O employer branding envolve uma série de ações entre os funcionários de uma empresa para promover maior bem-estar, engajamento e retenção.
Essas ações desempenham um papel fundamental na construção da marca. A estratégia inclui uma série de práticas voltadas para a construção de uma imagem positiva da empresa.
O termo em inglês pode ser traduzido como perfil ou marca do empregador, que é usado no marketing e no empreendedorismo para definir uma empresa que atrai talentos e foca em reter os melhores profissionais.
Esse avanço profissional ocorre por meio de um processo de mão dupla, uma prática liderada por RH e uma comunicação e prática promocional liderada por marketing que trabalham juntas para produzir resultados.
As empresas que entenderem que profissionais, como os que produzem sinalização supermercado, se destacam no mercado não apenas por uma oferta de trabalho, mas por aquela que melhor se encaixa em suas expectativas e planos de carreira, estarão à frente.
Quando os departamentos de RH começam a trabalhar com os departamentos de marketing para fazer com que as empresas valorizem seus colaboradores, essas companhias conseguem aumentar produtividade e satisfação dos funcionários.
Isso pode ser observado em uma empresa de limpeza e conservação predial que focou em desenvolver uma cultura corporativa que levasse em consideração todo o bem-estar e produtividade dos colaboradores, dessa forma, foi possível reter os bons profissionais.
Elementos como cultura corporativa, missão, visão e valores de uma empresa há muito são formados como componentes auxiliares que, muitas vezes, são esquecidos pela maioria dos negócios.
Porém, para o desenvolvimento de uma firma de jardinagem e outras corporações de diversos segmentos, é imperativo garantir que seja dada atenção a essas questões.
Então, para entender o que é uma marca empregadora, é essencial saber o conceito e principalmente a implementação dessa prática para que os empreendedores se sintam mais confiantes em investir na qualificação e valorização dos profissionais da empresa.
Saiba o que é o employer branding
Mais e mais as empresas estão percebendo a importância de valorizar seus profissionais nos mercados mais competitivos, e as empresas líderes em seus nichos estão conversando com seus funcionários além de investir em marketing para o cliente.
Employer branding é a combinação do conceito de um ambiente de trabalho positivo que valoriza seus colaboradores com uma estratégia de comunicação que promove sua estrutura interna de dentro para fora.
Uma organização de comunicação visual para carros, que consegue atrair os melhores colaboradores e mantê-los ligados ao negócio por muito tempo, acumulou uma série de vantagens que acabam por se tornar uma verdadeira vantagem competitiva.
Além de gastar menos recursos com contratação, treinamento e demissão de profissionais, as empresas também conseguem comunicar de forma mais eficaz ações que melhorem sua produtividade e valor de marca no curto e no longo prazo.
O objetivo de uma estratégia de employer branding é criar e reforçar uma marca forte e atraente que os profissionais de marketing e RH usam para atrair e reter seus talentos, além de usar esse método para produzir e vender mais talentos.
Uma empresa de etiqueta termocolante personalizada, que investiu em sua marca empregadora, foi além de aprimoramentos profissionais esporádicos para ganhar vantagem ao obter uma compreensão mais profunda do ambiente de trabalho.
Isto é, conseguido através de uma presença estruturada e planeada que acompanha de perto todos os pontos de contacto entre a empresa e os seus colaboradores, dando o apoio necessário e ouvindo ativamente as necessidades e rotinas.
Quando uma entidade consegue desenvolver essa imagem corporativa positiva, tem os melhores colaboradores do mercado e está mais apta a implementar novas tecnologias para aumentar a eficiência e produtividade dos profissionais.
Entendendo a importância do employer branding
Em um ambiente onde as empresas dependem cada vez mais do valor intangível para se diferenciar da concorrência, ter pessoas que ajudem a disseminar as qualidades pode fazer uma grande diferença.
Além da importância na construção e manutenção de campeões para uma companhia, a marca do empregador acaba tendo um impacto positivo nos níveis de produtividade de uma empresa que produz capa térmica para piscina sob medida, por exemplo.
É possível imaginar o que pode acontecer. Se estiverem mais satisfeitos com o trabalho e orgulhosos daquela empresa, trabalharão muito para corresponder às expectativas do empregador.
Outro aspecto que deve ser levado em conta é a concorrência. Se trabalharem para uma empresa que se destaca como um ótimo lugar para se trabalhar, perceberão que a posição é mais difícil, então não há garantia.
