Você sabe qual a diferença entre Sites Institucionais, One Page, Portfolio e Landing Page?
Infelizmente na internet você encontra todo tipo de explicação, algumas podem ser similares mas outras completamente diferentes.
Neste post, vamos tentar dividir da melhor forma possível esses tipos de sites (com nossas palavras), para que você possa desenvolver a melhor solução para seu produto ou serviço.
Além dos tipos mencionados acima, vamos falar também de outros modelos de sites, que também são muito usados, então fica até o final.
Site institucional
Os sites institucionais ou empresariais, são os websites mais completos, em termos de conteúdo e recursos.
Eles são geralmente desenvolvidos para uma empresa (instituição jurídica) para falar sobre temas como:
- Parceiros
- Equipe
- Quem somos
- Trabalhos
- Clientes
- Blog (Conteúdos e noticias)
- Produtos
- Serviços
- etc
Nesse modelo de site, ele carrega todos esses conteúdos em paginas diferentes, fazendo com que o usuário navegue entre paginas pelo site.
Site One Page
Este modelo de site, pode ser usado para vários fins, inclusive para falar de uma empresa e seus produtos e serviços também (como vimos acima).
Porem, a diferença é que ele não tem seu conteúdo dividido entre paginas (como o modelo de site acima), em vez disso, ele carrega todo seu conteúdo em apenas uma única pagina.
Geralmente, esse tipo de site é mais extenso, porem, é bom tomar cuidado para não ficar muito pesado.
Site de portfolio
Esse tipo de site, geralmente é desenvolvido para pessoa física, são sites pessoais, onde vai expor algumas informações do profissional, incluindo seus trabalhos desenvolvidos.
Vemos muito desses sites para profissionais Freelancer ou autônomos como: Fotógrafos, Designers, Tatuadores etc.
Mas não esta limitado apenas a esses profissionais, pois um site de portfolio bem desenvolvido pode servir para qualquer área.
Landing Page
Uma Lading Page, geralmente também é desenvolvida tudo em apenas 1 única pagina, porem ela tem um proposito apenas, um foco central, seja um produto ou um serviço especifico.
Diferente do website one page, as lading page tem o foco de exibir apenas 1 serviço ou produto especifico, mantendo o foco do usuário que entrou na pagina, sem links externos, e sem muita distração.
Muito usado para a venda de produtos digitais como: E-books, treinamentos, ativos digitais (imagens, fotos, vídeos, arquivos editáveis) etc. Ou pode também ser usado para captura de contatos como por exemplo um pré-lançamento para serem usados posteriormente.
As Landing Page, como falado acima, geralmente tem todo conteúdo em 1 única pagina, mas não é uma regra, pois podem ser usadas em funis de venda, onde tem paginas sequenciais, dependendo da ação do usuário, como a sequencia abaixo:
- Pagina de captura (pré-lançamento)
- Pagina de lançamento/venda
- Pagina de venda
- Pagina de agradecimento
Além dos modelos acima, temos também outros modelos de sites que são muito usados:
Loja virtual
As lojas virtuais, pelo que muitos acham, não deixam de ser um site, pois também é um aglomerado de paginas, porem nesse caso, de paginas de produtos.
As lojas virtuais, ou lojas online, são vitrines digitais com o foto de divulgar produtos (geralmente de natureza física, que são tangíveis, onde tem entrega física de algum material), mas também podem ser usados para divulgar e vender produtos digitais.
Nos modelos de loja virtual, você tem um painel de gerenciamento, onde pode gerenciar seus produtos, clientes, pedidos e formas de pagamento.
Assim, você consegue expor todos os produtos da sua empresa, sem a necessidade de um foco central (onde você foca em apenas 1 único produto, como vimos nas Lading Page).
Existem lojas virtuais de vários tipos, alguns são:
- Loja de nicho
- Loja generalista
- Dropshipping
- Marketplace
- Classificados
- Afiliados
Blog
Os Blogs tem uma participação de extrema importancia na internet, são websites que reúnem vários tipos de conteúdo.
Este modelo de site, traz com ele, um modelo de entrega de conteudo, onde exibe ou explica algo, geralmente com bastante texto (como este agora em que você esta lendo).
Você pode ter um site exclusivo para conteúdos e noticias, sendo assim, ter um site todo para Blog (como é os grandes sites de noticias e informações), ou também ter um Blog dentro de um site, como um site institucional por exemplo (sendo assim, o blog fica apenas para expor algumas informações etc).
Muitas empresas estão investindo em blogs, para trazer mais clientes através do conteúdo. Isso ajuda a mostrar entendimento do produto/serviço prestado pela empresa.
Um site como este pode ter varias classificações, como as principais abaixo:
- Conteúdo pessoal
- Informativo
- Explicativo
- Noticias
- Fórum
WebApps
Os WebApps, muitas vezes também não classificados como website, pois são aplicações online baseadas na web.
Porem, você pode ter um WebApp baseado na mesma tecnologia de um website, ou mesmo usar um site como webapp.
Os WebApps são pequenas (ou grandes) aplicações que, geralmente, tem acesso restrito, como área de membros etc.
Vai depender muito de como vai dispor o acesso a este webapp em seu site ou domínio.
//Rede de parceiros
https://clubdoecommerce.com.br, https://bruno.art.br, https://brcriativus.com.br, https://workleads.com.br, https://poppediatria.com.br, https://dramariatereza.com.br, https://www.liderequipamento.com.br, https://sampaequipamentos.com.br, https://maqfreezer.com.br, https://freemalte.com, https://geladeirasecervejeiras.com.br, https://dmmrefrigeracao.com.br, https://ajaxs.com.br, https://mopesmake.com.br