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Marketing pessoal: por que é importante?

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O marketing pessoal, se for corretamente aplicado, pode favorecer a carreira profissional do indivíduo, ajudando-o a construí-la da forma que desejar, porque ele faz com que suas habilidades e diferenciais sejam ressaltados.

Ele é importante porque possibilita que a pessoa conquiste o seu primeiro emprego, ganhe um aumento ou receba uma promoção.

Ele também é necessário dentro das empresas, porque existe uma necessidade de o profissional vender a sua imagem, da melhor maneira possível, quanto às suas capacidades, e pode ser usado no dia a dia para benefício individual.

Conheça a definição de marketing pessoal

Trata-se de um conjunto de técnicas e estratégias de marketing que são usadas para promover a imagem de uma pessoa, auxiliando-a a ganhar mais autoridade e visibilidade na área em que atua.

O marketing pessoal tem como objetivo fazer com que o indivíduo seja visto como como um especialista em aulas de direção categoria D, tornando-o referência como um professor nessa área, por exemplo.

Portanto, o marketing pessoal ajuda o especialista a ser mais conhecido entre as pessoas e a se tornar o primeiro nome que vem na memória quando alguém pensa em uma pessoa que trabalhe uma área específica.

O marketing pessoal é uma promoção individual que alguém precisa conseguir passá-la mediante informações que não só convençam outras pessoas de que ela é uma referência no que faz, mas também a que mais pode ser indicada.

Assim, quando alguém pedir alguma indicação de um cuidador de idoso noturno, consequentemente o nome desse profissional será o primeiro a ser lembrado e a indicação será passada para outra pessoa.

Ainda com relação à sua importância, é por meio de um bom marketing pessoal que as empresas conseguem profissionais mais qualificados, principalmente os autônomos, que têm crescido muito nos últimos tempos.

Portanto, destacar-se entre eles tem sido um constante desafio e para isso um motoboy delivery comida, que nem sempre é contrato da empresa, mas pessoa jurídica, precisa estar bem treinado quanto à qualidade e agilidade na entrega, por exemplo.

A marca pessoal produzida por um indivíduo faz com ele tenha mais oportunidade de trabalho e desenvolva mais adequadamente a sua carreira.

Benefícios de colocá-lo em prática

O marketing pessoal traz inúmeras vantagens, não só para o profissional, mas também para a empresa, tais como:

  • Aumento da visibilidade no mercado de trabalho;
  • Maior possibilidade de divulgação do trabalho pessoal;
  • Aumento da autoridade no ramo de atuação;
  • Maiores oportunidades profissionais;
  • Aumento de clientes, quando autônomo;
  • Maior autoestima profissional e pessoal;
  • Otimização do trabalho em grupo;
  • Maior facilidade de atingir as metas;
  • Melhor relacionamento com a chefia e colegas;
  • Desenvolvimento da coragem e confiança pessoal.

Para que a visibilidade de uma pessoa aumente no mercado de trabalho, é fundamental trabalhar seu marketing pessoal, pois com ele as chances de se obter um emprego melhor aumentam consideravelmente.

No âmbito das empresas, a que realiza aluguel de escritório compartilhado, consegue muito mais clientes porque a confiança das pessoas, nesse tipo de serviço, aumenta, pois isso ocorre na forma pessoal como o corretor atua nessa área.

Não basta apenas alugar, mas mostrar aos clientes de que esse profissional é referência naquilo que faz, principalmente se ele já foi indicado várias vezes para atuar nessa prestação de serviço.

Para ser autoridade no ramo de manutenção de elevadores industriais, é necessário extrema confiança pessoal, para que as informações a respeito sejam passadas aos clientes da forma correta e a autoestima profissional precisa ser grande.

Juntando todas as características, vantagens e objetivo do marketing pessoal, pode-se afirmar que ele, quando bem realizado por parte do profissional, não apenas abre portas no mercado de trabalho, mas qualifica-o e o torna especialista no que faz.

Estratégias de marketing pessoal

Seja no início da carreira ou durante o seu aprimoramento, algumas técnicas são muito importantes e devem ser aplicadas para que o marketing pessoal seja o mais adequado possível. Elas são:

  • Ter um blog pessoal;
  • Participar de eventos na área de atuação;
  • Participar de podcasts;
  • Criar um canal na plataforma do YouTube;
  • Publicar no LinkedIn;
  • Escrever um e-book;
  • Promover um evento gratuito.

