Os links internos e externos são importantes para as estratégias de SEO empregadas dentro do site. São ainda mais necessários atualmente, tendo em vista a competitividade pelos melhores posicionamentos no índice de busca.
Qualquer negócio que queira ranquear seu site entre os primeiros resultados de pesquisa, precisa entender o papel dos links. Eles estão diretamente relacionados com o Inbound Marketing e outras técnicas de marketing digital.
São ferramentas que, quando bem utilizadas, ajudam a aumentar o número de visitantes e a classificação das páginas nos resultados de pesquisa.
As estratégias orgânicas se tornaram prioridade para as empresas que querem um bom posicionamento e construir sua autoridade na internet.
Quando o usuário procura alguma informação no Google, prefere clicar em links que não sejam anúncios. As pessoas sabem que eles são as melhores opções e trazem informações relevantes sobre o assunto pesquisado.
Para alcançar esse tipo de posicionamento, é necessário investir nas estratégias de SEO, e elas incluem links internos e externos.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, veja qual é o contexto de links internos e externos, e qual é a importância de utilizá-los.
O que são links internos?
Antes de entender o conceito de links internos, primeiro é necessário saber o que é link building. Link building é uma das principais estratégias de SEO e tem como objetivo construir uma rede de links dentro de uma página.
A função deles é direcionar tráfego e fortalecer a autoridade da plataforma perante os mecanismos de busca. Dentro dessa ação, existem os links internos e externos.
Os links internos presentes no site de um fabricante de cobertura de lona atendimento médico têm a função de levar o visitante para outros artigos ou páginas dentro da plataforma.
A estrutura desses links e a arquitetura do site são muito importantes para as estratégias de SEO on page. Isso significa que vai melhorar a estrutura interna do canal, sem influências externas.
O que são links externos?
Os links externos são responsáveis por direcionar os usuários para endereços diferentes. Costumam ser usados quando a plataforma quer mostrar a origem das informações, mas também podem ocorrer por meio de indicações espontâneas de conteúdo.
Isso acontece quando o autor do material considera alguma informação importante para o usuário. Entretanto, existem diferenças entre referenciar e ser referenciado.
Quando uma página referencia outra, faz uso dos links de saída, agora, se ela for referenciada, recebe os links de entrada, também conhecidos como backlinks.
Assim sendo, a diferença entre os links internos e externos se concentra no domínio da página em questão.
Enquanto o link de outro site é considerado como link externo, o link que parte do site de uma empresa de rastreador veicular para ele mesmo é chamado de link interno.
Importância do link building
Os motores de busca possuem algoritmos que procuram as informações solicitadas pelo usuário durante as pesquisas. É assim que ele vai elencar os sites que correspondem ao que foi procurado, ranqueando-os na página de resultados.
O espaço costuma ser disputado por todos os sites da internet, e isso acontece porque um bom posicionamento traz excelentes resultados para os negócios. Mas para alcançar esse propósito, é necessário conhecer os fatores de ranqueamento.
Um dos mais importantes é o link building, isso porque quando muitos links referenciam a mesma página (provenientes de sites confiáveis), ela ganha pontos para seu posicionamento no Google.
Sites com boa autoridade de página influenciam a relevância de outras quando as referencia, por isso é tão importante que os negócios saibam usar os links internos e externos do jeito certo.
Como usar os links internos e externos
Depois de entender a importância de usar os links internos e externos, por meio de uma estratégia de link building, chegou o momento de saber como fazer isso. Uma empresa de locação de empilhadeiras deve seguir algumas ações. São elas:
Criar bons conteúdos
Um dos pilares para uma boa estratégia de link building é o marketing de conteúdo, isso porque antes de tentar conquistar links de páginas confiáveis na internet, primeiro é necessário fazer com que os visitantes gostem de seus materiais.
É uma forma de ter resultados com os usuários e fazer com que eles compartilhem os conteúdos, como resultado, ajudam a gerar links para o site.
Para ter ainda mais chances de compartilhamento, é imprescindível produzir materiais de qualidade, depois são considerados ativos linkáveis. Isso significa criar conteúdos com alto potencial de compartilhamento.
