Fazer marketing nas redes sociais é uma necessidade hoje em dia, sendo uma estratégia que traz excelentes resultados, principalmente para quem quer vender na internet.
Mas para que as estratégias sejam um sucesso e o investimento seja realmente positivo, é necessário fazer um bom planejamento e se dedicar a conhecer o público, identificando ações que trazem bons retornos.
Não é de hoje que as redes sociais fazem parte do planejamento de marketing das marcas, pois por meio delas as companhias conseguem se comunicar melhor com os consumidores, mantê-los atualizados e, até mesmo, melhorar o atendimento.
Chega a ser estranho não encontrar uma empresa nessas plataformas, tanto é que quando isso acontece, o consumidor chega a duvidar de sua existência ou idoneidade. Mas existem muitas e não é necessário ter um perfil em cada uma delas.
Para fazer marketing nas redes sociais, basta escolher as plataformas onde o seu público está presente e prezar pela qualidade dos conteúdos compartilhados.
Para entender um pouco mais sobre o assunto e ajudar o seu negócio a se destacar nesses canais, vamos explicar o que é marketing nas redes sociais, como fazer e quais são suas vantagens.
O que é marketing nas redes sociais?
Marketing nas redes sociais nada mais é do que estratégias que são trabalhadas nessas plataformas, tendo como intuito promover as empresas, seus produtos e serviços.
É uma maneira de incluir o negócio no ambiente digital e conquistar um público maior. A organização também pode explorar essas plataformas para melhorar o relacionamento com a audiência e se posicionar como autoridade naquilo que faz.
Ademais, uma confecção de uniforme personalizado para salão de beleza pode usar as redes sociais para melhorar o atendimento ao cliente.
Como fazer marketing nas redes sociais
Não basta apenas criar um perfil para o seu negócio e esperar que as coisas aconteçam. Se o empreendedor quiser ter resultados satisfatórios, precisa saber trabalhar boas estratégias nas redes sociais.
Mas mesmo com as melhores práticas, é fundamental ter em mente que os resultados não são imediatos, e é exatamente por isso que as práticas precisam ser muito consistentes. Dentre as dicas estão:
Saber quem é o seu público
Para saber em quais plataformas criar o perfil do seu negócio, primeiro é necessário conhecer o seu público. Isso é importante, inclusive, quando uma empresa busca outras ou então profissionais para futuras parcerias.
Procure conhecer com quem a empresa vai falar, pois todas as estratégias de comunicação estarão voltadas para essas pessoas. Dentre as características que você precisa conhecer são:
- Gênero;
- Idade;
- Localização;
- Dores;
- Necessidades.
É com base nessas informações que um fabricante de janela de vidro pivotante horizontal saberá em quais plataformas deve estar presente, como falar com essas pessoas e quais produtos vão solucionar suas necessidades.
Ter um perfil descontraído
Ninguém acessa as redes sociais para comprar alguma coisa ou apenas para ver propagandas. Estamos falando de um espaço descolado e descontraído, onde algumas empresas podem adotar uma linguagem mais leve em suas postagens.
Isso ajuda a aumentar o grau de proximidade e faz com que a audiência se sinta mais interessada pelo perfil do negócio.
Mesmo no caso de empresas ou profissionais que precisam usar uma linguagem mais formal, as redes sociais ainda permitem uma comunicação mais descontraída, sempre mantendo o respeito e a cordialidade.
Acompanhar os resultados
Uma das maiores vantagens de fazer marketing pelas redes sociais é que essas plataformas oferecem informações sobre o desempenho das postagens, como no caso do alcance, engajamento e quantidade de seguidores.
Monitorar essas informações é fundamental para saber se suas estratégias estão realmente trazendo os resultados esperados ou se é necessário rever alguns pontos.
Um fabricante de porta articulada pode optar por soluções que ajudam a fazer essas análises de maneira mais completa do que as ferramentas oferecidas pelas próprias redes sociais.
São softwares que oferecem insights e colaboram com a gestão das redes sociais. Mas é importante dizer que não existe uma fórmula pronta para trabalhar as estratégias de marketing.
Na verdade, tudo depende muito do nicho de atuação do negócio e do público com quem ele trabalha, sem falar que é fundamental considerar os objetivos da corporação.
