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Marketing social: saiba como implementar na sua empresa!

Marketing social saiba como implementar na sua empresa o que e a importancia como fazer beneficios aumento na entrada financeira

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Com a aplicação do marketing social é possível estabelecer um diálogo com a sociedade, no sentido de fazê-la reconsiderar seu posicionamento diante de uma causa social, para que cause impacto positivo na forma como ela atua.  

Os temas abordados são diversos, e podem abordar a inclusão social das pessoas com deficiência, proteção do meio ambiente, violência contra a mulher ou abuso de menores.

E esse tipo de abordagem serve para a empresa se posicionar diante da sociedade e mostrar seus princípios e valores, nesse caminho a marca de determinado produto acaba sendo mais reconhecida.  

São muitas as pessoas que decidem apoiar uma empresa desentupidora de cano, quando ela se volta para estas questões, formando desta forma grande engajamento em passeatas para chamar atenção dos órgãos governamentais e mídia.

A imprensa e órgãos de comunicação, como as redes sociais, sempre mantêm grande interesse em acompanhar esses pequenos ou grandes movimentos sociais, fazendo toda a diferença na conduta da sociedade como um todo.  

As redes sociais, por exemplo, são locais que conseguem grande viralização destes temas, mostrando o quanto é importante o envolvimento de uma grande empresa de instalação de porta de aço nessas causas. 

São assuntos sérios, que causam uma imensa modificação na conduta de uma comunidade, por exemplo, que acabam adotando pequenos gestos no cotidiano, colaborando de forma positiva para um mundo melhor no futuro. 

Quando o marketing social é adotado pelas empresas, surgem diversas possibilidades para que as causas sociais se tornem mais relevantes e, nesse sentido, há necessidade de a cultura interna da empresa também ser transformada. 

O que é Marketing Social?  

O Marketing social é uma estratégia que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade, para que ela dê preferência a uma marca, produto ou serviço que esteja engajado nos movimentos sociais. 

Não se trata apenas de uma ação para gerar lucros vendendo empilhadeira retrátil still, mas sim comprometer a empresa para que ela elabore projetos que conduzam à redução da poluição da atmosfera ou dos rios e mares, por exemplo.  

Os órgãos governamentais também trabalham no sentido social ao utilizarem as campanhas voltadas para o marketing social, demonstrando grande preocupação de como podem transformar a sociedade, levando sempre em consideração o cenário atual.  

O marketing social, portanto, acaba unindo a imagem de uma marca, produto ou serviço com assuntos de interesse coletivo, como por exemplo, maior segurança nas rodovias, educação qualificada ou na proteção de animais maltratados pelos tutores. 

Portanto, as condutas adotadas nesses temas, fazem com que o marketing social se torne uma ferramenta importante, para colocar em discussão o apoio do maior número de pessoas possível, perfazendo muitos benefícios para a empresa.   

A importância do marketing social   

O marketing social é importante, porque mostra ao mundo o papel relevante que os problemas sociais possuem diante da sociedade que busca por melhores resultados e, consequentemente, o apoio dos clientes e consumidores é essencial. 

Quando uma pequena loja, vendedora de suporte para churrasqueira simples, investe alguns recursos para ajudar nesses problemas, os lucros morais, ainda que os financeiros sejam menores, fazem com que ela seja mais admirada.   

Não apenas a imagem é fortalecida a longo prazo, mas também pode mudar o comportamento dos clientes, porque indubitavelmente eles acabam se tornando responsáveis em pequenas transformações adotadas no dia a dia.   

É de tal relevância que os negócios passam a se diferenciar junto aos concorrentes. Isto porque é percebido claramente que muitos consumidores acabam admirando muito mais empresas que apoiam as causas sociais. 

Inclusive, quando é lançado no mercado novas marcas de mochila personalizada para festa, caso a empresa não se preocupe com assuntos sociais importantes, elas podem ser boicotadas, prejudicando as vendas.   

Desta forma, nos tempos atuais é de suma importância investir no marketing social alinhando os objetivos entre sociedade e empresa para que eles sejam fatores transformadores dentro da sociedade. 

Nesses momentos, o papel de ambas exerce grande influência, sendo agentes transformadores nas transformações sociais perante os olhos do mundo, porque com ele o quadro social se torna mais positivo. 

O alinhamento entre empresa e clientes gera um melhor relacionamento, fazendo com que as marcas tenham uma melhor posição e os consumidores de colete de futebol masculino, por exemplo, acabam comprando muito mais o produto.  

