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Marketing de Conteúdo: o que é e como aplicar em seu negócio?

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Marketing de conteúdo e inbound marketing estão inseridos dentro de estratégias de marketing digital, utilizando diversas ferramentas, e até mesmo resgatando alguns processos tradicionais da publicidade, para destacar uma empresa,  uma marca, produtos e serviços. 

De fato, o marketing digital explora diferentes técnicas e táticas para chamar a atenção do usuário, construir sua marca, aumentar o tráfego, atrair leads qualificados e, finalmente, converter usuários casuais em clientes pagantes.

Para isso acontecer, é preciso ter a estratégia certa, dentro de um plano de ação projetado para atingir um objetivo geral ou de longo prazo. 

Dessa forma, todo esse plano envolve uma combinação de atividades planejadas realizadas online para atingir um objetivo de negócio específico. 

Em outras palavras, significa realizar atividades previsíveis no momento certo, por meio dos canais online mais adequados, para aumentar a receita e construir relacionamentos a partir do inbound marketing e do marketing de conteúdo.

Inbound marketing serve para atrair leads

O inbound marketing compreende os métodos e táticas que exigem a permissão do cliente em potencial antes de chegar à sua esfera de conhecimento, como alarmes monitoradof  para a empresa em questão.

A estratégia de inbound marketing exige atenção e é convidativa. 

Pense em folhetos pendurados na maçaneta da porta ou sob os limpadores de pára-brisa, por exemplo, ou outdoors disponíveis ao lado da estrada enquanto você dirige. 

O usuário não pediu nenhuma dessas experiências. Em vez disso, a marca empurrou a mensagem para um público amplo.

Por outro lado, o inbound marketing é convidativo e não intrusivo. Ele coloca o usuário no controle, optando por receber conteúdo da sua marca.

O marketing de conteúdo no inbound marketing

O termo marketing de conteúdo refere-se a um método de divulgação que inclui a criação e compartilhamento de conteúdo online que não apenas promove uma marca, mas é projetado para incentivar seu público a visitar o site de uma marca. 

O reconhecimento da marca de um serviço de avcb bombeiro, por exemplo, é aumentado usando a narrativa e o compartilhamento de informações, exatamente como proposto pelo inbound marketing.

O objetivo é fazer com que os leitores deem um passo para se tornarem clientes, como:

  • Baixar um e-book;
  • Fazer uma compra;
  • Inscrever-se em um webinar;
  • Ler um artigo no blog;
  • Solicitar mais informações.

Geralmente, o marketing de conteúdo trata de oferecer benefícios ao consumidor, em vez de apenas comercializar uma marca. 

Com o marketing de conteúdo, você pode construir um relacionamento sustentável com seus clientes, o que pode levar a inúmeras vendas ao longo do tempo.

5 motivos para utilizar marketing de conteúdo 

O marketing de conteúdo leva ao crescimento do negócio. 

Ter conteúdo em seu site dá motivos para as pessoas visitarem, aprenderem e se tornarem clientes, como uma proposta apropriada que o inbound marketing tem como finalidade. 

Por isso, vale identificar 5 razões pelas quais o marketing de conteúdo pode, e deve, ser incluído em uma estratégia de inbound marketing. 

  1. Conteúdo como base da campanha publicitária

Uma estratégia de conteúdo é crucial se você pretende lançar uma campanha de marketing digital para vender chuveiro de emergência para estabelecimentos de hospedaria, como hotéis e pousadas.

A razão para a prática de SEO (Search Engine Optimization), ou seja, a otimização do motor de busca, é o conteúdo das páginas que são classificadas nos resultados da pesquisa. 

Os anúncios pagos, como PPC (Pay Per Click), em que se paga por clique de um usuário, depende do conteúdo, pois forma as páginas de saudação que puxam o tráfego de seus anúncios.

A postagem do blog que você compartilha nas redes sociais, as páginas que você otimiza e as palavras que você usa online para melhorar sua reputação são todos conteúdos. 

Não importa o que você está tentando alcançar, o conteúdo é a base.

  1. O público é informado pelo conteúdo

Um conteúdo bem escrito informa ao seu público sobre o seu negócio. Uma parte substancial de seus clientes em potencial tem questões fundamentais que aborda em diferentes pontos de ação.

Criar conteúdo que informe seu público não é apenas revelar fatos fascinantes; você os está ajudando a tomar a decisão de compra certa, simplificando suas vidas e fazendo um bom negócio para você. 

Essa é uma situação em que ganham todos os envolvidos. Um cliente em potencial mais informado tem mais chances de se tornar um cliente pagante, tudo porque você se deu ao trabalho de fazer a página com conteúdo relevante.

  1. Criar um bom conteúdo leva a conversões

Toda vez que um de seus visitantes faz um movimento para se tornar um cliente em seu site, isso é visto como uma conversão. 

