fbpx
logo exp brcriativus v3 svg 8

E-mail marketing: Como essa estratégia pode ajudar a sua empresa

Email marketing Como essa estrategia pode ajudar a sua empresa o que e como fazer vantagens dicas para criar campanhas bem sucedidas com esse recurso

Receba nossos conteúdos por e-mail

Cadastre-se em nossa newsletter e receba nossos conteúdos por e-mail assim que um artigo é publicado.

O e-mail marketing é uma técnica de marketing digital direto, que tem se tornado cada vez mais popular entre empresas de todos os tamanhos e segmentos.

Através do envio de mensagens promocionais e informativas para uma lista de contatos, é possível atrair novos clientes, fidelizar os já existentes e promover produtos ou serviços de maneira eficiente.

Empresas dos mais variados ramos podem utilizar essa ferramenta em suas estratégias, como uma especializada em artefatos de cimento, por exemplo.

Mas afinal, como o e-mail marketing pode ser uma ferramenta útil para a sua empresa? Neste artigo, vamos explicar como essa técnica funciona e quais são as suas principais vantagens. 

Além disso, daremos dicas valiosas sobre como criar campanhas de e-mail marketing bem-sucedidas e como medir os resultados obtidos.

O que é e-mail Marketing

Antes de qualquer coisa, precisamos definir com precisão o conceito. Afinal, o que é e-mail marketing? Podemos dizer que é uma forma de marketing direto que utiliza uma das primeiras formas de comunicação digital que se popularizou para se comunicar, os e-mails.

É possível enviar mensagens promocionais, anúncios, newsletters e outros conteúdos a um grupo de pessoas. Provavelmente, você já recebeu, ou talvez receba diariamente e-mails de empresas que oferecem produtos, serviços e descontos especiais.

Como fazer e-mail marketing

Para fazer e-mail marketing, é preciso ter uma lista de e-mails de pessoas que tenham consentido em receber mensagens promocionais da empresa. As estratégias podem ser utilizadas por diversas companhias, como por exemplo uma fábrica de sacolas personalizadas.

Essa lista pode ser criada de diversas maneiras, uma das principais é através de formulários de assinatura que podem ser disponibilizados nos sites ou blogs das empresas. Ou então, através de campanhas de aquisição de leads.

Lembrando que leads são os visitantes de uma companhia que fornecem informações para contato, após serem apresentados a conteúdos variados oferecidos pela empresa e se interessar pelos produtos disponíveis.

Normalmente, os dados solicitados no processo de obtenção de leads são:

  • Nome;
  • Idade;
  • Telefone;
  • Endereço;
  • E-mail, essencial para as campanhas aqui detalhadas.

Os e-mails de marketing podem ser enviados de forma automatizada, por meio de ferramentas específicas que realizam a função, ou manualmente, por colaboradores profissionais especializados na área.

Um detalhe extremamente importante é que é necessário seguir as leis e regulamentações de spam e privacidade, para garantir que as mensagens só cheguem a pessoas que tenham consentido em recebê-las.

Caso contrário, se as suas campanhas de e-mail marketing atingirem pessoas que não concordaram com o procedimento, sua empresa pode ser penalizada.

Por esse motivo, você já deve ter se deparado com mensagens como “Concordo em receber novidades e informações via e-mail”, em opções que podem ser marcadas ao concluir uma compra ou acessar o site de alguma empresa.

Essas mensagens nada mais são do que a confirmação de que você aceita em ser um dos receptores de campanhas futuras de e-mail marketing das empresas.

Vantagens do e-mail marketing

Agora, vejamos algumas das principais vantagens ao se realizar campanhas deste formato, ou seja, como essa ferramenta pode ajudar a sua empresa a obter bons resultados.

Baixo custo

A primeira vantagem é uma das principais, que faz com que as estratégias de e-mail marketing sejam altamente utilizadas. 

Enviar e-mails é uma das formas mais baratas de se fazer marketing, principalmente se comparado a outras estratégias digitais e mídias diversas para realização das campanhas.

Tanto a realização manual das estratégias, quanto às ferramentas de automação, tem um custo relativamente baixo para as empresas, por isso, o e-mail marketing é procurado por cada vez mais companhias, como as especializadas em spray drying, por exemplo.

