fbpx
logo exp brcriativus v3 svg 9

O que é benchmarking e qual é o seu objetivo?

O que e benchmarking e qual e o seu objetivo o que e objetivo e funcionamento vantagens como aplicar

Receba nossos conteúdos por e-mail

Cadastre-se em nossa newsletter e receba nossos conteúdos por e-mail assim que um artigo é publicado.

Você que busca otimizar ao máximo os processos de funcionamento da sua empresa, provavelmente já ouviu falar em benchmarking e como esse recurso auxilia companhias dos mais variados setores do mercado.

Porém, também é possível que você não esteja familiarizado com o termo e esteja se perguntando o que ele significa.

De qualquer forma, aprenda agora tudo o que você precisa saber sobre benchmarking, o que ele é de fato, qual seu objetivo, vantagens e como você pode aplicá-lo na sua empresa a fim de se obter os melhores resultados.

De antemão, saiba que o recurso pode auxiliar companhias de todas as áreas, como empresas de transporte de cargas, indústrias frigoríficas e companhias administrativas, por exemplo.

Logo, o benchmarking provavelmente será valioso para a sua marca, independentemente da área de atuação. Veja como.

O que é benchmarking?

Em resumo, benchmarking é uma técnica que consiste em comparar o desempenho de um determinado processo, produto ou serviço com o de outras empresas ou organizações que são consideradas líderes no setor.

Ou seja, trata-se de uma estratégia de análises constantes baseadas em comparação envolvendo inúmeras ações e processos que ocorrem tanto na sua companhia quanto em concorrentes que são extremamente bem sucedidas, consideradas cases de sucesso.

O objetivo é identificar as práticas mais eficientes e bem-sucedidas, a fim de usá-las como referência para melhorar o desempenho da própria empresa. Pense, por exemplo, que você possui uma empresa administradora de condomínio.

Para realizar o benchmarking, você deveria procurar a companhia que é maior referência nesse setor, ou seja, a melhor administradora de condomínios do mercado, conhecida por sua liderança e referência no setor.

Objetivo e funcionamento do benchmarking 

O objetivo dos processos comparativos é identificar as práticas mais eficientes e bem-sucedidas, a fim de usá-las como referência para melhorar o desempenho da própria empresa.

O benchmarking pode ser aplicado a diversos aspectos da gestão de uma empresa, como processos de produção, qualidade do atendimento ao cliente, gestão de recursos humanos, estratégias de marketing, entre outros.

No exemplo citado, você poderia comparar como é feito o procedimento de geração do laudo técnico de inspeção predial na empresa referência em administração condominial, área de atuação da sua companhia hipotética imaginada.

Ou então, quais são as principais estratégias de marketing da empresa bem-sucedida e como ela se comunica com seus clientes.

Além disso, o benchmarking também pode ser realizado de forma interna, comparando diferentes departamentos ou unidades dentro de uma mesma empresa. Porém, observar as companhias referências no seu segmento é a metodologia mais comum e utilizada quando nos referimos ao termo.

Vantagens do benchmarking

Agora que você já sabe qual a definição do termo, confira algumas das principais vantagens verificadas na realização dos processos de benchmarking.

Melhoria do desempenho

Ao comparar o funcionamento de sua empresa com o de outras organizações de referência, é possível identificar as práticas mais eficientes e bem-sucedidas e usá-las como inspiração para aprimorar o desempenho da própria empresa.

Seja a sua companhia uma comerciante de produtos médicos, uma empresa de arquitetura e engenharia ou uma revendedora de cosméticos, o benchmarking pode fazer o seu desempenho ser aprimorado.

Identificação de oportunidades e novas tendências

O benchmarking pode ajudar a identificar oportunidades de melhoria em diversos aspectos da empresa, como processos de produção, atendimento ao cliente e gestão de recursos humanos, como citamos anteriormente.

Além disso, é possível identificar novas oportunidades e tendências no mercado, seja ele qual for. Ao observar as práticas de companhias bem-sucedidas, é possível aprender com os padrões e comportamentos, preparando-se para as futuras adaptações nos setores.