Em termos financeiros, a principal contribuição de uma alta marca empregadora está relacionada à redução de custos no processo de seleção e recrutamento.
Uma reputação forte ajuda a atrair talentos mais qualificados, reduzindo a quantidade de tempo e recursos que esse processo normalmente requer.
Ao considerar o valor de uma estratégia nessa área, também é importante para uma empresa de rede para janela de apartamento considerar o impacto positivo no relacionamento com fornecedores.
Quanto melhor a apresentação da entidade, mais fácil é ter boas negociações, pois os fornecedores entendem que podem agregar valor às operações quando trabalham com empresas conceituadas no mercado, facilitando assim a forma que elas fazem negócio.
No entanto, para garantir a efetividade das ações e estratégias de employer branding, é preciso levar em consideração alguns pontos. Eles são:
- Definir metas e objetivos claros;
- Analisar o estágio atual da empresa;
- Entender o perfil de cada grupo de colaboradores;
- Uso de práticas atrativas para se conectar com os melhores;
- Criar estratégias de validação e valorização dos colaboradores.
A execução dessas etapas depende da execução de cada etapa em sequência, pois para uma empresa conseguir todo o potencial de sua marca empregadora, ela precisa entender seu pessoal.
Vantagens em aplicar o employer branding
As corporações estão unindo boas ideias a estratégias, construindo um modelo de gestão de equipe com marketing para disciplinar, estruturar e colocar em ação para criar uma cultura corporativa que se destaque em seu mercado.
Mas mesmo com todo esse avanço e conceitos sendo implementados, poucos sabem os reais benefícios que a prática de employer branding possui. Então, para deixar claras as vantagens, aqui estão algumas:
1. Possibilidade de atrair novos talentos
O principal objetivo de implementar uma marca empregadora é atrair profissionais para a empresa, daí o nome marca empregadora.
Além disso, como uma marca fácil de contratar. Isso faz com que profissionais qualificados e talentosos queiram fazer parte da organização e também faz com que a equipe se profissionalize cada vez mais.
2. Reter bons talentos
Além de atrair, outro grande desafio das empresas é reter talentos profissionais. Muitos gerentes de RH lutam para reduzir a rotatividade de funcionários e manter todos felizes no trabalho.
Nesse sentido, a marca do empregador é uma técnica que pode ajudar a reduzir a rotatividade de colaboradores nas empresas, com isso elas têm muito a ganhar em sua reputação interna.
3. Aumentar a satisfação dos colaboradores
As ações de employer branding colocam as pessoas em primeiro lugar. As propostas de intervenção, mesmo em eventos, devem ser pensadas de forma a envolver os colaboradores. É por isso que conhecer sua equipe é tão importante.
Quando uma pessoa está satisfeita com o trabalho, com certeza desempenha melhor suas atividades e produzirá mais. Assim, o desempenho da empresa como um todo também é beneficiado.
4. Agiliza o processo de recrutamento
Nesse sentido, existem diversos recursos pagos no meio digital para se conectar com os profissionais certos na hora de buscar o candidato ideal.
Isso é ainda mais importante para uma empresa que trabalha com kit de vinhos importados, pois se trata de algo mais específico, portanto, é necessário ter bons profissionais dispostos a trabalhar para a empresa.
Sendo assim, recrutar e selecionar talentos é mais fácil e bem-sucedido com uma marca empregadora bem executada. Além de reduzir custos e tentar recrutar novos funcionários.
5. Reconhecimento e recomendação
Muitas empresas, hoje, são conhecidas como marcas empregadoras porque fazem um ótimo trabalho em atrair e reter talentos. As pessoas têm essa percepção porque os próprios funcionários divulgaram sua participação.
Com isso, as postagens nas redes sociais acabam atingindo pessoas que a empresa não consegue atingir naturalmente. Isso é mídia espontânea, propaganda gerada naturalmente, completamente real.
Considerações finais
Não basta saber o que é uma marca empregadora. O que realmente faz a diferença é saber implementá-lo em uma empresa. Sem dúvida, este é um investimento que renderá muito bem à uma marca.
Mas, como mencionado anteriormente, implementar uma boa estratégia de atração e retenção de talentos só é possível se entender e gerenciar bem os membros da equipe.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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