fbpx
logo exp brcriativus v3 svg 8

Conheça 5 benefícios Machine Learning

Conheca 5 beneficios Machine Learning o que e entendendo a evolucao importancia para as empresas beneficios

Receba nossos conteúdos por e-mail

Cadastre-se em nossa newsletter e receba nossos conteúdos por e-mail assim que um artigo é publicado.

Machine Learning é um termo em inglês para “aprendizado de máquina”, sendo uma área da ciência da computação que automatiza respostas para os usuários, usando para isso inteligência artificial e big data.

Hoje em dia, muito se fala sobre o Machine Learning, mas não é todo mundo que domina esse conceito tecnológico, entretanto, seu uso é cada vez mais comum, por isso é fundamental conhecê-lo.

É uma tecnologia que tem influência direta em vários momentos do dia a dia, inclusive durante as pesquisas na internet. Quem consome conteúdos de plataformas de streaming, como YouTube, também contam com essa tecnologia.

É por meio dela que a plataforma oferece conteúdos, da mesma forma como o GPS vai guiar o motorista com mais rapidez e segurança até seu destino.

Trata-se de um conceito que está relacionado a praticamente todas as interações tecnológicas, sendo extremamente importante. Mas para aplicar dentro da empresa, é muito importante conhecer um pouco mais sobre a tecnologia.

Para esclarecer mais o assunto, este artigo vai explicar o que é Machine Learning, como foi sua evolução, qual é sua importância para as empresas e quais são os principais benefícios que ele traz para os negócios.

O que é Machine Learning?

Essa é uma tecnologia de análise de dados que orienta o aprendizado dos computadores, de modo que aprimorem seu desempenho em relação a problemas específicos.

Ao invés de a máquina ser programada apenas para ações específicas, elas utilizam algoritmos complexos para as tomadas de decisão, são capazes de interpretar dados e executar tarefas automaticamente.

Ao utilizar essa tecnologia, uma confecção de persiana romana sala trabalha com programas capazes de aprender, a partir do processamento de dados, mas sem nenhum tipo de influência humana.

É um recurso que aperfeiçoa as suas tarefas de acordo com novas informações e isso só é possível porque o Machine Learning pertence ao campo da inteligência artificial que está trazendo muitas mudanças para o mercado.

No dia a dia das pessoas, ela está presente ao fazer recomendações de produtos e serviços em sites, por meio do tipo de anúncio que o usuário vai visualizar, entre outras ações.

Entendendo a evolução do Machine Learning

O pioneiro dessa tecnologia foi Alex Turing, um matemático que descobriu a localização precisa de tropas nazistas no dia D.

O cientista também ficou mais conhecido por ser o criador da inteligência artificial, a grande precursora do Machine Learning, durante a década de 1950.

Alex também é responsável, de certa forma, pela criação do conceito de algoritmo, visto que foi empregado na máquina de Turing.

Em 2010, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts se antecipou à evolução do setor quando publicou um artigo sobre o uso de algoritmos para tratar dados gerados em cartões de crédito.

Depois desse feito, o aprendizado de máquinas cresceu e hoje é amplamente usado pelo Google e diversas outras plataformas da internet.

Importância para as empresas

Hoje em dia, diversos tipos de negócios, como uma empresa de instalação de sistema de vigilância por câmeras, podem usar o Machine Learning em seu dia a dia.

Esse método permite que programas de computador tomem decisões de acordo com uma análise de dados que se baseia em certas regras e algoritmos.

É uma forma automatizada para que os softwares possam encontrar informações interessantes no meio de uma grande quantidade de dados, mas sem que seja necessário especificar o que eles devem procurar.

Conforme esses recursos são alimentados com mais informações, os programas são capazes de reconhecer padrões e fornecer insights relevantes para as empresas, e é justamente nisso que se mostra a importância do conceito para os negócios.

Ao passo que esse recurso coleta dados dentro e fora da companhia, ela consegue obter mais conhecimento estratégico para seus processos e ações.

Uma consultoria nutricional para empresas vai analisar o funcionamento dos processos internos de acordo com o desempenho dos profissionais e o nível de satisfação dos clientes, de acordo com os comentários nas redes sociais.

Esse é apenas um exemplo, visto que o Machine Learning também possui várias outras aplicações, além de ser extremamente benéfico para a companhia.

Benefícios do Machine Learning

Depois de saber um pouco mais sobre a importância do Machine Learning para as empresas, chegou o momento de conhecer seus benefícios, e entre os que mais se destacam estão:

1. Melhoria contínua

Essa vantagem está diretamente relacionada com a iteratividade, ou seja, o aprimoramento a partir da repetição e histórico de tentativas.

Está relacionado à capacidade de aprender de maneira autônoma e ainda entregar respostas que se mostram mais assertivas ao longo do tempo.

Toda vez que o Machine Learning entra em contato com outras variáveis, consegue se reprogramar e atualizar as configurações de acordo com os dados recebidos.