É possível a personalização com facilidade

Podemos dizer que as estratégias de e-mail marketing permitem uma alta personalização das mensagens com certa facilidade. Isso significa que é relativamente fácil adaptar as campanhas para cada tipo de público que precisa ser atingido pelas companhias.

Ou seja, é possível segmentar a lista de contatos e enviar mensagens personalizadas para cada público-alvo. Uma empresa do ramo industrial, por exemplo, pode enviar mensagens diferentes para perfis de clientes que possam se interessar por produtos distintos.

Uma leva de mensagens pode ser enviada a potenciais compradores de capacetes e óculos de proteção, outra para quem se interessa por chuveiro de emergência, outra para possíveis clientes de luvas e máscaras e assim por diante, em vários setores diferentes.

Isso aumenta a eficiência da campanha e faz com que os destinatários sintam que a mensagem foi direcionada especialmente para eles, promovendo uma sensação de pertencimento e exclusividade nos possíveis compradores.

Alta taxa de abertura

Outra excelente vantagem, que tem relação com as anteriores é que os e-mails tendem a ter uma taxa de abertura relativamente alta, o que significa que muitas pessoas estão recebendo e lendo as mensagens enviadas.

Isso se dá pelo fato do público ser segmentado, interessado nos produtos e serviços e pelos baixos custos na realização destas estratégias. É possível alcançar um número alto de pessoas, algo que pode ser incerto em outros tipos de estratégia.

Facilidade de mensuração

As ferramentas de e-mail marketing permitem acompanhar e medir os resultados das campanhas, como a taxa de cliques, conversões e retorno dos investimentos, tudo isso com certa facilidade, comparado a outras formas de marketing.

Isso acontece porque o funcionamento dos e-mails é relativamente simples e é fácil medir a eficiência das mensagens. Como resultado, é possível entender o que está funcionando e o que pode ser ajustado para melhorar os resultados.

Se uma companhia percebe que suas mensagens divulgando novos produtos, como adjuvantes agrícolas, por exemplo, não estão gerando mais cliques e acessos aos sites, pode ser necessário alterar a forma como elas são feitas, para algo que chame mais atenção e desperte mais interesse.

Integração com outras estratégias de marketing

O e-mail marketing pode ser facilmente integrado com outras estratégias de marketing, como campanhas em redes sociais e marketing de conteúdo, para potencializar o alcance e a eficiência das campanhas.

Logo, sua atuação é completa, o que pode ser ainda mais eficiente para as companhias. É comum as empresas disponibilizarem um espaço para os visitantes informarem seu e-mail nas mais variadas estratégias de marketing, visando realizar as campanhas neste canal.

Fidelização de clientes

Por fim, podemos dizer que o e-mail marketing também pode ser usado para manter o contato com quem já é cliente das empresas e fidelizá-los, enviando newsletters, ofertas especiais e conteúdos relevantes.

Ou seja, podemos dizer que o e-mail marketing trabalha com um público já engajado, que já fechou negócio com as empresas anteriormente ou demonstrou interesse nos produtos, o que aumenta a eficiência das estratégias.

Uma companhia que vende itens para hospitais particulares, por exemplo, pode notificar clientes sobre novos produtos, como um aparelho de endoscopia, e oferecer descontos e vantagens a quem anteriormente fechou negócio com a marca.

Dicas para criar campanhas bem sucedidas com esse recurso 

Por fim, listamos algumas das principais e mais valiosas dicas de como fazer e-mail marketing, para aumentar a chance de sucesso das campanhas e conseguir resultados positivos na sua empresa.

Defina o objetivo da campanha

Antes de começar a criar qualquer campanha de marketing, é fundamental saber qual é o objetivo a ser alcançado. Você quer aumentar as vendas, fidelizar os clientes, promover um novo produto ou serviço, dentre outras ações.

Apenas com seus objetivos bem definidos você pode planejar suas campanhas corretamente e tomar as ações coerentes.

Conheça o seu público-alvo

Saber para quem você está enviando os e-mails é essencial para garantir que as mensagens sejam relevantes e atraentes. Faça uma segmentação da sua lista de contatos de acordo com características como idade, gênero, localização e principalmente interesses.

