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Entenda o que são as KPIs de SEO

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Você já ouviu falar em KPIs de SEO? De modo geral, esses são indicadores que ajudam a medir a performance ou desempenho do site. 

Cada vez mais, as pessoas realizam sua busca de informações e conteúdo na internet, o que faz com que as empresas estejam dentro do ambiente digital para ter visibilidade e destaque competitivo.

Com o aumento da concorrência e a necessidade de se diferenciar, é essencial verificar as métricas e os indicadores que ajudam a mostrar como está o desempenho de uma determinada página, sobretudo, em relação ao seu ranqueamento no Google. 

Quando falamos especificamente sobre o KPI de SEO, estamos nos referindo a um mecanismo de otimização de busca que é aplicado com a finalidade de melhorar o ranking do seu site no Google, o que traz como consequência o aumento da visibilidade da empresa e das possibilidades de vendas. 

O melhor é que o SEO é uma estratégia orgânica, ou seja, não requer pagamento direto por parte da empresa. 

Quer entender mais sobre o assunto? Então prossiga a leitura!

O que é SEO? 

O primeiro passo neste artigo é compreendermos sobre o que é SEO e como ele pode ser aplicado em sua empresa de serviços contabilidade

O termo vem da sigla em inglês Search Engine Optimization, que representa uma otimização dos mecanismos de busca dentro de um site. 

Atualmente, a principal ferramenta de pesquisa na internet é o Google, dessa forma, existem técnicas que contribuem para que a empresa apresente um bom ranqueamento durante uma pesquisa. 

Isso é importante porque ajuda a garantir que a empresa tenha visibilidade, assim como um diferencial competitivo e consequentemente, possa ter um aumento do seu número de vendas. 

Imagine que um cliente acessa o Google e faz uma pesquisa sobre serviços de contabilidade preços. As primeiras páginas ou link que aparecem costumam chamar mais a atenção e atrair o cliente. 

Uma das técnicas para estar entre os primeiros lugares no ranking do Google se dá pelo investimento nas estratégias de SEO. Essas estratégias variam entre:

  • A escolha adequada das palavras-chaves que sejam relevantes;
  • Uso das técnicas de marketing de conteúdo;
  • Produção de conteúdos ricos e originais;
  • Site com boa adaptação e baixo tempo de carregamento;
  • Inserção de subtítulos ao longo do texto. 

Impacto no SEO

O primeiro processo de impacto no SEO diz respeito à escolha de palavras-chaves adequadas, ou seja, uma pesquisa profunda sobre quem é o público-alvo da empresa, seus interesses, habilidades, necessidades e hobbies. 

Uso de técnicas do marketing de conteúdo

O segundo passo diz respeito ao uso de técnicas do marketing de conteúdo, que visam a produção de um conteúdo rico e bastante relevante para o usuário. 

O conteúdo precisa trazer informações que acrescentem conhecimento, ou seja, que não esteja somente voltado para a venda, mas sim, para mostrar a autoridade da marca. 

A inserção de subtítulos ao longo do texto, assim como na URL da página pode fazer todo o diferencial no momento de ranquear. 

Ressaltamos também que a estrutura do seu site, ou seja, a adaptação às pessoas com deficiência, a velocidade de carregamento da página e até mesmo os mecanismos de segurança empregados afetam diretamente o posicionamento do seu site. 

Esse é um tráfego orgânico na internet, ou seja, não depende de um investimento real da empresa e sim, da criação de estratégias com o seu devido monitoramento.

O que são KPI’s? 

A partir do entendimento sobre o que é SEO, vamos entender o que são KPIs e como eles podem funcionar na lógica da otimização dos mecanismos de busca. 

Primeiro, é importante saber que KPI vem da sigla “Key Performance Indicator”, que representa um indicador de desempenho. 

Por exemplo, uma empresa de assessoria trabalhista deseja saber o quanto o seu negócio cresceu em termos de faturamento no período de 3 meses. Isso é uma estratégia de KPI. 

A partir desse dado é possível fazer comparações relacionadas aos outros trimestres com a finalidade de estabelecer alguns parâmetros que mostrem o real desempenho da empresa. 

E por que isso é importante? Não dá para pensarmos no sucesso de um site no ambiente digital sem estabelecer parâmetros de análise do seu desempenho. 

