O conteúdo interativo é um formato que vem sendo cada vez mais usado pelas empresas, com o intuito de se aproximar do público e alcançar resultados ainda melhores.
O marketing digital trouxe maneiras inovadoras de divulgar produtos e serviços e melhorar o relacionamento com os consumidores. Mas devido à popularização da web, as estratégias digitais mudam e se aprimoram constantemente.
Por conta disso, os empreendimentos precisam estar atentos às maneiras dinâmicas para atingir o público e se comunicar com as pessoas. É justamente aqui que entra o conteúdo interativo, capaz de aumentar o engajamento da audiência com a marca.
O consumidor moderno é muito diferente e só sente vontade de comprar um produto ou serviço quando confia na marca, mas a partir do momento em que ele pode interagir com a empresa ele se sente ainda mais confiante para comprar.
Tendo isso em vista, é muito importante para os negócios saber um pouco mais sobre os conteúdos interativos e como produzi-los para impactar as pessoas e melhorar os resultados.
Pensando nisso, este artigo busca explicar o contexto de conteúdo interativo e de que maneira é possível criá-lo em suas estratégias de marketing digital.
O que é conteúdo interativo
Como o próprio nome sugere, o conteúdo interativo é diferente dos materiais tradicionais porque envolve muito mais a audiência, de modo que ela faça parte do que foi produzido.
Na verdade, as estratégias interativas são mais antigas do que a própria internet. Um exemplo disso são os programas de rádio e TV que permitiam a participação dos espectadores em enquetes, programações, entre outros.
Mas com a chegada dos canais digitais, um fabricante de cortina romana motorizada pode sair um pouco das mídias tradicionais e trabalhar com plataformas onde o público está presente.
A base para o funcionamento dos conteúdos interativos é o marketing de conteúdo, e por meio dos recursos oferecidos pela internet, qualquer tipo de empresa pode aumentar seu engajamento por meio de ações como:
- Quizzes;
- Infográficos;
- Vídeos;
- E-books;
- White Papers.
Mas para ter sucesso nessas e outras ações interativas, é muito importante saber produzi-las do jeito certo.
Como criar um bom conteúdo interativo?
Se a organização quer trabalhar conteúdos relevantes, a primeira coisa que precisa fazer é pensar em sua persona. Em linhas gerais, precisa saber quem é seu público, de que maneira essas pessoas se comportam e quais são suas necessidades.
Isso significa que primeiro é necessário criar a persona da marca, conhecer suas dores e definir os objetivos da estratégia, feito isso, basta seguir algumas ações. São elas:
Usar os conteúdos já produzidos
Uma autoescola pode usar materiais que já possui para criar seus conteúdos interativos, por exemplo, um texto que fala sobre renovação de cnh simplificada.
No começo dessa estratégia, é perfeitamente possível usar esses conteúdos, desde que eles tenham potencial para a interatividade. Com isso, a companhia consegue implementar um novo formato e outro propósito para eles.
O gestor pode escolher um ebook que tenha gerado um bom engajamento e transformá-lo em uma página totalmente interativa. Ao final do material, ele inclui um quiz para que o visitante possa testar seus conhecimentos.
Investir em layout responsivo
É muito importante adotar um layout responsivo na internet, tendo em vista que as pessoas acessam as plataformas por meio de dispositivos móveis, como no caso do celular e do tablet.
Os smartphones mudaram muito a maneira como as pessoas acessam a web e essa mudança gera impactos em todas as etapas da jornada de compra.
A responsividade precisa estar presente em uma estratégia de conteúdos interativos, tendo em vista que envolve botões, animações e outros recursos que interagem com o usuário.
Nesse sentido, é fundamental que todos os elementos tenham um bom funcionamento, independentemente do tamanho da tela usada pelo dispositivo do visitante.
Uma oficina especializada em conserto de suspensão de carros pode usar ferramentas para criação de conteúdos porque elas já contam com essa funcionalidade.
De qualquer forma, é fundamental testar os materiais antes de publicá-los assim a empresa se certifica de que os usuários poderão interagir com o conteúdo.
Capturar informações dos visitantes
Os conteúdos interativos são ótimos para gerar leads e a empresa pode aproveitá-los para coletar dados dos usuários e nutri-los dentro do funil de vendas.