São peças tão boas e relevantes para as pessoas que conseguem se divulgar por conta própria, sem que seja necessário se esforçar para conquistar os links.
Dentre os tipos de conteúdos que uma empresa especializada em projeto paisagístico residencial pode criar estão:
- Conteúdos interativos;
- Infográficos;
- E-books;
- Publicações com listas.
Esses são apenas alguns exemplos que podem ser produzidos, e eles costumam se destacar porque são fáceis de consumir, além de muito envolventes.
Fazer guest post
A marca também pode procurar parceiros e propor ações que ajudem a gerar backlinks. Dentre as técnicas mais usadas estão guest post e o co-marketing.
Guest post nada mais é do que criar conteúdos como convidado para o blog, ou seja, o negócio produz materiais relevantes para a plataforma de seu parceiro, e em troca insere um ou mais links para suas páginas.
Com isso, o parceiro transmite a autoridade dele, enquanto o site da empresa atrai mais visitantes. A estratégia de guest post já foi desacreditada por que se popularizou e perdeu o seu propósito.
Mas isso aconteceu entre parcerias que foram criadas apenas para gerar backlinks, sem pensar na qualidade dos materiais e na experiência do usuário.
Uma empresa de lavagem de cadeiras estofadas também pode investir em co-marketing. Nesse processo, ela vai se unir a outras empresas para criar materiais em parceria, como ferramentas, vídeos, entre outros.
Ambos vão trabalhar na promoção e na divulgação dos materiais, mas para que a ação realmente funcione, é necessário que esses ativos sejam realmente relevantes para o público.
Encontrar menções sem links
As menções sem links também são valiosas para o ranqueamento, e isso acontece porque o Google percebe quando uma marca é constantemente citada na internet.
Automaticamente, ele associa a menção ao site da marca e trabalha com esse fator para classificá-la no ranking de pesquisas.
Só que as menções não são capazes de transmitir a autoridade de um site para outro, por isso é necessário garantir que o negócio seja mencionado com links.
Uma funilaria mais próxima pode procurar essas menções e entrar em contato com o administrador da página, solicitando que ele inclua um link. Por meio de uma aproximação amigável, as chances de conseguir isso são muito grandes.
Uma forma de encontrar as menções é por meio do Google Alertas, uma ferramenta que notifica toda vez que a empresa é mencionada em outras páginas, por meio das palavras definidas pelo negócio.
Redirecionar links quebrados
Naturalmente, os links podem deixar de fazer parte de um site, e isso acontece porque os conteúdos são atualizados ou excluídos, o que acaba por mudar a estrutura da URL.
Quando o visitante tenta acessar links quebrados, encontra a famosa página Erro 404. Essa situação frustra o usuário e faz com que o site perca tráfego, mas isso não significa que tudo está perdido.
Nesse caso, uma empresa de instalação de drywall deve fazer o redirecionamento dos links quebrados para os endereços corretos. A estratégia Redirect 301 faz uma alteração no código da página, para que o usuário possa ser redirecionado.
Rejeitar links duvidosos
Nem todos os backlinks que o site recebe são bons, pois é muito comum que sejam provenientes de sites duvidosos, e isso pode prejudicar a classificação da plataforma no ranking.
Para ganhar a confiança do Google, os canais que mencionamos no site da empresa precisam ser de qualidade. Assim sendo, o site de um fabricante de impressora laser deve rejeitar backlinks indesejados ou duvidosos.
A melhor ferramenta para fazer isso é o Google Search Console, visto que possui um recurso que rejeita backlinks. Tudo o que o usuário precisa fazer é informar páginas e domínios que devem ser evitados.
O processo pode demorar um pouco, mas ao longo do tempo, o Google vai deixar de considerar essas plataformas na classificação. Outra opção é falar diretamente com o proprietário e solicitar a remoção.
Considerações finais
Links internos e externos precisam ser trabalhados para fortalecer as estratégias de SEO que são aplicadas nas páginas do negócio.
Depois de entender seu conceito e como trabalhar essa ação, vai ficar mais fácil construir uma rede de links de qualidade e que ajuda a plataforma a se tornar mais relevante na web.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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