As conversões são o que ajudam o seu negócio voltado para a venda de cortinas blackout a crescer. 

O primeiro passo para adquirir conversões é divulgar seu conteúdo, mas, uma vez lá, ele deve trazer o maior número possível de novos clientes.

  1. Conteúdo impulsiona engajamento nas redes sociais

A tração nas redes sociais pode ser alcançada redirecionando o conteúdo. 

Com seu conteúdo, você pode compartilhar links e citações importantes, incentivando os leitores a compartilhá-los nas próprias plataformas de rede social online. 

Aumentar ainda mais a clareza ao incluir imagens ou pensamentos poderosos em seu conteúdo permite que os usuários os compartilhem no Twitter e no Facebook.

A rede social oferece uma linha direta com os clientes que buscam por curso nr 10 que possa ser aplicado em indústrias, e que não pode ser duplicada por nenhum outro canal de marketing. 

Você pode envolver seu público por meio de postagens, comentários e engajamento e, a partir de então, construir um relacionamento autêntico com sua base de clientes. 

A entrada direta, por meio de inbound marketing, de clientes genuínos, pode ser inestimável para criar e refinar sua estratégia de marketing de conteúdo.

Seus clientes atuais podem promover sua empresa por meio do compartilhamento social se você criar conteúdo profissional regularmente.

  1. A proeza da sua marca é refletida em seu conteúdo

Você pode mostrar sua marca, seu empreendimento e sua experiência por meio do conteúdo que você cria. 

Entre as razões pelas quais o marketing de conteúdo é eficaz está na ampla variedade de canais.

Usando um blog, um vídeo, um podcast, um whitepaper, um e-book ou um vídeo, você pode responder a uma pergunta semelhante do cliente.

É impossível aplicar um modelo de aprendizagem a todas as situações. 

Algumas pessoas preferem ler independente de os vídeos estarem disponíveis. Outros preferem palestras ou podcasts. 

Diversificar como suas óticas em mauá sp é vista pelo consumidor pode aumentar o reconhecimento junto ao público-alvo, e então construir sua posição como autoridade em seu campo de atuação.

Tipos e benefícios do marketing de conteúdo

Dada a importância do marketing de conteúdo, é preciso contar com estratégias dedicadas, a fim de estabelecer autoridade sobre o setor, junto ao mercado consumidor e também a concorrência. 

Comece com uma estratégia de conteúdo bem pesquisada que aplique dados, pesquisa, personas de compradores e insights do seu negócio logo você começa a ver os resultados.

A seguir estão alguns tipos de marketing de conteúdo que podem ser aplicados em uma estratégia de inbound marketing. 

  1. E-mail marketing

Nutrir seus clientes por meio de um e-mail é uma maneira crítica de retê-los e converter mais vendas. Mas por que parar por aí?

Segmentar listas e personalizar ainda mais por meio da automação gera resultados ainda melhores.

  1. Conteúdo otimizado para SEO

Não se trata de escrever para mecanismos de pesquisa, é uma cópia que fala com seu público. 

Um conteúdo bem escrito sobre empresa de portaria responde a perguntas, consultas e pontos de interesse obtidos a partir de dados de pesquisa, ao mesmo tempo em que garante a classificação de palavras-chave relevantes, direcionando usuários engajados ao seu site.

  1. Relações públicas digitais

Boas reputações são conquistadas com muito esforço e facilmente perdidas, especialmente em um ambiente volátil como o espaço digital. 

Um trabalho adequado de relações públicas, tanto no ambiente online quanto offline, é um conjunto de habilidades diferente da sua escrita média de conteúdo. 

Envolva-se com uma agência de relações públicas, ou mantenha um profissional por perto, para garantir a melhor experiência e resultado para sua marca.

  1. Promoção de conteúdo

Criar o conteúdo, sejam dados, comentários sobre serviços de enfermagem domiciliar, artigos de liderança de pensamento, peças fechadas ou criativas e interativas, é apenas metade do trabalho. 

De forma contínua, esse conteúdo, por mais incrível que seja, precisa ser ampliado se quiser ganhar suas listas e trazer leads.

  1. Gerenciamento de reputação

As primeiras impressões do seu negócio podem começar com uma pesquisa online. 

Seu site e sua marca precisam ecoar quem e o que você é, tanto para o mercado consumidor, como para os concorrentes do setor. 

O conteúdo e as mensagens precisam ser autênticos e reais. Cada pedaço de conteúdo cresce a partir daqui.

Conclusão

Combinar marketing de conteúdo e inbound marketing dentro de um planejamento amplo do marketing digital pode parecer assustador, à princípio, mas com uma equipe profissional, tudo pode funcionar de diferentes maneiras.

Enfim, é apenas uma questão de planejar uma estratégia coesa, organizar fluxos de trabalho e melhorar a colaboração.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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