Além de poder se preparar para o que há de bom nas previsões, você pode se prevenir contra possíveis problemas, identificando as práticas comuns de prevenção nas companhias, com relação à possíveis ameaças nos setores.

Aumento da competitividade

Ao seguir as práticas mais eficientes e bem-sucedidas de outras empresas, a empresa pode se tornar mais competitiva no mercado, uma vez que tende a crescer, com um espelho de sucesso para se inspirar, aprimorando variados procedimentos.

Dessa forma, você pode ter a oficina de injeção eletrônica mais próxima da maior referência do mercado nessa área, por exemplo, e se tornar mais competitiva nesse mercado de atuação.

Redução de custos

Ao identificar práticas mais eficientes, é possível reduzir os custos de produção e aumentar a eficiência de forma geral. Afinal, as empresas de maior sucesso, referência no mercado, tendem a ter o melhor custo-benefício em suas atividades.

Sendo assim, sua companhia pode ter um considerável aumento nos lucros obtidos, em todas as ações de forma geral. 

Aumento da satisfação do cliente e qualidade dos produtos 

Uma vez que o benchmarking promove a otimização dos mais variados processos nas empresas, ele gera uma tendência de obtenção de produtos e serviços de maior qualidade.

Dessa forma, os clientes provavelmente ficarão mais satisfeitos com o que for contratado ou comprado, como um processo de instalação de linha de vida, por exemplo.

Ademais, o benchmarking também pode ajudar a identificar e implementar práticas de atendimento ao cliente mais eficazes, aumentando a satisfação dos clientes em um setor tão importante, o da comunicação.

Fortalecimento da marca

Por fim, podemos dizer que ao melhorar o desempenho nas atividades da empresa, descobrir novas oportunidades de mercado, melhorar a qualidade dos produtos e aumentar a satisfação dos clientes, a empresa pode fortalecer sua marca e aumentar sua reputação no mercado, de forma geral.

Se a sua companhia for responsável por processos de arquitetura, por exemplo, e realizar corretamente os processos de benchmarking, ela pode se fortalecer no mercado, podendo até mesmo se tornar referência para outras marcas “menores” no setor.

Tanto a forma como sua empresa opera, o atendimento aos seus clientes e a altíssima qualidade nos produtos, como a construção de fachadas de casas térreas modernas, por exemplo, podem se tornar inspiração para outras companhias.

Como aplicar o benchmarking

Para aplicar o benchmarking, normalmente, são utilizados os chamados “pilares” do processo. Ao seguir cada um dos passos a seguir, considerados fundamentais, a tarefa tende a ser bem sucedida.

Os pilares do benchmarking são:

  • Objetivos;
  • Referências;
  • Coleta e análise das informações;
  • Metas;
  • Monitoramento;
  • Participação coletiva.
  • Veja melhor cada um dos tópicos adiante.

Objetivos

Para realização eficiente de qualquer estratégia, incluindo o benchmarking, é importante definir claramente os objetivos e áreas de interesse, para que se possa escolher as empresas ou organizações de referência adequadas e coletar informações relevantes.

É importante ter em mente o que se quer alcançar com o procedimento, ou seja, quais são as áreas da sua empresa que você almeja melhorar com o benchmarking.

Referências

Após definir o que vai ser adaptado, é preciso identificar as empresas ou organizações de referência que são líderes em seu setor e que têm um desempenho excepcional em áreas que deseja comparar.

Suponha que sua empresa faça procedimentos de movimentação de cargas suspensas, porém, apresenta certa deficiência no setor logístico. É necessário então localizar as companhias de mesma atuação que sejam referência nas ações desse tipo no setor.

Lembre-se que a principal base do benchmarking é inspirar-se em companhias que tenham um desempenho excepcional, a fim de aprimorar o seu próprio.

Coleta e análise de informações

Após identificar as áreas a se aprimorar e as empresas que serão inspiração, é necessário coletar dados e informações detalhados sobre as práticas e processos das empresas de referência, incluindo informações financeiras, de produção e de qualidade.

É importante analisar esses dados com a maior eficiência possível, utilizando as mais variadas fontes, desde que sejam de confiança, para identificar as práticas mais eficientes e bem-sucedidas.

