Qual a importância do Marketing Visual para as organizações?

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Compreender o conceito de marketing visual é muito importante para qualquer empresa que queira atrair os consumidores com mais facilidade.

Uma das coisas que fez as redes sociais crescerem muito é justamente o fato de que elas ajudam a promover conteúdos visuais atraentes para os usuários. O Instagram, por exemplo, cresce muito justamente por conta disso.

Outra plataforma que mostra a importância de conteúdos visuais é o TikTok, assim como o YouTube e tantos outros canais que fazem sucesso na web. As marcas já perceberam o poder de tudo isso começaram a investir na modalidade.

Qualquer organização que tenha o objetivo de crescer na internet precisa conhecer o marketing visual, no entanto, ainda existem muitos gestores e empreendedores que não dominam o assunto.

Ter essa compreensão é indispensável, uma vez que ajuda a acompanhar as tendências e o comportamento do consumidor moderno. Embora a comunicação por meio de textos continue sendo importante, o visual é um complemento fundamental.

Para que se entenda um pouco mais o assunto, este artigo vai mostrar o conceito de marketing visual, apontar quais são os principais tipos de conteúdo e qual é sua importância para os negócios.

O que é marketing visual

Marketing visual é qualquer forma de comunicação entre a marca e o público, baseando-se em elementos visuais, como:

  • Fotos;
  • Vídeos;
  • Imagens;
  • Publicações em mídias sociais.

Esses e outros recursos são categorizados como marketing visual e essa estratégia desempenha um papel muito importante na construção da imagem da marca dentro da internet.

Para as organizações, como no caso de um fabricante de revestimento acm fachada residencial, a estratégia pode ser usada como cartão de visitas e vitrine da companhia.

Com base nisso, não é difícil compreender a importância do marketing visual para que a marca possa crescer. Esse tipo de conteúdo é muito mais efetivo para chamar a atenção das pessoas e causar uma impressão marcante na mente.

Existem diversas pesquisas que comprovam que quando as pessoas ouvem uma informação, conseguem se lembrar apenas 10% do que foi falado.

Agora, quando o ser humano tem contato com um conjunto de imagens, a percentagem de compreensão aumenta em 65%, portanto, as pessoas conseguem se lembrar muito mais do que viram.

Com base nisso, negócios que querem ser memoráveis para o público precisam investir em uma boa estratégia de marketing visual.

Tipos de conteúdos visuais

Existem diferentes tipos de conteúdos visuais que podem ser trabalhados pelas organizações, e dentre eles estão:

Imagens

Embora as imagens sejam elementos simples para os profissionais de marketing, continuam sendo uma maneira de variar os conteúdos escritos, como no caso das publicações em um blog, e atrair a atenção das pessoas.

Uma postagem sobre lavagem de estofados automotivos nas mídias sociais tem um desempenho muito melhor do que artigos sem nenhum tipo de imagem.

A marca pode tirar suas próprias fotos ou usar imagens de um banco, desde que elas estejam de acordo com o estilo, produtos e serviços oferecidos e com a mensagem que a empresa deseja transmitir.

Infográficos

Infográficos são importantes representações visuais que trazem informações sobre um assunto. Também é uma ótima maneira de se comunicar e transmitir muitas informações.

Cerca de 65% das pessoas são aprendizes visuais, por isso, vale muito mais a pena utilizar um infográfico do que colocar uma enorme quantidade de postagens dentro do blog.

Conteúdo dos usuários

A opinião de outras pessoas influencia muito a decisão de compra dos consumidores, e os recursos visuais são muito importantes nesse processo.

Quando alguém encontra alguma coisa em um site e publica uma foto, consegue aumentar a confiança de consumidores que ainda não fizeram uma aquisição.

Assim sendo, a empresa pode convidar clientes fiéis para compartilharem conteúdo visual dos produtos adquiridos para que outras pessoas possam ver o nível de satisfação desses compradores.

Vídeos

Uma empresa especializada em tratamento antiderrapante para pisos sabe que os vídeos são uma ferramenta de marketing visual muito poderosa.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Wyzowl, 84% dos consumidores se convencem de comprar alguma coisa depois que assistem a um vídeo sobre o produto.

Esse tipo de conteúdo tem um alcance muito maior nas redes sociais, no Facebook, por exemplo, são cerca de 8 bilhões de visualizações diariamente.

