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Marketing de influência: saiba como trabalhar com influenciadores

Marketing de influencia saiba como trabalhar com influenciadores o que e beneficios gerados dicas para trabalhar com influenciadores

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Atualmente, uma das estratégias mais utilizadas por empresas de diversos ramos é o Marketing de influência. É possível que você ainda não tenha se deparado com esse termo, mas é bem provável que já tenha testemunhado a utilização desse tipo de marketing.

O objetivo do marketing de influência é aproveitar o poder de persuasão de algumas personalidades online, utilizando estes indivíduos para promover produtos ou serviços de maneira orgânica e autêntica.

É possível aplicar a estratégia de diversas formas, em vários mercados, influenciando desde pessoas que desejam contratar um serviço de segurança, comprar divisória de ambiente, e diversos outros tipos de produto.

Sem mais delongas, saiba tudo sobre a definição do termo, e anote valiosas dicas de como trabalhar com influenciadores.

O que é Marketing de influência 

Primeiramente, podemos dizer que o marketing de influência é uma estratégia de marketing que se baseia em pessoas que têm uma grande influência ou autoridade em um determinado nicho ou indústria.

Essas pessoas são conhecidas como influenciadores e podem ser celebridades, profissionais de mídia social, blogueiros, criadores de conteúdo online ou outros indivíduos que possuem um grande alcance e seguidores em redes sociais ou em outros canais de mídia.

Atualmente, a expansão da internet e das redes sociais fez com que diversas pessoas ganhassem a posição de influenciador, adquirindo um grande número de seguidores. 

É possível que você conheça algum desses indivíduos e até mesmo os acompanhe em alguma plataforma online.

Empresas dos mais variados ramos, como serviços de manutenção predial, por exemplo,  perceberam que essas pessoas possuem um alto alcance e viram a oportunidade de realizar parcerias de divulgação, o que gerou o marketing de influência.

Tipos de influenciadores digitais

Vamos falar brevemente sobre os diferentes tipos de influenciadores digitais, também conhecidos pelo termo em inglês, “influencers”. Afinal, há diversas maneiras utilizadas para separá-los em categorias.

Primeiramente, temos a separação em quantidade de seguidores nas principais redes sociais. 

Normalmente, a mais utilizada para essa medida é o Instagram, uma das mais populares. Porém, atualmente, o TikTok também ganhou muita popularidade e é colocado nessa métrica. A separação utilizada é:

  • Influenciador “nano”: Entre mil e 10 mil seguidores;
  • Influenciador “micro”: Entre 10 mil e 50 mil seguidores;
  • Influenciador médio: Entre 50 mil e 500 mil seguidores;
  • Influenciador “macro”: entre 500 mil e 1 milhão;
  • Influenciador “mega”: Mais de 1 milhão de seguidores nas redes.

Além dessa categorização, também contamos com diferentes tipos de digitais influencers no mercado. Essa separação é extremamente importante na hora de selecionar os indivíduos em determinadas campanhas.

Celebridades

Influenciadores celebridades são aqueles que possuem um alto número de seguidores e de influência sobre seu público, de forma geral. São os que possuem maior alcance, normalmente estão na categoria “mega”.

Seu poder de gerar engajamento é grande, por isso, diversas marcas os procuram.

Autoridades

Influenciadores são os que têm conhecimentos consideráveis sobre determinados assuntos e, por isso, costumam influenciar as pessoas interessadas nestes nichos e ter suas opiniões respeitadas.

Um influenciador autoridade em química, por exemplo, poderia representar muito bem uma marca responsável por comercializar nitreto de silício. Esse tipo de influenciador pode estar em qualquer uma das categorias de número de seguidores.

Jornalistas

Jornalistas também podem ser influenciadores digitais, dependendo da sua popularidade, engajamento e conhecimento em determinados assuntos. Podem se enquadrar em diversas categorias quanto à quantidade de seguidores.

Influenciadores locais

Influenciadores locais conversam com um público específico, em regiões menores ou até mesmo cidades. Normalmente, não passam da categoria “médio” e tem sua influência exercida em um público um tanto quanto nichado.

Eles podem tratar de assuntos diversos nas regiões que atuam, como por exemplo, o valor de vistoria veicular em determinada cidade e fazer propaganda para alguma empresa neste ramo.

Trendsetter

Assim como os influenciadores autoridade, os trendsetters dominam um determinado assunto, porém, eles são conhecidos por serem defensores de causas importantes, ou por apresentarem fortes opiniões em alguns temas.

Os trendsetters também podem ser encontrados em várias categorias quanto ao tamanho nas redes sociais.

Ecossistema de influencers 

Enfim, temos o chamado ecossistema de influenciadores que consiste em grupos de pessoas que atuam em um mesmo nicho, mirando um público-alvo em comum, por possuírem autoridade ou conhecimento em assuntos específicos.

Normalmente, os ecossistemas reúnem um alto número de seguidores, mas cada um dos influenciadores pode estar em qualquer categoria das listadas anteriormente.

Benefícios gerados pelo Marketing de influência

Agora que você já sabe o que são influenciadores digitais e o tipo de marketing que trabalha com estes indivíduos, vejamos melhor os benefícios gerados por estas estratégias.

Aumento do alcance e exposição

Primeiramente, ao trabalhar com influenciadores, é possível alcançar um público mais amplo e expor a sua marca a novas pessoas. Evidentemente, quanto maior o número de seguidores do influencer, mais pessoas serão atingidas e poderão conhecer a sua marca.