Uma empresa especializada em vender e instalar câmara fria, por exemplo, deve focar suas estratégias nos potenciais compradores desse tipo de produto, ou seja, quem de fato se interessa e pode fechar negócio.

Crie uma lista de contatos qualificada 

Além de conhecer seu público-alvo, é importante ter uma lista de contatos qualificada, ou seja, pessoas que tenham consentido em receber mensagens da sua empresa. 

Além de aumentar suas chances de sucesso nas campanhas, essa atitude é fundamental para evitar problemas de spam.

Como dito anteriormente, existem leis e regulamentações de spam e privacidade, que são conjuntos de regras que visam proteger os direitos dos usuários de e-mail e garantir a privacidade das informações pessoais das pessoas.

Essas regras visam coibir o envio de e-mails não solicitados, que podem ser irritantes e prejudiciais para os usuários e para as empresas, incluindo a aplicação de punições.

Tenha uma linguagem atrativa e coerente

Outra dica fundamental é que o conteúdo dos e-mails precisa ser atrativo e coerente com a imagem da sua empresa e com o tipo de produto que é comercializado.

Uma companhia alimentícia deve enviar mensagens com uma linguagem totalmente diferente do que uma empresa que disponibiliza informações sobre ozonioterapia capilar preço, por exemplo.

Utilize títulos e subtítulos que chamem a atenção e façam sentido para a sua marca e seu respectivo público-alvo. Além disso, erros de gramática, ortografia e concordância são inadmissíveis em campanhas respeitáveis.

Teste diferentes versões das campanhas

Algo que pode auxiliar muito suas estratégias é testar diferentes versões da campanha, como títulos diferentes, imagens alternativas ou call-to-action variados.

Dessa forma, você pode identificar o que funciona melhor, e o que não tem eficiência e otimizar seus resultados.

Acompanhe e mensure os resultados

A última dica está de certa forma relacionada com a anterior e já foi citada nas vantagens desse tipo de estratégia.

É fundamental que você utilize as ferramentas de análise fornecidas pelo seu provedor de e-mail marketing para acompanhar os resultados da campanha e entender o que está funcionando e o que pode ser ajustado.

Isso ajuda a otimizar as próximas campanhas e maximizar o retorno sobre seus investimentos.

Conclusão

Em conclusão, apesar de o e-mail parecer uma ferramenta ultrapassada, principalmente para o público mais jovem, ela ainda é altamente utilizada em diversos ramos profissionais e muito eficiente em estratégias de marketing.

Dito isso, investir em campanhas de e-mail marketing pode ser extremamente vantajoso, ajudando a sua empresa de diversas formas, com algumas das várias vantagens aqui citadas. Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

//Rede de parceiros
https://clubdoecommerce.com.br, https://bruno.art.br, https://brcriativus.com.br, https://workleads.com.br, https://poppediatria.com.br, https://dramariatereza.com.br, https://www.liderequipamento.com.br, https://sampaequipamentos.com.br, https://maqfreezer.com.br, https://freemalte.com, https://geladeirasecervejeiras.com.br, https://dmmrefrigeracao.com.br, https://ajaxs.com.br, https://mopesmake.com.br

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Links afiliados
Loja Integrada
RD Station
Onbley Servers – Hospedagem
Writesonic
Designi – Arquivos digitais p/ download
Agendor
Melhor Envio
WorkLeads

Ultimas publicações

Cuidado com Templates Prontos: Por Que Não Usá-los em Landing Pages

Cuidado com Templates Prontos: Por Que Não Usá-los em Landing Pages

Descubra por que evitar templates prontos pode ser o segredo para uma landing page de sucesso!
Blindagem Digital: O Poder do SSL para Seu Site

Blindagem Digital: O Poder do SSL para Seu Site

Transforme seu site em um forte digital! Descubra como um certificado SSL eleva a segurança e o engajamento.
Velocidade e Visibilidade: O Diferencial que Impulsiona Seu Negócio Online

Velocidade e Visibilidade: O Diferencial que Impulsiona Seu Negócio Online

Descubra como a otimização do seu site pode revolucionar seus resultados!
plugins premium WordPress