Um fabricante de filtro inox industrial pode utilizá-lo porque o recurso passa por uma evolução permanente, uma vez que consegue reconhecer padrões, tendo como base resultados encontrados no passado.

2. Mais eficiência

Para se destacar e alcançar o sucesso, a empresa precisa estabelecer alguns objetivos, e entre os principais estão:

  • Conquistar clientes;
  • Aumentar as vendas;
  • Melhorar a qualidade;
  • Ter mais eficiência.

Todos esses objetivos são importantes, mas a eficiência operacional é essencial porque consegue diminuir custos e aumentar as receitas.

O conceito em questão é um excelente recurso para conseguir isso, visto que por meio da automação de tarefas burocráticas, a companhia aumenta o nível de assertividade e evita erros.

Os profissionais podem ser realocados para atividades intelectuais e que estejam relacionadas às tomadas de decisão.

O maior exemplo do quanto a tecnologia pode melhorar a eficiência da organização é a manutenção preditiva. Se uma confecção de uniforme hospitalar personalizado é capaz de se antecipar a certos problemas, economiza tempo e dinheiro.

Por meio de recursos tecnológicos, como big data, Machine Learning e inteligência artificial, problemas relacionados à atualização de softwares, entre outras questões são facilmente resolvidos.

3. Fácil adaptação

As estratégias e os objetivos do negócio precisam ser maleáveis para que possam se ajustar a diferentes variáveis que surgem ao longo do tempo.

O ideal é que a empresa conte com tecnologias que ajudem a processar dados em tempo real, isso porque se algum problema acontecer ou um planejamento se mostrar otimista demais, a companhia consegue se adaptar a uma situação próxima da realidade.

Muitas vezes, não se trata de questões internas, mas de uma intercorrência de fatos externos e que estão totalmente fora do controle da empresa, como desaquecimento do mercado ou uma crise econômica no país.

Isso faz com que uma empresa de limpeza de fachada prédio residencial tenha que se readequar, mas isso só pode ser feito de maneira rápida e assertiva se ela souber interpretar indicadores.

4. Processamento de dados ilimitados

Hoje em dia, as empresas geram uma grande quantidade de dados, e chega a ser humanamente impossível processar tudo isso se não houver o respaldo da tecnologia.

O big data utiliza a inteligência artificial e suas ferramentas, como no caso do Machine Learning, para que seja possível captar, integrar, analisar e interpretar as informações.

Por meio dessa ajuda, é possível ter acesso a conteúdos de diferentes tamanhos e formatos e com muito mais rapidez.

É a partir desse processamento que as organizações podem extrair insights que melhoram a experiência do usuário.

A automatização e o gerenciamento de dados permite que as informações sobre os clientes, como seu histórico e os hábitos de compra, sejam processados e interpretados de maneira mais assertiva.

5. Mais velocidade

Dentro de um fabricante de telhado de vidro laminado, além de processar uma quantidade ilimitada de informações, o Machine Learning consegue ir mais além.

O negócio pode usá-lo para acompanhar a evolução das informações em tempo real ou algo muito próximo disso.

A velocidade com que os recursos tecnológicos atuais operam é muito benéfica, tendo em vista que a corporação consegue extrair relatos importantes e logo depois usar essas informações para produzir conteúdo personalizado.

Para uma empresa de projeto SPDA galpão, é uma forma de melhorar seus canais de comunicação, os conteúdos produzidos em marketing digital, o atendimento ao cliente e até mesmo seus serviços.

Considerações finais

Todos os dias, o mundo fica mais tecnológico e as novidades são constantemente adotadas por empresas inovadoras que conseguem enxergar as vantagens competitivas que a tecnologia é capaz de trazer.

É possível que as máquinas substituam uma grande quantidade de profissionais, mesmo assim, será necessário ter pessoas de visão que reconheçam oportunidades para explorar os benefícios que os recursos tecnológicos oferecem.

Para aproveitar um pouco disso, é fundamental compreender o funcionamento de algoritmos, algo que ajuda a organização a ser mais eficiente com o Machine Learning.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Links afiliados
Loja Integrada
RD Station
Onbley Servers – Hospedagem
Writesonic
Designi – Arquivos digitais p/ download
Agendor
Melhor Envio
WorkLeads

Ultimas publicações

Cuidado com Templates Prontos: Por Que Não Usá-los em Landing Pages

Cuidado com Templates Prontos: Por Que Não Usá-los em Landing Pages

Descubra por que evitar templates prontos pode ser o segredo para uma landing page de sucesso!
Blindagem Digital: O Poder do SSL para Seu Site

Blindagem Digital: O Poder do SSL para Seu Site

Transforme seu site em um forte digital! Descubra como um certificado SSL eleva a segurança e o engajamento.
Velocidade e Visibilidade: O Diferencial que Impulsiona Seu Negócio Online

Velocidade e Visibilidade: O Diferencial que Impulsiona Seu Negócio Online

Descubra como a otimização do seu site pode revolucionar seus resultados!
plugins premium WordPress