Além de coletar as informações precisamente, lembre-se de organizá-las da melhor maneira possível e realizar as análises juntamente com os profissionais responsáveis pelas ações de cada setor, afinal, eles são especialistas em suas próprias áreas.

Ações tomadas 

Também é essencial definir como serão feitas as pesquisas, ou seja, como os dados serão coletados para análise. São diversos métodos que podem ser utilizados, dentre eles:

  • Entrevistas com colaboradores e clientes de outras companhias;
  • Pesquisas de campo;
  • Pesquisas online dos dados desejados;
  • Uso de ferramentas de métricas de mercado;
  • Análise de performance das companhias;
  • Participação em eventos das outras empresas.

As formas como os dados são obtidos podem variar de acordo com os objetivos que você pretende alcançar. Cada prática pode ser mais eficiente para conseguir determinadas informações.  

Monitoramento

É importante monitorar o desempenho da empresa durante todo o processo, de maneira constante e eficiente. Faça uma constante comparação com relação às metas estabelecidas, para saber se o procedimento está correndo de acordo com o planejado.

Acompanhar os resultados do benchmarking é fundamental para avaliar a eficácia das mudanças implementadas, assim, é possível concluir se os benefícios almejados com o procedimento serão atingidos no processo.

Participação da equipe 

Também é válido ressaltar que o benchmarking deve ser um esforço coletivo, envolvendo todos os departamentos e funcionários da empresa. Cada profissional pode ser extremamente relevante em seu determinado setor, auxiliando durante todas as etapas do processo.

É extremamente importante que todos os colaboradores estejam cientes do que está sendo feito e contribuam para o sucesso do benchmarking.

Regularidade da realização

Por fim, é preciso ressaltar que o benchmarking eficiente deve ser um processo contínuo, não uma atividade única. Você não deve se limitar a um único benchmarking, realize o procedimento regularmente, seguindo todos os passos com cautela.

Dessa forma, é mais provável que sua empresa se mantenha atualizada e competitiva no mercado, mirando sempre o topo.

Conclusão

Em conclusão, o benchmarking é uma ferramenta valiosa para aperfeiçoar o desempenho de uma empresa e mantê-la competitiva no mercado, lembre-se que ele deve ser realizado de forma sistemática e metódica, utilizando critérios de avaliação consistentes e relevantes.

De qualquer forma, se você deseja identificar as forças e fraquezas de uma organização, bem como possíveis áreas de melhoria e oportunidades de inovação, você pode contar com o benchmarking como aliado da sua companhia. Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

//Rede de parceiros
https://clubdoecommerce.com.br, https://bruno.art.br, https://brcriativus.com.br, https://workleads.com.br, https://poppediatria.com.br, https://dramariatereza.com.br, https://www.liderequipamento.com.br, https://sampaequipamentos.com.br, https://maqfreezer.com.br, https://freemalte.com, https://geladeirasecervejeiras.com.br, https://dmmrefrigeracao.com.br, https://ajaxs.com.br, https://mopesmake.com.br

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Links afiliados
Loja Integrada
RD Station
Onbley Servers – Hospedagem
Writesonic
Designi – Arquivos digitais p/ download
Agendor
Melhor Envio
WorkLeads

Ultimas publicações

Otimização de taxa de conversão: Maximizando resultados

Otimização de taxa de conversão: Maximizando resultados

A otimização de taxa de conversão (CRO) é uma estratégia fundamental para o sucesso online.  Portanto, ela envolve a melhoria…
Marketing de Produto: do Desenvolvimento à Promoção

Marketing de Produto: do Desenvolvimento à Promoção

O marketing de produto é uma parte essencial de qualquer empreendimento, independentemente de ser uma empresa de aluguel de gerador,…
Estratégias de Marketing para Pequenos Empreendedores

Estratégias de Marketing para Pequenos Empreendedores

Neste post, abordaremos estratégias de marketing para pequenos empreendedores que desejam expandir seus negócios de forma eficaz.  Compreender o público-alvo,…
plugins premium WordPress