Marketing multinível é uma estratégia de vendas também conhecida como marketing de rede e na verdade funciona mais como um modelo de vendas no qual os lucros são provenientes da venda de produtos ou serviços.
Isso acontece porque a empresa faz o recrutamento de novos vendedores que vão formar uma rede. Só que muitos indivíduos que estão procurando uma oportunidade de renda acabam desconfiando desse trabalho.
Ele costuma ser confundido com pirâmide, só que na verdade o marketing multinível é uma prática legítima e executada com sucesso por diferentes empresas do mundo todo, inclusive no Brasil.
Muitas pessoas começam nesse trabalho como uma segunda fonte de renda, mas acabam permanecendo, porque ele pode se tornar fonte de renda única desde que a pessoa se dedique e saiba trabalhá-lo do jeito certo.
A prática é totalmente legalizada e não tem nada a ver com pirâmide, por isso as pessoas podem investir tranquilamente e ainda existe a oportunidade de trabalhar com um tipo de produto que mais agrada.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, este artigo vai explicar o que é marketing multinível, como funciona e quais são os seus principais benefícios.
O que é marketing multinível?
Marketing multinível, também conhecido como marketing de rede, é uma metodologia de vendas em que os lucros são provenientes tanto de produtos e serviços quanto do recrutamento de vendedores.
Pessoas que trabalham dessa forma precisam se esforçar para vender, além da capacidade de treinar novos profissionais que desejam fazer parte da rede. Quando chegam nesse nível, começam a ter lucro indireto.
É possível vender diversos tipos de solução dessa forma, como no caso de suprimento para impressora zebra, visto que ele é proveniente das vendas diretas que são trabalhadas diretamente com os consumidores.
A principal característica das vendas diretas é que não existe estabelecimento comercial fixo, o que ajuda a promover um contato pessoal entre vendedor e cliente.
Como funciona o marketing multinível?
O objetivo da marca que adota essa modalidade de vendas é estimular vendedores a formarem uma rede com diversos profissionais de vendas que vão comercializar os produtos e serviços vendidos pela empresa.
A receita dos vendedores é proveniente dos negócios que conseguem fechar e das comissões de vendas realizadas por eles.
Para os vendedores, é uma forma de aumentar o rendimento, algo que não seria possível se estivessem trabalhando sozinhos. Além do mais, existe um número limitado de vendas que o profissional pode fazer em um único dia.
Para a organização, essa opção ajuda a marca a crescer e aumenta a quantidade de distribuidores em locais que dificilmente ela conseguiria entrar.
Benefícios de usar a estratégia
O marketing multinível traz muitas vantagens para os profissionais. Da mesma forma, marcas que vendem seus produtos dessa maneira, como no caso de uma empresa especializada em drywall, também é muito benéfico. Entre os benefícios, estão:
- Mais autonomia no trabalho;
- Suporte de grandes marcas;
- Ganhos escaláveis;
- Renda extra.
Sem dúvidas, um dos maiores benefícios do marketing multinível é a autonomia no trabalho, uma vez que se trata de uma modalidade que traz muita liberdade para quem trabalha com ela.
O vendedor vai escolher quantas horas por dia vai se dedicar ao trabalho, o tipo de produto que vai comercializar e o público para quem vai vender. No entanto, não se deve esquecer de que o ganho é proporcional à produtividade.
Trabalhar com vendas diretas é atuar em um mercado consolidado pelos números e por empresas renomadas. Trata-se de um setor que movimenta muito dinheiro anualmente, por isso, é uma oportunidade valiosa.
Marcas muito famosas já trabalham dessa maneira por conta da estrutura e planos bem definidos de comissão e bonificação. Também é a oportunidade de vender produtos de qualidade e ter acesso à capacitação.
Também existe respeito e compromisso com os revendedores por parte das marcas, entre outras questões relevantes.
É possível vender diferentes tipos de produtos por meio das vendas diretas, como no caso de porta comercial aço, e uma de suas principais características é seu modelo de ganhos escalável.
Quando o vendedor recruta um novo distribuidor, com o passar do tempo, ele também vai criar sua própria rede e as pessoas que farão parte dela também poderão criar suas próprias equipes e isso vai acontecendo sucessivamente.