É possível criar material explicando sobre as soluções, fazendo unboxing e até mesmo opções mais tradicionais. De qualquer forma, criar e promover conteúdos em vídeo ajuda a destacar a empresa, principalmente nas redes sociais.

Além do mais, no Facebook, é o tipo de anúncio mais barato e isso acontece porque a plataforma é muito voltada para vídeos e encoraja os anunciantes a usá-los ao máximo.

Uma empresa que presta serviço de piscineiro consegue descontos nessa plataforma porque o Facebook está disposto a reduzir o preço por conta do interesse dos usuários.

Também é um formato capaz de alcançar mais pessoas e pelo mesmo preço de um anúncio estático. No caso de negócios com orçamento menor, o vídeo se torna uma maneira de apresentar a marca às pessoas e alcançar um público maior.

Visualização de dados

Visualização de dados é um tema muito frequente e usado de maneira Inter inviável, ao mesmo tempo, o infográfico se refere a qualquer tipo de representação visual de informações.

Mas a visualização de dados traz uma representação visual de um ponto específico ou de um conjunto de dados. Pode-se falar sobre uma peça de marketing visual que seja útil para a marca e na qual o produto traz resultados quantitativos.

Isso pode acontecer por meio de dinheiro economizado, entre outros resultados numéricos. Uma loja de móveis para sala planejada moderna precisa ter dados e pesquisas disponíveis sobre as soluções.

Isso é necessário porque dessa forma vai conseguir apresentar informações úteis aos clientes e de um jeito fácil de digerir.

Importância do marketing visual

Quando uma pessoa acessa um site ou blog de empresa, seus olhos são automaticamente atraídos para qualquer imagem que esteja presente na página. Isso acontece em questão de segundos, depois, o usuário vai conferir o restante.

Esse exemplo mostra o quanto o apelo imagético é fundamental em qualquer estratégia de marketing, tanto dentro quanto fora da internet. Quando o conteúdo visual é bom, pode fazer com que a pessoa permaneça mais tempo na página.

Além disso, existe o fato de que as imagens são responsáveis por despertar emoções e sensações, por isso são tão fundamentais na hora de criar uma experiência positiva para o usuário.

Só que antes de publicar qualquer foto, uma empresa de limpeza de telhado precisa escolhê-la muito bem porque a primeira impressão é fundamental. Trata-se do primeiro contato com todo o artigo e por isso precisa ser chamativo e cativante.

Fazer uma boa curadoria das imagens ajuda a construir uma opinião positiva sobre a plataforma e estabelecer uma percepção que vai acompanhar o usuário durante todo o seu relacionamento com a marca.

Se o trabalho não tiver uma alta qualidade, pode até mesmo causar sensação de desleixo e desinteresse por parte da organização, algo que pode fazer com que o usuário deixe a plataforma e desista de fazer negócios.

Uma situação muito comum é quando a pessoa lê o texto algumas vezes e não compreende do que se trata ou quando precisa ler rapidamente e por isso têm mais dificuldades para compreender a mensagem.

Nesses casos, um fabricante de letreiro de loja precisa fazer com que a imagem chegue até ao usuário de um jeito diferente, de modo que seja fácil de ser compreendida.

O conteúdo visual serve como versão alternativa do que está escrito no conteúdo, e caso o leitor tenha alguma dificuldade de compreensão, poderá entender o texto ao interpretar a imagem.

Nos maiores sites e blogs do mundo, o conteúdo visual é simplesmente indispensável e isso acontece porque os proprietários sabem que as imagens trazem boa escaneabilidade para as publicações e dão um descanso para os olhos do leitor.

Além do mais, uma gráfica para impressão de livros consegue aumentar o tráfego de seus canais usando boas imagens.

Mas para alcançar bons resultados nesse processo, é fundamental saber ilustrar os conteúdos com qualidade e trabalhar as estratégias de SEO para que o conteúdo apareça na busca por imagens do Google.

Considerações finais

Quando se fala em marketing digital, automaticamente as pessoas se lembram dos anúncios nas redes sociais e nos mecanismos de busca, assim como dos textos informativos que são publicados no blog institucional.

De fato, todos esses elementos são muito importantes, mas as imagens cumprem um papel fundamental na construção da marca na web.

Ela traz um entendimento muito maior sobre qualquer assunto, chamam a atenção dos usuários e tornam as estratégias mais agradáveis.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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