As redes sociais são ferramentas de relacionamento muito fortes para as empresas, além de uma nova forma de adquirir clientes.
Os profissionais de comunicação e marketing podem atrair e reter novos clientes com base em estratégias bem desenvolvidas.
Esse processo ajuda a fortalecer e integrar os sistemas de comunicação, bem como contribui para a distribuição e fornecimento como um todo, aumentando ainda mais o reconhecimento da marca.
Ainda assim, pode ser que você esteja desconfiado quanto aos benefícios de sites como Twitter e Instagram.
Leia sobre as métricas, as estratégias de atração de clientes e o marketing digital para redes sociais como um todo a seguir.
Saiba tudo sobre as métricas de redes sociais
Em primeiro lugar, destacamos o básico: toda e qualquer estratégia de redes sociais precisa vir acompanhada da análise de métricas.
Cada rede social possui suas próprias informações, e cada uma possui uma seção de análise, facilitando a localização de dados para analisar o desempenho de sua campanha.
Selecionamos as métricas mais importantes e comuns nas redes sociais.
Alcance
Como saber se as publicações do escritório contábil estão chegando à maioria dos seguidores? Isso é possível por meio de uma métrica específica e pode ser avaliada a partir de ferramentas das próprias redes.
Essa é a função de alcance e mostra como as postagens são entregues em seu feed.
Por exemplo, para o Facebook, você pode ver que o alcance é reduzido devido a alterações no algoritmo da rede.
Por isso, é importante ficar atento a essa métrica para que os espectadores possam receber o conteúdo criado nas redes sociais.
Mas o alcance por si só não diz tudo. Analise seu alcance em paralelo com seu engajamento para entender melhor o resultado de suas ações, conteúdos mais atrativos e outros aspectos que podem impactar no resultado final.
Taxa de engajamento
O engajamento é a medida do envolvimento dos seguidores com uma postagem, levando em consideração o número de curtidas, comentários e compartilhamentos que ela gera.
Cria-se conteúdo para que as pessoas interajam com ele. Se não há interação, o perfil de envelope personalizados não está surtindo o efeito esperado e precisa ser repensado.
Esse indicador é importante para campanhas de branding em que o principal objetivo é pensar a imagem que a marca quer transmitir.
Contudo, se você analisar o engajamento individualmente, poderá não perceber detalhes importantes.
Para entender melhor a qualidade das interações, precisamos prestar atenção aos indicadores de sentimento também.
Assim, de modo geral, as análises devem colocar as métricas em perspectiva, aliando a outros aspectos do negócio para ter mais clareza sobre as mudanças que podem ser aplicadas.
Sentimento
Além de acompanhar o volume por meio do engajamento, também é importante verificar a qualidade da interação – em outras palavras, o que está sendo dito sobre o serviço de ar condicionado instalação, por exemplo. São interações positivas ou negativas?
Ao analisar as opiniões da base de seguidores, você pode ver se sua postagem interessa a eles e investigar novas maneiras de engajá-los, caso seja necessário.
Taxa de rejeição
A taxa de rejeição indica o quanto o espectador rejeita um conteúdo – isto é, a porcentagem de tráfego para um site ou blog em que a página é fechada imediatamente após a abertura, sem interações.
A taxa de rejeição também pode ser analisada dentro da própria rede social, observando o número de pessoas que não gostam da página, reportam spam e bloqueiam o conteúdo no feed.
Saber o que seus espectadores não gostam pode te dar insights para melhorar o conteúdo publicado nas redes sociais.
Conversões
As conversões são as métricas mais populares. O Google Analytics dá uma ideia de como as redes sociais diretamente (e indiretamente) afetam esses resultados.
A taxa de conversão indica o número de pessoas que estão realmente fazendo negócios com o centro de usinagem.
Essa métrica é importante para lojas online e para a geração de conteúdos ricos com o objetivo de adquirir leads, para citar dois exemplos clássicos de marketing digital.
Como atrair clientes pelas redes sociais
Neste tópico, você conhecerá as principais estratégias de marketing digital que utilizam as redes sociais.
Acompanhe cada um e escolha aquelas que forem mais relevantes para o seu negócio.
Selecione uma rede
Existem muitas redes sociais populares. É humanamente impossível manter uma classificação consistente em tudo.
Por isso, faça uma pesquisa e defina quais delas vão contribuir mais para o seu negócio.
A chave para tomar essa decisão é estudar o comportamento do cliente. Identifique os sites que eles mais usam e invista neles.
Faça marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é a produção de material qualificado para promover uma marca ou um produto.
Essa estratégia geralmente é implementada por meio de postagens em blogs. Nesse caso, as redes sociais ajudarão você a distribuir esse trabalho pela web.
Suponha que você tem uma empresa de manutenção industrial. Forneça informações detalhadas sobre o serviço no feed de notícias do Instagram.
Quanto mais informações seus clientes tiverem acesso, maior é a probabilidade de convertê-los.