Ao longo da jornada, vários ajustes precisam ser feitos nas estratégias e isso só é possível se a empresa tiver estabelecido KPIs. 

De modo geral, os principais tipos de KPIs na área do marketing digital são: 

  • O custo por lead (cliente em potencial da empresa);
  • As taxas de conversão;
  • As taxas ligadas à rejeição;
  • O ticket médio de um produto;
  • A identificação de qual é a origem do tráfego;
  • O alcance de uma determinada campanha da empresa.

Esses são alguns indicadores dentro da área do marketing que podem ser utilizados por sua empresa de apuração de impostos para medir o sucesso de uma campanha no ambiente digital. 

É interessante ressaltar que as métricas são diferentes dos KPIs. Enquanto que a métrica se trata de um só indicador, o KPI reúne um conjunto de métricas para fazer a análise. Isso é importante porque gera um resultado mais assertivo e próximo da realidade. 

Ou seja, a empresa consegue diagnosticar as falhas que envolvem o seu desempenho e assim, corrigi-las. Com isso, existe a possibilidade de otimizar ainda mais os resultados. 

Ressaltamos também que essa análise de KPI dentro da área do SEO é importante porque consegue promover o aumento da visibilidade de uma página, assim como a autoridade da marca, além de mostrar aos gestores quais são seus pontos fortes e fracos. 

Com os possíveis ajustes realizados, a empresa tem a chance de aumentar os níveis de satisfação do cliente, assim como a fidelização do usuário. 

Como as KPI’s podem ajudar nos resultados de SEO? 

Você já entendeu o conceito de SEO, assim como de KPI, mas nesse momento chegou a hora de relacionarmos as ideias e entendermos como os KPIs podem ajudar e ter impacto nos resultados do SEO. 

Para isso, vamos apresentar 5 KPIs de SEO para que você entenda mais sobre o assunto em sua empresa de escritório de contabilidade em SP.

  • Sessão orgânica;
  • Visitante único;
  • CPL;
  • Número de visualizações da página;
  • Número de backlinks. 

Vamos entender sobre o que representa como um desses termos. 

Sessão orgânica

No caso da sessão orgânica, ela representa o número de acessos que foram realizados no seu site por uma pessoa. 

Nesse caso, existe uma verificação dos usuários que vieram para o seu site de modo orgânico, ou seja, sem o patrocínio por parte de anúncios. 

Se esse indicador estiver alto, quer dizer que várias pessoas estão acessando o seu site por conta dos conteúdos relacionados ao SEO. 

Visitante único

No caso do visitante único, existe uma análise de como cada página do seu site consegue atrair o público. Existe a possibilidade também de realizar um cruzamento de dados e conseguir entender qual é a média de usuários por página. 

CPL

No caso do KPI em CPL, estamos nos referindo ao custo por lead que uma empresa de  

contabilidade fiscal pode ter. O lead é o cliente em potencial da sua empresa e a ideia é que cada vez mais, o custo para a aquisição do lead reduza. 

Número de visualizações da página

Quando falamos sobre o número de visualizações por página estamos nos referindo às visualizações dentro de um determinado período de tempo dentro do site de uma empresa de faxina, por exemplo.

Isso é importante porque permite que a empresa faça uma análise dos conteúdos que estão atraindo mais as pessoas e consequentemente faça os ajustes necessários. 

Número de backlinks

Por fim, estamos nos referindo ao número de backlinks do seu site, que representa links que estão posicionados de forma estratégica dentro de um texto. 

O objetivo dessa ação é conseguir trazer mais conhecimento para o leitor acerca de um tema, assim como trazer mais tráfego para o seu site e aumentar o número de visitas com qualidade. 

Esse tipo de conceito representa um tipo de link que é direcionado de um site para o outro e que ajuda a reforçar a autoridade da marca, assim como serve para uma importante estratégia de ranqueamento. 

Quando a empresa de auditoria contábil quer ter um diferencial para sua página, atrair mais clientes e ter visibilidade, é essencial investir nas técnicas de SEO, assim como nas estratégias de monitoramento dos dados e desempenho da sua página. 

Somente assim, você consegue garantir um bom posicionamento durante o processo de pesquisa do usuário. 

A partir das orientações que apontamos neste texto para qualquer negócio que decide ter um site no ambiente digital, não se esqueça de aplicar as técnicas de SEO e realizar o monitoramento por meio dos KPIs. 
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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