Criar conteúdos de valor
Uma das maiores vantagens de trabalhar com as redes sociais é o fato que elas permitem estabelecer um relacionamento duradouro com as pessoas. Mas para que isso realmente aconteça, é necessário criar conteúdos de qualidade.
Em outras palavras, a companhia não deve falar apenas de seus produtos e serviços, mas também investir na criação de materiais voltados aos interesses das pessoas.
Para fazer isso, um fabricante de painel de led externo outdoor deve utilizar a regra de Pareto, também conhecida como 80/20 e que ajuda a definir melhor como as publicações serão distribuídas.
Esse princípio afirma que o ideal é que 80% dos conteúdos publicados nas redes sociais sejam de cunho informativo ou descontraído, enquanto 20% se dedicam exclusivamente a vender.
Para organizar melhor essas publicações, é fundamental criar um calendário editorial, de modo que a empresa consiga planejar os conteúdos e fazer sua distribuição.
O calendário também ajuda a organizar a data certa de cada postagem e evita que o responsável pelas plataformas se esqueça de publicar.
Usar linguagem simples e direta
O blog é um dos canais mais utilizados pelas empresas porque é nele que as marcas publicam conteúdos maiores e mais detalhados. Dependendo do assunto que você quer falar, é necessário explicar conceitos e utilizar abordagem completa.
É assim que os leitores vão compreender e ampliar seu conhecimento e notar que a marca é uma autoridade naquilo que faz.
Entretanto, ao criar publicações para as redes sociais, um fabricante de escada madeira com vidro deve usar linguagem mais direta e simples, visto que nessas plataformas as pessoas procuram conteúdos rápidos e fáceis.
Vantagens do marketing nas redes sociais
Fazer marketing nas redes sociais traz muitas vantagens para as empresas, e tem entre as que mais se destacam estão:
- Excelente custo-benefício;
- Autenticidade;
- Melhorias em outras estratégias;
- Liberdade de criação;
- Melhora no atendimento;
- Autoridade de marca;
- Bom posicionamento.
Ao investir nas redes sociais, a empresa pode publicar quando quiser e sem custos nenhum, criando um relacionamento positivo com as pessoas e estando presente no dia a dia delas.
Embora existam as campanhas pagas, no geral, o marketing nas redes sociais é muito mais barato. Justamente para poder publicar sem custos, é uma oportunidade de falar um pouco mais sobre a marca e seus diferenciais.
Um fabricante de tela para porta de sacada constrói sua autenticidade e faz com que as pessoas confiem mais em seus produtos e serviços.
Além disso, os custos acessíveis para fazer marketing nas redes sociais permite que a marca esteja presente em outros meios de comunicação, tanto dentro quanto fora da internet. Portanto, é uma forma de melhorar as demais estratégias usadas.
É possível coletar muitas informações por meio dessas plataformas e elas ajudam a entender um pouco mais sobre o público que compra com você. A organização pode testar diferentes abordagens criativas e encontrar aquela que mais combina com sua audiência.
Uma oficina especializada em manutenção carros ford pode aproveitar as facilidades das redes sociais para melhorar ainda mais o atendimento ao cliente.
Isso é importante porque o consumidor moderno espera encontrar atendimento de qualidade, a qualquer hora do dia ou da noite. Seu negócio pode automatizar a comunicação nas redes sociais e estar disponível sempre que seus clientes precisarem.
Ter uma presença constante nesses sites é fundamental para construir autoridade de marca. No dia a dia, conforme seu negócio compartilha as publicações, mostra para as pessoas que entende daquilo que faz.
Elas vão começar a enxergá-lo como um especialista no assunto, compartilhar suas publicações e fazer com que elas alcancem um número ainda maior de usuários. Ao longo do tempo, isso ajuda a construir a autoridade de marca.
Por fim, as estratégias nas redes sociais também ajudam um berçário particular a melhorar seu posicionamento na internet, principalmente nos resultados de pesquisa do Google.
Ter um bom posicionamento é fundamental para que mais pessoas encontrem a empresa, para aumentar o tráfego em seu site e trazer mais oportunidades de negócios.
Considerações finais
Como vimos, as redes sociais são fundamentais para qualquer empresa que queira construir uma presença positiva na internet e estar sempre perto dos consumidores.
Por meio de estratégias simples, o perfil do seu negócio estará sempre cheio de publicações relevantes para o público e trará os resultados que a organização espera. Com isso, terá acesso a todos os benefícios que só essas plataformas conseguem proporcionar.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.