Essas estratégias são algumas maneiras de propiciar um marketing pessoal mais qualitativo, já que estar presente na internet é cada vez mais importante para qualquer profissional.

Inclusive, diversas pessoas, no início de suas carreiras ou não, fazem curso de coaching motivacional, porque ele propicia o aumento da autoestima e da confiança para o aprimoramento das atividades dentro das empresas ou de forma autônoma.

Como começar a fazer marketing pessoal?

Para realizar o marketing pessoal, algumas condutas são bastante necessárias por parte do indivíduo, tais como as elencadas a seguir:

  • Saber o seu diferencial;
  • Ter autoconhecimento;
  • Estar presente nas redes sociais;
  • Produzir conteúdos relevantes;
  • Manter uma comunicação clara e assertiva;
  • Fazer networking.

Um dos primeiros passos para ter uma boa imagem pessoal é saber quais são os diferenciais que torna o profissional diferente diante de outros.

Ou seja, saber exatamente se o que a pessoa oferece ainda está sendo procurado no mercado de trabalho.

Esse diferencial, às vezes, não é importante, mas para trabalhar com a marca pessoal, se ele existir pode ajudar muito o profissional a se destacar na área de panfletagem porta a porta, por exemplo.

Ter autoconhecimento faz com que a pessoa saiba quem ela é, assim como o que tem para oferecer, fazendo com que ela se destaque e consiga se tornar um profissional único na área atuante.

O marketing pessoal não existe, nos últimos tempos, sem as redes sociais. Estar presente nelas é fundamental para comunicar-se com o público. Os influenciadores, por exemplo, promovem a sua imagem e ganham dinheiro com isso.

Afinal, o profissional que não é visto não é lembrado e, por essa razão, as redes sociais são muito importantes, porque podem alavancar a presença do profissional.

Porém, estando presente nas redes sociais, é essencial produzir conteúdos relevantes sobre pele de vidro transparente, pois com eles o profissional nessa área ganhará mais seguidores e tornar-se-á muito conhecido.

Portanto, para que a presença nas redes sociais auxilie na autopromoção, é fundamental que os conteúdos estejam alinhados à imagem que o profissional quer construir.

Então, eles devem passar os diferenciais e as características individuais, construindo, dessa maneira, a imagem exata do profissional.

Por exemplo, uma pessoa que trabalha realizando limpeza e serviços gerais pode criar conteúdos sobre quais produtos devem ser usados na higienização de carpete branco, por meio do Instagram, por exemplo.

Porém, para que ela se destaque diante de outros profissionais, deve dar dicas que não são conhecidas por muitas pessoas e falar mais sobre esse assunto que é pouco comentado.

Para que as comunicações pelas redes sociais tenham um efeito positivo, a comunicação precisa ser clara e assertiva, no sentido de não causar interpretações errôneas que venham a prejudicar a imagem do profissional.

Portanto, a comunicação deve ser completa, mas conter o mínimo de palavras possíveis, desde que ela aborde o assunto cuidadosamente, pesquisando antecipadamente sobre o tema para não cometer erros nas informações.

E, por fim, fazer sempre um bom networking, criando uma rede de contatos que ajuda muito quando o profissional quer se tornar conhecido no ramo em que atua.

Essa rede de contatos pode ser ampliada por meio da participação em eventos, na realização de cursos, em workshops ou até mesmo pela conexão virtual com outras pessoas pela própria rede social.

Isso tudo vai fazer com que seja criado um relacionamento com outros profissionais, marcando de forma efetiva o marketing pessoal.

Considerações finais

O marketing pessoal é muito importante, pois faz com que o profissional se destaque diante de outros, dentro do mercado de trabalho. Com ele, novas portas de emprego são abertas e para construí-lo, o uso das redes sociais se faz relevante.

O marketing pessoal traz muitos benefícios para os profissionais dentro de uma empresa, mas também para os autônomos.

É essencial que ele seja repassado para outras pessoas, para que o nome de um profissional de referência possa ser indicado, porque a imagem construída não só passa confiança, mas também torna-o autoridade na área em que atua.

O mundo se tornou digital, portanto é necessário marcar presença na internet e as redes sociais, sites e blogs são canais nos quais as pessoas podem divulgar seus diferenciais profissionais.

Por eles é possível criar a imagem pessoal, potencializando quais são os pontos profissionais mais fortes e alavancar a carreira da maneira que o profissional deseja, para que possa ser indicado muitas vezes naquilo em que realmente é referência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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