Crie conteúdo original
Seu marketing precisa ser composto de conteúdo original. Copiar conteúdo ou com base em outros sites afeta o ranqueamento nos motores de busca.
O Google, buscador mais usado no mundo, tem uma forma de rastrear conteúdo plagiado. Se o plágio for descoberto, o site se torna irrelevante e pode até ser bloqueado.
Portanto, não menospreze a criação de conteúdo autoral. Monte uma equipe dedicada para alimentar seus perfis corporativos e obtenha melhor relevância e, consequentemente, resultados.
Trabalhe com anúncios
Muitas redes sociais têm ferramentas próprias para veicular campanhas de publicidade digital.
Plataformas como Facebook Ads e Twitter Ads são bem-vindas para expandir sua estratégia de marketing nas redes sociais.
O segredo está na segmentação das campanhas. Colete dados de clientes para melhorá-la.
Nome, endereço de e-mail, profissão e preferências são dados muito importantes para atrair os leads mais propensos a procurar por locação de impressoras.
Faça postagens com boa frequência
Você precisa ser equilibrado para usar as mídias sociais. Postar com frequência excessiva não é útil pois pode dividir a atenção, mas pecar pela baixa regularidade também não deve ocorrer.
Uma boa média é postar novos conteúdos pelo menos três vezes por semana. Isso dá à equipe tempo suficiente para criar novas postagens e fornecer aos seguidores as informações mais atualizadas sobre novos produtos e promoções.
Fale com sua equipe de comunicação para configurar um cronograma. Dessa forma, a produção é organizada e pode ser monitorada com mais qualidade, bem como ações de longo prazo podem ser traçadas.
Conheça as vantagens de fazer marketing nas redes sociais
Após compreender o impacto das redes sociais e modelos de consumo atual, considerando o que são as métricas e sua importância para estratégias mais efetivas e quais ações podem ser aplicadas, é necessário verificar as vantagens agregadas ao contar com as redes sociais na estratégia de marketing.
Marca mais reconhecida
Toda oportunidade que você precisa para divulgar e aumentar seu conteúdo é valiosa. Seu perfil nas redes sociais é apenas um novo canal para a voz e o conteúdo da sua marca, tornando-os conhecidos e relevantes.
Isso é importante para ajudar os clientes existentes a conhecer melhor os elevadores de cargas – por exemplo – e, ao mesmo tempo, facilitar o acesso de novos leads à empresa.
Clientes mais fiéis
Marcas engajadas em canais de mídia social alcançam melhores taxas de fidelização do cliente.
Assim, as empresas precisam aproveitar as ferramentas que esses canais oferecem ao interagir com os seguidores.
Planejamentos estratégicos e abertos a mudanças podem ajudar a transformar os consumidores ocasionais em promotores fiéis da marca.
Melhores classificações nos mecanismos de pesquisa
O SEO é a melhor maneira de capturar tráfego relevante dos mecanismos de pesquisa, mas os requisitos para o sucesso estão mudando constantemente.
Não é mais suficiente apenas atualizar seu blog regularmente, verificar tags de título e meta descrições otimizadas e distribuir links para seu site.
Marcas poderosas usam muito esses canais, mas entendem que as mídias sociais atuam como um apoio importante das estratégias de conteúdo, por exemplo.
Então, o Google e outros mecanismos de busca podem calcular os rankings com a presença das mídias sociais como um fator chave.
Portanto, as atividades de mídia social atuam como um sinal de que as marcas são legítimas, íntegras e confiáveis, aproximando-as dos usuários e mostrando mais autoridade aos algoritmos.
Isso significa que uma forte presença na mídia social pode ser quase tão essencial quanto usar um determinado conjunto de palavras-chaves.
Maximiza a geração de leads
Cada postagem que você publica é uma oportunidade para seus clientes fazerem conversões.
A aquisição de seguidores permite que você acesse e interaja com clientes novos e antigos ao mesmo tempo.
Cada postagem de blog, imagem, vídeo ou comentário compartilhado é uma oportunidade para alguém responder, e cada resposta pode levar ao acesso ao site e à conversão final.
Nem todas as interações com uma marca levam a conversões, mas todas as interações positivas aumentam as chances de uma conversão final, sendo muito importantes.
Considerações finais
No passado, a propaganda boca a boca e os meios de comunicação físicos (jornais, revistas, outdoors) espalhavam a mensagem de várias marcas pela sociedade.
A internet tem a mesma função, mas sensivelmente mais veloz e instantânea, além de possibilitar segmentações personalizadas.
Nesse contexto, as redes sociais são ferramentas de extrema importância. Elas são o equivalente ao espaço público, mas sem as barreiras geográficas.
Sendo assim, a fábrica de cintas de amarração pode falar com pessoas do país inteiro sem grandes complicações, tendo oportunidades mais interessantes de efetivar novos contatos. E se você chegou até aqui, já sabe como fazer isso.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.