Se você possui um site da sua empresa de administração de condomínios em São Paulo, por exemplo, poderá conquistar um maior número de acessos, gerando mais leads, que são potenciais clientes para a sua marca.

Maior confiança e autoridade

A segunda vantagem é que, além de atingir mais pessoas, elas serão engajadas a confiar no seu negócio. Se um influenciador recomenda o seu produto ou serviço, isso pode aumentar a confiança do público e a autoridade da sua marca.

As pessoas tendem a confiar bastante em quem elas seguem e admiram, que é o caso dos digitais influencers.

Maior engajamento e interação

O marketing de influência pode ajudar a gerar mais engajamento e interação com o público, o que pode levar a mais vendas e a uma maior participação nas redes sociais.

Isso porque as pessoas influenciadas tendem a, de fato, seguir com as interações com a marca, por confiarem nos influenciadores que as recomendam. 

Portanto, seja a sua empresa uma fabricante de portas de alumínio, ou uma vendedora de sapatos, o marketing de influência pode aumentar seu engajamento.

Maior eficiência

Também podemos dizer que o marketing de influência é extremamente eficiente, afinal, ao trabalhar com influenciadores, é possível atingir um público mais segmentado e, portanto, mais propenso a comprar o seu produto ou serviço.

Isso pode aumentar a eficiência das campanhas de marketing e levar a um ROI (retorno sobre o investimento) mais alto.

Maior flexibilidade

Por fim, dizemos que as campanhas realizadas com influenciadores digitais são extremamente flexíveis. O marketing de influência permite que você seja mais criativo e flexível na forma como apresenta a sua marca ao público.

É possível adaptar as estratégias aos conteúdos produzidos pelos influencers, fazendo com que as campanhas sejam ainda mais eficientes com o público, que está acostumado com aquele tipo de material.

Por exemplo, sua empresa quer vender um modelo de estante em aço inox e contrata um influenciador que faz vídeos engraçados nas redes sociais. 

É possível fazer uma campanha com diversos materiais cômicos, que são familiares ao público desse influencer, mas que mostrem os benefícios do seu produto.

Dicas para trabalhar com influenciadores

Agora que você já sabe os principais benefícios do marketing de influência, acompanhe algumas das dicas mais valiosas para trabalhar com esse tipo de estratégia, e como lidar com os influenciadores digitais.

Defina os objetivos da campanha

Antes de tudo, para realizar qualquer estratégia de marketing, é necessário definir quais são os objetivos da empresa com as campanhas. 

O que você deseja no momento? Aumentar o número de visitantes do seu site? Conquistar mais leads? Fazer mais vendas? Fidelizar os consumidores? Lançar um novo produto?

Estas são apenas algumas das perguntas que você deve fazer. É importante definir os objetivos para traçar todos os planos da campanha e como ela vai ser e operar.

Saiba qual é o seu público-alvo 

Tão importante quanto definir o objetivo da sua estratégia de marketing é saber qual o público-alvo da sua empresa e quem são as pessoas que você pretende atingir com a campanha que será realizada.

O marketing de uma empresa que oferece um serviço de transporte de máquinas pesadas será totalmente diferente de uma que oferece cursos de primeiros socorros, por exemplo, pois atinge potenciais clientes totalmente diferentes.

Portanto, saiba qual será a sua atuação no mercado, quais segmentos você visa atingir.

Encontre os influenciadores que se adaptem ao que foi constatado

Após definir os seus objetivos e saber qual é o seu público-alvo é necessário que você encontre os influenciadores corretos para a sua campanha. Você precisa escolher alguém que tenha autoridade, influência ou o alcance que melhor se adapta às suas necessidades.

Não é recomendado selecionar um digital influencer que seja popular em alguma área totalmente diferente da que a sua marca atua. 

Quanto maior a familiaridade e a autoridade do influenciador sobre o seu tipo de produto ou serviço, mais eficiente sua campanha tende a ser.

Lembre-se que o público de cada influenciador tem interesse pelas áreas que ele melhor atua. Seja moda, indústria, gastronomia, videogames ou esportes.

Além disso, a quantidade de seguidores do influenciador também pode variar de acordo com seus objetivos. Se você busca mais acessos, procure por influenciadores maiores, se deseja conquistar um público qualificado, opte por influencers autoridade.

Mensure os resultados e adapte as campanhas

Por fim, é necessário que você acompanhe o andamento da sua campanha durante toda sua realização, afinal, a estratégia selecionada precisa ser eficiente.

Se os resultados obtidos estiverem longe dos desejados, é necessário fazer adaptações nas estratégias, mudando de influenciador ou alterando a atuação, por exemplo. Agora, se os resultados são positivos e o retorno do investimento é o esperado, você pode continuar com as campanhas.

É importante lembrar que o marketing de influência, assim como todos os outros, demanda certo investimento. É necessário pagar pelo trabalho dos influenciadores que irão divulgar a sua marca, além de disponibilizar parte de seus produtos sem custos para os indivíduos.

De qualquer forma, as estratégias focadas nos influenciadores digitais são cada vez mais comuns e, como visto, podem trazer diversos benefícios para o seu negócio. 

Portanto, você pode analisar como a sua empresa consegue atuar nessa área e obter os diversos benefícios disponíveis. Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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