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Marketing conversacional: saiba como funciona

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O marketing conversacional é ideal para as pessoas que desejam levantar o sucesso em seus negócios e empreendimentos.

Ele ajuda a focar muito mais na experiência do cliente e a buscar melhores métodos de levar um atendimento mais humano e personalizado para ele.

O marketing conversacional é como uma metodologia que faz uso das tecnologias para poder facilitar a interação entre o usuário e a marca o mais rápido possível.

Com isso em mente, o artigo a seguir apresentará aos leitores o que é marketing conversacional e como ele funciona, além disso, apontará uma lista sobre seus maiores benefícios.

Entenda o conceito de marketing conversacional

O marketing conversacional surgiu com a proposta de mostrar ao público que a empresa entende o valor que as conversas podem agregar na sua experiência em um processo de vendas.

Além disso, ele ajuda na automatização de perguntas e respostas que vem de interfaces tanto auditivas quanto visuais, permitindo um atendimento mais eficiente e humanizado.

Marketings desse tipo trabalham também para acabar com a demora para os usuários resolverem problemas em algumas plataformas onde o contato humano não existe, como:

  • Sites de compra;
  • Aplicativos de compra;
  • Lojas virtuais;
  • E-commerces.

Quando o cliente da loja que faz reparo de para brisa trincado consegue a atenção que deseja, ou seja, uma interação com a marca, ele fica muito mais satisfeito.

O marketing conversacional foi aprofundado por pessoas que sabiam que muitos clientes ainda desejam receber conselhos e ser escutados antes mesmo de comprar o produto ou serviço.

O processo de decisão de compras é um dos mais importantes, até porque, para que ele aconteça, a marca deve passar confiança e mostrar o seu diferencial para o usuário.

Quando um negócio consegue mostrar para as pessoas que está sempre disponível para ajudá-las com problemas ou dúvidas sobre a veneziana de policarbonato que desejam comprar, elas se sentem muito mais satisfeitas.

Esse processo pode ser aplicado em inúmeras plataformas online, além das citadas acima, sendo eficiente e trazendo uma série de benefícios que serão listados mais adiante.

Funcionalidade do marketing conversacional

Uma estratégia de marketing conversacional pode ser criada através de uma série de soluções que podem ajudar a alcançar e envolver quem visita um site.

Ele pode funcionar para diversas questões válidas para o negócio que vende filtro de ar de caminhão.

Começando pelo iniciador de conversa, que é aquela mensagem pequena que aparece no canto da tela toda vez que a pessoa entra em um site.

Essa mensagem existe como um incentivo para que os visitantes interajam com o site e a empresa, junto da mensagem personalizada aparece um botão.

Isso permite que ele clique e seja direcionado para uma página de compras ou para um produto que pode ajudá-lo a resolver um problema ou sanar uma dúvida.

Depois de iniciar a conversa, os potenciais leads estarão na ferramenta de captura, e eles falarão na mariola das vezes com um chatbot.

Nessa hora, o chatbot começa a realizar uma série de perguntas de fácil resposta em tempo real para entender o que o usuário precisa.

Nesses casos, se descobre que ele tem dúvidas sobre resina epóxi incolor para piso ou que precisa de uma assistência para sua compra ou que deseja fazer uma transação.

Esse é o momento certo para trabalhar na personalização e mostrar que mesmo que seja um robô, ali a marca está ciente de todas as suas questões.

O chatbot é responsável por qualificar os leads em potencial e fechar o processo de vendas, se esse for o caso, mas, se for algo mais complexo, ele leva o usuário até um atendente humano.

A ideia dos chatbots para atendimentos é fechar compras de uma maneira mais rápida sem demorar e fazer com que o cliente não desista.

Isso permite que o usuário seja atendido mais rápido e que possa chegar a um atendimento humano sem precisar mudar o canal de comunicação.

Os leads que se mostram qualificados são encaminhados para uma pessoa especialista que geralmente é da equipe de vendas.

Com isso, a plataforma de marketing conversacional fornece para a equipe informações sobre as qualificações dos usuários e as respostas de suas perguntas.

Nesse número, o valor real é adicionado, pois os vendedores orientam os usuários através de opções, isso com o intuito de aumentar a confiança na marca até que ele se torne um cliente real.

