta vem sendo tão grande que, até mesmo em faculdade de vendas e marketing é possível encontrar recomendações do uso do reels e investimentos no Instagram.
E como isso está se tornando cada vez mais popular, nada melhor do que aprender mais sobre essa ferramenta. Continue lendo!
O que é reels?
É inegável que a transformação digital teve um enorme impacto em nossas vidas. Cada vez mais as plataformas digitais estão se concentrando na publicação de notícias e no desenvolvimento de ferramentas que agreguem valor à experiência do usuário.
Os reels são um exemplo claro desses avanços tecnológicos. Você pode criar vídeos curtos no Instagram com de 30 segundos a 1 minuto de duração e até adicionar efeitos sonoros e visuais.
A melhor parte é que é uma ferramenta fácil de usar, a seção de edição é tão simples e intuitiva que você pode compartilhar em seus feeds e stories mesmo que nunca tenha utilizado antes.
Isso ficou evidente quando visitamos o feed, com vários vídeos curtos de dublagens e desafios (os famosos) postados todos os dias. Também é um ótimo investimento para quem quer levar conteúdo valioso para o público de seus negócios.
E o melhor, é possível alavancar as vendas de qualquer setor. Mesmo que sua empresa seja do ramo de gestão de startups e empreendedorismo digital, é possível criar reels criativos e com potencial para potencializar os resultados.
Como gravar e publicar os reels?
Já sabemos na teoria que essa ferramenta é muito interessante, certo? Porém, nada melhor do que saber na prática como criar um pergaminho e publicá-lo em seu perfil.
Pensando nisso, aqui está o meu passo a passo para quem ainda não sabe por onde começar:
1. Instale o Instagram no seu telefone
Você deve ter o aplicativo de rede social instalado em seu celular, que está disponível nas lojas de aplicativos (IOS e Android), pois a versão desktop para publicar vídeos, fotos e reels ainda não está disponível.
2. Abra a câmera e selecione “Reels”
O processo é muito semelhante à criação de um storie. Basta visitar seu próprio perfil, clicar no “+” no canto superior direito da tela e selecionar esta opção para iniciar a gravação.
Você pode gravar reels em uma única sequência diretamente pelo aplicativo ou fazer vários cortes em sequência para edição posterior. Outra parte legal é que você também pode inserir vídeos da galeria.
Ou seja, você pode criar o seu vídeo em algum aplicativo de edição ou que você esteja acostumado a utilizar para fazer suas comunicações e depois de exportado, publicar como reels.
3. Adicione recursos
Ao acessar o Modo Reels no Instagram, você pode conectar recursos para tornar seu conteúdo mais interativo.
Como abordamos anteriormente, são vídeos curtos, mas seu principal objetivo é atrair os usuários a assistir. É uma das ferramentas que traz mais engajamento.
Você poderá adicionar músicas ou áudio aos seus vídeos, por exemplo, selecionando-os na biblioteca fornecida pelo aplicativo. Esse recurso é essencial em challenges que usam trilhas sonoras.
Por exemplo, o áudio original também pode ser adicionado à gravação, o que permite que outras pessoas usem o áudio para criar dublagens.
Mas não para por aí! Com o sucesso dos filtros e efeitos na criação dos stories, seus vídeos curtos também podem investir nisso, adicionando filtros salvos em sua conta. Outra maneira de adicionar efeitos visuais ao seu conteúdo é desacelerar a gravação, mesmo que seja mais rápida.
Se você está se perguntando como gravar este vídeo de maneira fácil, não se preocupe. Os reels também permitem gravar tudo com um cronômetro, o famoso modelo “mãos livres”.
Não sabe como fazer boas gravações? Ao realizar um curso de gestão de marketing e comunicação, é possível ter matérias sobre fotografia e audiovisual para ter ainda mais conhecimento no momento de produzir seus reels.
4. Compartilhe ou salve como rascunho
Depois de gravar e editar seus Reels, basta compartilhar seu conteúdo ou salvar como rascunho:
Seu vídeo pode ser postado no feed, mas não só. Também pode ser compartilhado nos stories e enviado via direct (caixa de mensagem privada).
Ao compartilhar em um perfil, você pode inserir:
- Foto de capa;
- Legenda;
- Hashtags;
- Marcações em outros perfis.
