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Público-alvo x Persona: Entenda as diferenças no marketing

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Se você já é familiarizado com os conceitos de  marketing, certamente sabe o que é persona e o que é público-alvo. Se não, você precisa saber agora!

Essas palavras denominam diferentes formas de abordar e desenvolver o tipo de público que uma empresa deseja alcançar na web.

Não só na web, como também em qualquer outra plataforma voltada ao marketing, ter conhecimentos profundos sobre quem te lê ou ouve é fundamental.

Vamos detalhar os conceitos, diferenças e aplicações de persona e público-alvo no seguinte artigo. Comece a leitura para ter acesso a conhecimentos muito valiosos para sua carreira!

Entenda o que é público-alvo

O termo público-alvo refere-se a um grupo de consumidores cujo perfil corresponde ao tipo de pessoa visado pela sua marca. 

Para fazer isso, você precisa identificar dados como:

  • Idade;
  • Sexo;
  • Localização;
  • Nível de instrução.

A partir de tudo isso, é possível averiguar quem tem mais probabilidade de comprar seus produtos.

Mas isso não significa que, se o seu público-alvo for homens, os clientes da sua loja online não possam ser mulheres. 

Isso significa que sua marca é voltada para o gênero masculino, mas todas as pessoas interessadas em seu produto podem comprar de você. 

Conhecer seu público-alvo é essencial na hora de planejar estratégias de comunicação, atendimento e marketing

Como determinar o público-alvo?

Faça uma pesquisa de mercado. Procure entender o comportamento e hábitos do seu segmento, além de avaliar as necessidades mais importantes dos consumidores que ainda não estão satisfeitas.

Conheça a fundo sua empresa e seu produto/serviço. Dessa forma, você sabe quais soluções oferece e como adaptá-las às oportunidades de marketing identificadas no estudo do mercado.

Você também deve definir de forma clara e concisa sua proposta de valor. Isto é, evidenciar quais são os diferenciais dele, que problemas resolve e por que deve ser considerado como uma ótima opção de compra.

Analise quais segmentos têm maior potencial para sua loja virtual. Determine se ela é grande o suficiente para gerar lucro, se está crescendo, quais são os desafios de entrada e saída e a estrutura logística.

Determine o público-alvo com base em toda essa análise. Certifique-se de documentar tudo para que toda a equipe tenha acesso às informações deste perfil.

Vale lembrar que uma marca pode ter mais de um segmento, mas cada um deve criar suas próprias estratégias.

Entenda o que é persona

A persona é uma espécie de evolução mais aprofundada de público-alvo e faz parte das estratégias de inbound marketing. É possível criar uma persona que reflita as características importantes do perfil que a empresa está direcionando.

Em outras palavras, uma persona é a criação do cliente ideal. Imagine que o público-alvo de uma loja online são empresários do gênero masculino de 35 a 50 anos com ensino superior que vivem principalmente em São Paulo e Paraná. 

A persona entra em cena no momento de imaginar quem seriam essas pessoas. É realmente um exercício de imaginação. 

Imaginar essa pessoa facilita a definição de linguagem e a criação de conteúdo para redes sociais e blogs.

Como desenvolver uma boa persona?

Ao definir a persona do seu negócio, é importante se basear em um plano consistente.

Use as informações do cliente disponíveis no histórico de transações. Trazer a persona final o mais próximo possível do público real requer pesquisas sistemáticas, entrevistas e coleta de dados.

Durante a coleta de dados, você pode encontrar mais de um perfil comum entre seus clientes. Nesse caso, é apropriado considerar a feitura de mais de uma persona.

Além dos dados dos clientes, é útil ampliar suas referências por meio de pesquisas de mercado.

Os públicos de mídia social, incluindo perfis de empreendimentos concorrentes, são um ótimo modelo para entender um pouco mais sobre quem te acompanha.

Com base nesses dados, você pode entender o comportamento, preferências e hábitos de consumo de seu público de forma segmentada e construir insights extremamente úteis para a persona.

Considerações finais

É importante salientar que um conceito não anula o outro: ambos (persona e público-alvo) são instrumentais para um plano de comunicação de impacto.

A diferença superficial é o nível de aprofundamento e segmentação que cada um deles apresenta.

Por esse motivo, a persona pode ser mais indicada para empreendimentos com um público muito grande. Enquanto o público-alvo é conveniente para empresas de menor porte.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar. 

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