Apesar de cada empresa possuir um público-alvo específico, no marketing social a sociedade como um todo é o foco de atenção, contextualizando o cenário atual no qual a empresa está vivendo para que uma campanha, nesse sentido, tenha absoluto sucesso.   

O marketing social exige comprometimento e para isso é necessário planejar as estratégias, com base nos seguintes quesitos:  

  • Definição da causa social;  
  • Incentivar a mudança no posicionamento da sociedade;  
  • Identificar o melhor segmento alinhado a causa;  
  • Desenvolver estratégias para a mudança.  

É de extrema importância que a empresa que deseja aplicar o marketing social em seu negócio saiba qual a causa social quer apoiar em uma campanha. Além disso, é necessário que a empresa acredite de verdade na causa apoiada. 

Isso faz com que a empresa vendedora de cortina para quarto sob medida consiga colocar em alinhamento os objetivos internos com os do público que deste produto, estimulando os propósitos, fortalecendo, desta maneira, a imagem da organização.   

Incentivar as mudanças de comportamento dos colaboradores, por exemplo, geram reflexos externos impactando sobremaneira a visão dos consumidores.  

Os movimentos voltados para o aspecto social são muito frequentes e reúnem, sempre, vários seguidores e apoiadores e para a empresa que já utiliza com mais frequência essas estratégias, podem compartilhar projetos com outras instituições através de parcerias.  

Existe um leque imenso, disponível para iniciar nesse segmento social, porém o planejamento financeiro é item fundamental, porque cada etapa requer um investimento, mas para aqueles que não possuem experiência na área podem ir em busca de exemplos.  

E, nesse momento, o departamento financeiro deve estar preparado para que as verbas não sejam desviadas para outro assunto de menor relevância. Nem sempre os custos são pequenos, mas em nome da causa vale a pena investir.  

Como fazer marketing social?  

Muito se engana a empresa que espera resultados imediatos. O marketing social é algo lento, tanto para as empresas de cunho público ou privado, mas existe a alternativa de realizar parcerias. 

O marketing social não fica restrito apenas a projetos empresariais, mas pode ser feito por meio de atitudes simples por cada cidadão, conforme alguns exemplos: 

  • Na reciclagem de embalagens plásticas; 
  • No uso de transporte alternativo, como a bicicleta; 
  • Na separação do lixo; 
  • Na limpeza de calçadas, como exemplo de conduta; 
  • Na limpeza das praias; 
  • Nas caronas da empresa até pontos estratégicos. 

Uma ação social por parte da empresa pode ser realizada através da concessão de um ônibus, para transportar os funcionários na ida e volta ao trabalho, poupando o uso de veículos próprios. 

E depois de chegar em casa, é só colocar a camisa academia personalizada e ir, de preferência a pé, até o local. Economizando combustível e optando por uma opção muito mais saudável, sendo algo prático, colaborativo e totalmente possível.  

Outra mostra de marketing social é plantar árvores em grandes espaços, como muitas empresas de celuloses fazem. Além disso, a empresa pode optar por utilizar papéis recicláveis e jogá-los apenas nas lixeiras.  

Pequenos atos positivos e diários, nesse sentido, podem modificar o modo de agir de uma comunidade ou bairro. Torna-se uma corrente onde cada um fazendo um pouco. No final, a contribuição é bem maior do que se poderia imaginar.   

Benefícios do marketing social  

O marketing social beneficia não apenas a sociedade como um todo, mas, também as empresas que adotam causas sociais, tais como algumas das listadas abaixo:  

  • Credibilidade da empresa; 
  • Fortalecimento da marca;  
  • Aumento na entrada financeira;  
  • Reconhecimento junto à sociedade;  
  • Maior exposição nas mídias de comunicação;  
  • Aumento das vendas de produtos e serviço;  
  • Aumento de clientes; 
  • Engajamento frente a uma causa; 
  • Mudanças positivas no comportamento social. 

Todos esses fatores, por si só, justificam a importância do marketing social. Porém, um alerta importante, nenhuma causa deve ser fator de desvio de verbas.  

A imagem da empresa sempre está em evidência e prejudica o funcionamento e status no mercado, além de ser muito difícil restaurá-la no futuro.  

Considerações finais  

O marketing social não é um trabalho impossível. Os resultados surgem aos poucos e essa ferramenta tem causado grandes impactos positivos junto à sociedade, desde que as estratégias sejam bem planejadas nas campanhas, com objetivos alinhados. 

Se as campanhas atingirem o sucesso nessas questões, podem modificar o pensamento, a visão e as atitudes da sociedade como um todo, gerando um mundo bem melhor no futuro.  Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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