Por exemplo, toda vez que oferecer um questionário, libere as respostas apenas quando o visitante inserir suas informações de contato.
Por meio de um buscador de soluções, a organização pode solicitar o e-mail do usuário e com isso enviar orientações personalizadas.
Seja lá qual for a estratégia usada, ela precisa mostrar o benefício que tem a oferecer, visto que isso vai estimular o visitante a inserir suas informações de contato.
Produzir conteúdos para o funil
Se uma empresa de mudança residencial personal organizer tiver informações suficientes sobre as necessidades da persona e seus objetivos de marketing, poderá definir os conteúdos que vai produzir de acordo com o funil de vendas.
O conteúdo interativo precisa cumprir uma função no ciclo de vendas, que nada mais é do que fazer o lead avançar pelo funil. Se a companhia não tiver esse foco, vai desperdiçar tempo e dinheiro com publicações irrelevantes.
A corporação pode usar um lookbook no topo do funil para atrair os leads, tendo em vista que esse material é bastante atrativo e visual.
Por outro lado, a calculadora pode ser usada no fundo do funil para os leads que já estão se decidindo pela compra, por ser um material que mostra todos os benefícios financeiros de comprar o produto ou serviço.
Usar os dados coletados
Os materiais interativos ajudam a coletar uma grande quantidade de informações sobre os consumidores. Um fabricante de portão de correr em curva consegue identificar se o usuário baixou um conteúdo e se absorveu as informações.
Só que não basta apenas identificar esses dados, é necessário que eles sejam usados para gerar insights e melhorar as estratégias de marketing.
É assim que a empresa vai conhecer melhor o consumidor, construir sua persona, segmentar melhor as campanhas de marketing, personalizar as abordagens de divulgação e melhorar as estratégias de vendas.
Vantagens dos conteúdos interativos
Investir em conteúdos interativos traz muitas vantagens para a organização, dentre elas o fato de que o público se torna muito mais engajado.
Isso acontece porque as pessoas podem realizar alguma ação com ele, mas o engajamento vai muito além das reações nas redes sociais.
Na verdade, ele está ligado ao relacionamento com o cliente fazendo com que o usuário se sinta próximo da marca uma vez que os conteúdos podem ser consumidos de acordo com as possibilidades do visitante.
Os conteúdos interativos de um fabricante de pergolado piscina madeira melhoram a experiência do usuário, tendo em vista que será conhecido por ser uma empresa que oferece algo único para as pessoas, proporcionando experiência relevante.
A imersão do público desperta sentimentos e aproxima ainda mais as pessoas da marca. Uma vez que a interação é mais aprofundada, consequentemente, os feedbacks serão mais completos e frequentes.
Os conteúdos interativos mostram quantas pessoas fizeram download e os usuários que não realizaram determinada ação esperada pela companhia. Tudo isso ajuda a descobrir um pouco mais sobre o usuário.
A empresa também terá mais facilidade para fazer pesquisas de satisfação, algo fundamental para conquistar a confiança e a participação do público.
Quando uma oficina especializada em alinhamento para caminhões investe em marketing digital, a função não é apenas entreter as pessoas ou divulgar seus serviços.
Os investimentos em marketing vão muito além porque eles geram leads e oportunidades de negócios. Fica muito mais fácil alcançar todos esses propósitos por meio de conteúdos que permitam a interação do público com os produtos e serviços.
Também não se pode ignorar o fato de que são materiais que despertam o desejo de consumo das soluções, uma vez que são capazes de prender a atenção dos usuários e são muito mais dinâmicos do que as outras ações.
Uma empresa de limpeza de radiador automotivo deve investir em conteúdos interativos porque eles são extremamente populares dentro do funil de vendas, nutrindo e fazendo uma boa gestão dos leads.
Considerações finais
Os conteúdos interativos só funcionam quando a empresa entende muito bem seu público e o que precisa ser feito para atraí-los. É necessário levar em conta que a geração Y tem muita força na internet e dita as tendências de criação de conteúdos.
Por conta disso, os formatos interativos estão se destacando cada vez mais e ganhando espaço entre as estratégias de marketing digital.
A partir do momento em que as pessoas podem interagir com a empresa, se sentem como se fossem parte dela e conseguem mensurar o valor das soluções oferecidas. Com isso, fica mais fácil converter e aumentar as vendas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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