A newsletter é um meio de comunicação eficaz e econômico com maiores taxas de retorno, é ideal para ajudar a fidelizar clientes e converter leads em clientes.
Primeiro, deve-se reconhecer o que é um boletim informativo. Também chamada de newsletter, é uma publicação com conteúdo, periodicidade, direção editorial e apelo visual de uma empresa que realiza vistoria veicular particular, por exemplo.
É derivado de jornais e revistas, também pode ser impresso, mas atualmente é mais utilizado na forma eletrônica, que é, geralmente, enviada por e-mail.
O marketing mudou, e o consumidor está cada vez mais exigente. Cada vez mais as pessoas estão dispostas a se comunicar via mídia on-line, por meio de:
- Smartphones;
- Redes sociais;
- Sites;
- Blogs.
De acordo com um estudo da organização We Are Social, o Brasil é o país mais altamente classificado no quesito tempo gasto on-line.
Os brasileiros passam aproximadamente 5 horas por dia conectados a computadores e aproximadamente 3 horas e 55 minutos em dispositivos móveis, em média. Além disso, muitas empresas de perfuração de vigas de concreto tentam alcançar clientes potenciais.
O consumidor de hoje está frustrado com a falta de privacidade e não está mais disposto a tolerar o contato de empresas com o objetivo direto de vender. Por isso, ele deve sentir que suas preocupações são consideradas.
Para isso, o marketing de conteúdo é uma forma eficaz de construir um relacionamento mais duradouro. A newsletter enviada por e-mail marketing é uma das ferramentas mais simples e com alto índice de retorno para isso.
Como as newsletters ajudam a converter leads?
Conteúdo é tudo, e as newsletters são uma poderosa forma de divulgar informações sobre assuntos relevantes para o público em questão, como tela proteção janela apartamento, por exemplo, é muito fundamental.
Não é feito de forma aleatória ou em massa, mas, em vez disso, o conteúdo é entregue a indivíduos que solicitaram tipos específicos de conteúdo da empresa. É possível saber isso quando eles concluem o registro por meio de um formulário on-line.
Aí está o truque, que evita que as mensagens se tornem spam: clientes e leads só vão receber conteúdos sobre fogareiro ferro fundido redondo que consentiram em receber e que são do interesse dele.
Como resultado, as taxas de abertura e conversão são muito maiores do que na comunicação de massa tradicional.
Por que a segmentação de público importa?
Deve-se fazer abordagens interessantes sem estender demais o assunto. A informação deve ser factual, criativa e específica.
Desenvolver nichos específicos dentro do território da marca. Colabore com tópicos específicos e exclusivos em cada e-mail.
Por exemplo, se trabalha-se com piso vinílico em placas, deve-se saber mais sobre os tipos de pisos que os clientes gostam. Se é uma empresa de cosmética, que tipo de pele e/ou cabelo tem o lead e aconselha cuidados específicos.
Crie um banco de dados detalhado de e-mails, dividido por assunto, e utilize uma boa ferramenta de e-mail marketing com recurso de automação.
Assim que o lead estiver interessado no assunto, deve-se incentivar ele a visitar o site ou comprar diretamente o produto em questão.
Também é fundamental deixar um canal para que o cliente se comunique diretamente com a empresa que fornece vidro temperado sob medida para ele por e-mail para resolver as dúvidas diretamente.
O procedimento deve ser o mais fluido e dinâmico possível para que o lead se sinta valorizado e conclua a transação.
Quando enviar as newsletters?
Considere-se o que um cliente pensa sobre um determinado tópico e deve-se lembrar de que a ideia de negócio é fornecer uma solução.
É fundamental que o nome de uma empresa de projeto ar condicionado central esteja associado à primeira posição do segmento na mente dele.
Isso pode ser feito enviando periodicamente um boletim informativo com um formato gráfico e de conteúdo mínimo pré-definido.
A partir do momento que é entregue um conteúdo que interessa ao leitor, ele cria antecipação e segurança sobre os próximos e-mails que serão enviados, isso aumenta o interesse e também o comunica a outras pessoas.
Observar as taxas de abertura e conversão de cada campanha fornece uma visão geral ampla de cada campanha.
6 métodos para criar uma boa newsletter
Entender como alguns clientes se comportam e quais palavras-chave têm maior engajamento pode fornecer informações valiosas sobre em que o público está mais interessado.