Essa escalabilidade é o que caracteriza o marketing de rede e amplifica os ganhos dos vendedores. Só que a maioria das empresas de marketing multinível limita os ganhos do líder depois que ele alcança uma quantidade na equipe.
A Barreira dificilmente vai passar de 5 redes criadas e a intenção disso é manter os ganhos baseados em vendas, além de evitar que o recrutamento se torne o único canal de receitas do profissional.
Diferença entre marketing multinível e pirâmide
Uma das maiores polêmicas em torno do marketing multinível é o fato de ser confundido com pirâmide. Só que tanto uma empresa de piso tátil adesivo quanto qualquer outra pode fazer parte porque se trata de uma atividade legalizada.
O que acontece é que uma parte do lucro do vendedor é gerada por meio do nível de produtividade dos distribuidores recrutados e muita gente acha que se trata de um esquema de pirâmide. Só que a verdade é que as coisas são bem diferentes.
A pirâmide é algo ilegal no Brasil, além de possuir 3 características determinantes para que possa ser identificada. Uma delas é o fato de que não existem produtos e serviços comercializados para quem está fora da pirâmide.
Se houver algum tipo de mercadoria, elas não têm valor de mercado compatível com o investimento inicial para poder entrar no esquema. Quem já está participando só vai receber os lucros quando surgirem novos entrantes.
Mas é algo totalmente diferente de vender, por exemplo, uniforme jeans masculino por venda direta. Quem investe para entrar só consegue se manter na pirâmide se puder convidar outras pessoas, assim gera lucro para ele mesmo e para quem está no topo.
Só que as pirâmides têm um prazo de validade, visto que a qualquer momento, começa a ficar difícil recrutar mais pessoas, o que interrompe o fluxo de dinheiro e desmonta a pirâmide.
Esse formato também não oferece treinamentos para os vendedores e os processos são contínuos ao longo do tempo.
Para ter certeza que não está participando de um esquema de pirâmide, a pessoa pode verificar se a marca com quem vai trabalhar uma estratégia de marketing multinível não se trata de uma pirâmide.
Para isso, basta consultar o site da ABEVD para se certificar. Lembrando que mesmo que o esquema de pirâmide pareça muito bom e tentador, não se deve participar porque se trata de um processo fraudulento.
Fatores legais do marketing multinível
Para que uma pessoa se sinta segura em vender espelho de vidro para sala, é interessante conhecer um pouco mais sobre o assunto.
Por conta de algumas confusões envolvendo o marketing multinível e os sistemas de pirâmide fraudulentos, foi necessário criar algumas regras rígidas para trabalhar dessa forma.
Todas foram reunidas no Código de Ética para proteger os consumidores e os vendedores e com isso originou-se a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD).
Ela possui vários objetivos em seu código de ética e um deles é contribuir para a promoção de concorrência leal, assim como melhorar a percepção da sociedade sobre o conceito de venda direta.
Os indivíduos precisam compreender que é possível vender de tudo dessa maneira, como no caso de escada pré moldada para sala, algo que traz oportunidade de trabalho gera renda.
O desemprego é uma realidade cada vez mais complicada no Brasil e as vendas diretas já se mostram há muito tempo como uma excelente saída para quem está passando por esse problema.
A pessoa não precisa ter nenhum tipo de formação ou curso específico para atuar, no entanto, precisa de muita dedicação e esforço para que seus ganhos sejam expressivos.
De qualquer forma, é possível escolher uma modalidade de produtos, como estrutura de alumínio para telhado, para começar a vender e, com isso, ter a oportunidade de trabalhar com o que se gosta e no horário mais conveniente.
Considerações finais
O marketing multinível é uma solução viável e importante para pessoas que precisam de uma renda extra ou até mesmo estão procurando uma oportunidade de trabalho.
Além de trazer essas oportunidades, ele também traz mais liberdade de atuação para os profissionais que atuam com esse tipo de venda, tendo em vista que podem fazer seus próprios horários e trabalhar pela quantidade de horas que desejarem.
O melhor de tudo isso é que os ganhos são proporcionais ao trabalho realizado, o que significa que uma pessoa pode escolher o quanto deseja ganhar.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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