Depois de fazer isso, o Instagram criará automaticamente uma guia específica onde todos os seus vídeos curtos serão armazenados.
Se sua conta estiver em modo público, você pode encontrar esses scrolls na aba Explorar, o que aumentará o engajamento em suas postagens e a chance de pessoas que não te seguem assistirem ao seu conteúdo. Esta opção deve ser selecionada ao publicar.
Ou seja, essa é a oportunidade perfeita de potencializar as estratégias de comunicação aprendidas em uma faculdade de vendas ou outros cursos de especialização.
Como usar Reels para otimizar seus resultados?
Agora que você já aprendeu a como produzir um reels, vamos falar sobre como ter bons resultados investindo nessa ferramenta.
Quem já usou as redes sociais sabe que é difícil conquistar um lugar sob o sol quando o assunto é visibilidade e engajamento.
Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a alcançar seus objetivos e, assim, arrasar nas suas vendas e lucros:
- Planeje e crie roteiros
Como em qualquer projeto, é importante planejar e criar um roteiro antes de começar a gravar o vídeo.
Isso facilita a criação, mas também fica mais fácil pensar em como produzir conteúdo de alta qualidade que agregue valor às pessoas que te acompanham.
Um dos maiores segredos é que você precisa fornecer o tipo de conteúdo que seu público-alvo está procurando.
Principalmente nas primeiras vezes, é bom que você estruture o início, meio e fim do seu vídeo. Isso porque, como são poucos segundos, se não for bem planejado, você pode vir a se frustrar por não conseguir colocar tudo o que queria.
- Invista em challenges
Um dos pontos fortes desta ferramenta é a possibilidade de criar challenges(desafios) ou entrar nas famosas trends.
É uma forma de colocar seu perfil em destaque, pois esse tipo de conteúdo acaba se tornando viral e é visto por mais pessoas que visitam o aplicativo.
Além disso, é uma maneira super divertida de criar conteúdo, certo?
Por isso, caso você veja alguma música ou áudio que possui um símbolo de setinha na frente, utilize-o em seu reels e atinja mais pessoas.
Mas atenção, aqui é importante sempre prezar pelo bom senso. Não é porque um challenge está na moda que ele necessariamente será para o seu negócio.
Vamos supor que, o desafio da vez é um áudio sobre culinária e a sua empresa é sobre a venda de um curso de empreendedorismo a distância. Não combinaria, certo?
Logo, é importante que você escute o áudio e veja se faz sentido para o seu segmento e também, se é aprovado para o perfil dos seus seguidores.
- Invista em qualidade
Não é obrigatório, mas se puder: invista! A qualidade do conteúdo afeta diretamente a visibilidade do Reels no Instagram.
Adicionar ferramentas complementares e de qualidade pode tornar seu vídeo mais profissional.
Você pode comprar um telefone com câmeras melhores, muita iluminação e um editor de vídeo com recursos mais avançados.
Assim como ensinado em um gestão comercial ead, quanto melhor a matéria prima utilizada – neste caso, os equipamentos e edições, maior será o resultado e aprovação dos clientes.
- Crie uma capa
Outra dica importante é considerar a estética do conteúdo. Depois de gravar o reels, você pode compartilhá-lo em seu feed. Dessa forma, criar uma capa atraente é crucial para chamar a atenção.
Assim, sua marca não perderá a identidade visual e ao entrar em seu perfil, o cliente irá se surpreender com a qualidade do seu trabalho e cuidado aos detalhes.
Caso ainda não tenha muito conhecimento sobre identidade visual, busque por um curso de empreendedorismo ead e descubra o que é e qual a sua importância no mercado.
- Capriche nas hashtags
Quando falamos de Instagram, as hashtags são sempre recomendadas. É mais ou menos como classificar posts em palavras-chave. Outros usuários poderão acessar seu vídeo quando pesquisarem por esse termo, aumentando sua visibilidade.
Dizem quem não é visto e quem não é lembrado, certo? Por isso, investir em ferramentas que captem a atenção do seu público-alvo é fundamental.
Ao buscar por uma formação em gestão comercial e marketing ead, é possível aprender um pouco mais sobre como optar pelas melhores palavras-chave.
Manter um perfil organizado e conteúdo de alta qualidade não é suficiente se você não investir em promovê-los.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado
para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.