Deve-se manter o foco nos padrões e alterações de comportamento do público-alvo. E para conseguir ter sucesso na criação de uma boa newsletter, é preciso considerar algumas técnicas essenciais. São estas:
1. Enviar só o que é relevante
Como o objetivo principal da newsletter é promover o negócio para o público, a primeira premissa é que se tenha um conteúdo valioso para compartilhar.
A organização deve entender os tópicos principais que são mais importantes para a lista. Temas que abordam as principais preocupações de potenciais clientes em sua área de atuação terão um efeito maior do que simplesmente divulgar os detalhes do produto.
Quanto mais informações se tiver sobre as preferências dos leitores, mais benéfico será. Idealmente, a mensagem deve ser o mais específica possível.
Um boletim informativo bem produzido com conteúdo cuidadosamente selecionado tende a ter um valor de longo prazo.
2. Tornar o conteúdo objetivo
Se tem vários tópicos para promover, deixe os títulos separados e organizados de forma a destacar os pontos mais importantes.
Ao lidar com textos mais longos, deve-se incluir apenas uma introdução ou resumo que se vincule ao texto completo no site. Isso levará a uma newsletter menor e permitirá que se descubra, por meio de cliques, qual conteúdo foi mais atraente.
3. Escolher bem os assuntos
Sabe-se que a principal causa de uma alta taxa de abertura de e-mail é o assunto da mensagem. Deve-se considerar dedicar algum tempo para criar um título atraente. O objetivo é ser conciso, objetivo e, acima de tudo, relevante para o leitor.
Uma abordagem é utilizar o título do texto mais significativo da newsletter no assunto do e-mail, isso tende a aumentar o número de cliques no artigo. Também, é importante usar a criatividade e enfatizar o conceito geral do e-mail em uma única frase.
4. Desenvolver um layout simples
O HTML de um e-mail não é o mesmo que o HTML de um site. A complexidade do modelo aumenta muito a probabilidade de erros na forma como cada serviço entrega a mensagem e faz com que as quebras de layout ocorram com mais frequência.
Além disso, fornecer várias opções em uma sequência mal definida também pode confundir o usuário e reduzir o número de cliques. Simples no CSS e utilizando um design baseado em tabela é o mais eficaz.
5. Tomar cuidado com imagens
Deve-se evitar montar o boletim informativo em apenas uma imagem, a maioria dos provedores de e-mail proíbe a exibição. Isso dificulta a leitura e exige um clique para descobrir o conteúdo do e-mail. Esta “barreira” tem um efeito significativo nos resultados.
Ao se usar imagens no HTML, deve-se ficar atento ao atributo ALT, que são palavras ou frases que aparecem quando falta uma foto.
Este artigo discute os benefícios de usar um modelo HTML em vez de uma imagem. Além disso, deve-se verificar se as imagens estão hospedadas em um próprio servidor.
Usar um serviço gratuito de hospedagem de imagens não é aconselhável por causa dos dois motivos mencionados.
A primeira é que esse tipo de serviço é frequentemente empregado por spammers, o que pode afetar negativamente a confiabilidade de sua mensagem.
Em segundo lugar, esses serviços geralmente proíbem a exibição de imagens em e-mails, pois não conseguem lidar com o volume de tráfego. Este método evita que potenciais clientes vejam o conteúdo que a empresa envia.
6. Faça testes constantes
Testá-lo antes de enviar é crucial. É por isso que é importante enviar mensagens para os parceiros sobre isso. Avalie os principais servidores de e-mail da sua lista.
Geralmente, os e-mails do Hotmail, Gmail, Yahoo, Uol e Bol, além de softwares como Outlook, Mozilla Thunderbird e Apple Mail são os mais importantes no Brasil.
Uma alternativa viável é utilizar o site litmus.com, que mostra o e-mail em diferentes aplicativos de e-mail. Esses exames ajudarão a garantir que o design não falhe de acordo com o serviço de e-mail.
Uma empresa que fabrica coifa aço inox industrial pode variar o conteúdo, o assunto e o tempo do e-mail para identificar quais métodos têm maior impacto em empresa.
Considerações finais
O desenvolvimento de uma newsletter possibilita uma ótima maneira das empresas atingirem os públicos-alvo com conteúdos relevantes e que realmente interessem aos potenciais clientes.
A ideia é sempre fidelizar os clientes para criar uma marca forte e que fique na mente dos clientes, gerando assim mais oportunidades de vendas para novos consumidores.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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