Porém, a solução de marketing leva esse momento como o mais desafiador, até porque não é uma tarefa fácil transformar os leads em clientes.

Soluções mais modernas podem até incluir a demonstração ao vivo de uma rede laminada para muro que leve a perguntas e respostas que serão respondidas de imediato.

Ou seja, o iniciador de conversa dá aos usuários a grande chance de participar de transmissões ao vivo e também de interagir com a equipe de vendas ao mesmo tempo.

Assim como todas as outras etapas, essa pode ser feita em canais de mídias sociais e outros que estejam envolvidos com marketing.

Quais são os benefícios desse marketing?

O uso do marketing conversacional em empresas de diversos segmentos está crescendo cada dia mais, isso porque ele ajuda a fortalecer a relação com o público e melhorar sua experiência.

Tudo isso só mostra a importância de adotar esse marketing nos dias de hoje. Para entender mais sobre isso, conheça, em seguida, mais alguns benefícios que o marketing conversacional proporciona:

1. Atender mais clientes

A estratégia do marketing conversacional permite que uma quantidade muito maior de clientes seja atendida, e o melhor de tudo, em menos tempo.

Além disso, muitas pessoas ficarão preocupadas, mas não terão a necessidade de aumentar os gastos contratando mais colaboradores.

Isso é ótimo para negócios que precisam atender muitas pessoas ao dia, o que às vezes acaba deixando a equipe exausta.

Essa metodologia permite um atendimento em tempo real, mesmo que não tenha um atendente disponível os chatbots podem ajudar.

2. Maiores chances de fechar negócio

Se o cliente da marca de piso laminado para escritório receber um bom atendimento quando entra em contato com a empresa, ele se sentirá muito satisfeito.

Se esse atendimento for ágil e personalizado, as chances de ele fechar negócio com a empresa e acabar se fidelizando podem subir muito.

Mas, caso contrário, se o atendimento não tiver qualidade nem rapidez, ele irá recorrer para os concorrentes que ofereçam melhores condições.

3. Ajuda em uma boa experiência do cliente

O cliente, além de estar atrás de qualidade nos produtos e serviços que a empresa lhe oferece, busca um atendimento bom e rápido, na maioria das vezes.

Ele quer ser recebido de maneira personalizada e rápida, e deseja conhecer as soluções mais eficientes que o negócio tenha para lhe oferecer.

Com a ajuda da IA, sigla para Inteligência Artificial, como os chatbots já mencionados anteriormente, é possível diminuir muito o tempo de espera, oferecendo respostas rápidas e usando a linguagem certa.

Isso ajuda na experiência positiva do cliente e aumenta os índices tanto de satisfação dele quanto das chances de fidelização.

4. Time mais produtivo

No marketing conversacional, o sistema que a empresa escolhe é responsável por qualificar os leads, achando as pessoas que têm mais probabilidade de fechar negócio.

Isso ajuda a facilitar o trabalho do time de um pet shop de cachorros filhotes, o que aumenta muito a sua produtividade nas vendas já que não precisam mais fazer cada etapa do processo manualmente.

A inteligência também pode ser configurada para coletar dados que o cliente passa, permitindo que os vendedores ofereçam a solução que eles precisam na hora mais conveniente.

5. Elimina a necessidade de espera

A automação no atendimento com a ajuda de chatbots permite que o tempo de espera para ser atendido seja eliminado.

Também evita que o cliente acabe perdendo seu tempo preenchendo formulários com informações que podem levar até dias para terem um retorno.

O que o usuário precisa pode ser resolvido de maneira rápida pelo próprio chatbot, e isso elimina a necessidade dele levar o caso para os atendentes.

Considerações finais

O marketing conversacional está sempre atrás de melhorar as conexões de um negócio que vende perfil canaleta drywall com o seu público.

Com várias mudanças na forma de atender as pessoas, ele ajuda a melhorar os resultados das estratégias de captação, qualificação e conversão de leads.

Seu uso está se popularizando cada dia mais e a tendência é que isso aumente mais e mais com o passar dos anos, afinal, o foco das vendas de uma empresa sempre deve ser o cliente.

Usando a estratégia da maneira correta, a sua empresa poderá se diferenciar dos demais concorrentes e se posicionar no mercado como referência em um bom atendimento e processos otimizados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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