A inclusão dos meios digitais na rotina da sociedade transformou diversos modelos de negócios, fazendo com que a estratégia de Inbound Marketing seja aplicada de maneira certeira para atrair consumidores para e-commerces e marketplaces.
Tendo em vista toda a transformação pela qual o marketing digital atravessa, principalmente pelos desafios propostos pela pandemia de COVID 19, novos rumos devem ser tomados, e o inbound marketing é uma estratégia que deve ser colocada em prática o quanto antes.
Passado grande parte do pesadelo que foi para a população, em escala mundial, as empresas estão se reagrupando e promovendo os negócios online,
Isso significa muito mais concorrência a partir de marketing de conteúdo, redes sociais e SEO (Search Engine Optimization) e, dessa forma, é preciso se destacar da melhor forma possível.
O que é o inbound marketing?
O inbound marketing é um processo inteligente que você pode usar para expandir seus negócios.
Ele ajuda a construir relacionamentos duradouros com os clientes, atraindo consumidores para sua marca. Para isso, utiliza elementos essenciais do marketing digital.
No processo, em vez das marcas anunciarem para os clientes, a metodologia do inbound marketing se concentra em tentar fazer com que o cliente se aproxime do negócio.
Quando essa estratégia é focada para o setor de e-commerce, ela é divida em 4 etapas:
- Atração;
- Conversão;
- Venda;
- Retenção.
Uma das principais razões pelas quais essa estratégia é útil, dentro do marketing digital, é por causa do poder de atração.
Isso pode ser alcançado a partir da publicação de conteúdo que agrega valor à marca, personalizando todas as páginas das redes sociais, e também experimentando diferentes tipos de técnicas que podem ser incluídas ao longo do processo.
3 KPIs presentes no inbound marketing
Na era digital em que a geração está inserida, e que não tem volta, as estratégias de inbound marketing superam as abordagens que a publicidade tradicional traz e proporcionava até pouco tempo atrás.
Dessa forma, são aplicados ao menos 3 KPIs (Key Performance Indicator), ou seja, indicadores-chave de desempenho, para descobrir exatamente o que acontece com o orçamento destinado a uma campanha publicitária.
- Métricas de funil
As métricas de funil fornecem o feedback que faz o inbound marketing de uma empresa que distribui câmara fria para padarias, supermercados e outros estabelecimentos comerciais prosperarem.
Acompanhar o número total de leads que fazem a transição para um determinado estágio da jornada de compra, assim como a taxa de conversão entre etapas, é a maneira precisa e objetiva de mensurar os esforços de marketing.
Com a avaliação da sua taxa de conversão, ou seja, de lead para cliente pagante, você pode se concentrar nas áreas do seu funil de vendas e, com isso, encontrar o ponto em que o desempenho é insatisfatório, e aplicar ajustes necessários.
- Tráfego da internet
Avaliar de onde vem o tráfego do seu site pode dizer muito sobre a eficácia quanto à abordagem de marketing digital.
Se a maioria dos leads vem de tráfego direto, como consultas de mecanismos de pesquisa sobre terceirização de limpeza para condomínios, ou mesmo boca a boca, isso significa que sua presença no ecossistema é forte, ou seja, as pessoas reconhecem sua marca.
Na essência, o inbound marketing é totalmente baseado na internet. Isso não quer dizer que todos os pontos de contato da marca devem existir dentro dos limites do seu site, mas todos os canais devem apontar para esse ponto central.
Todos os novos leads, seja por referência ou conteúdo, devem ser canalizados por meio do seu site.
Isso produz relatórios sobre engajamento dos potenciais clientes, e as conversões possíveis, para que você possa medir com precisão a contribuição de vendas e marketing.
- Valor vitalício e custo de aquisição do cliente
A diferença entre valor vitalício e custo de aquisição do cliente são duas métricas que resultam em qual o ROI (Return Over Investiment), ou seja, o retorno sobre investimento da estratégia de marketing digital.
Caso seja possível rastrear ambos os dados com precisão, você poderá justificar um maior apoio e financiamento para iniciativas que resultam em uma campanha publicitária abrangente, inclusive com o uso de PABX em nuvem para uma estratégia omnichannel.
Ao medir o valor da vida útil e o custo de aquisição dos clientes para leads gerados por marketing versus leads gerados por vendas, você também pode determinar se o ROI de investimento líquido difere por fonte.
Compreender a contribuição de cada departamento para o seu pipeline ajudará a unificar operações e, por fim, permitirá que se realize mais com menos. E o inbound marketing é essencial em todas as medidas adotadas.
Estratégias de inbound marketing que valem a pena
O próximo passo é conhecer algumas estratégias de inbound marketing que podem ser empregadas junto a empresas que atuam no e-commerce.
- SEO
Quando se trata de inbound marketing para e-commerce, desde o início é preciso considerar a prática de SEO, ou seja, incluir palavras-chave dentro de conteúdos válidos para obter visibilidade orgânica.
Além de URLs com palavras-chave para otimização, as meta descrições devem ser valorizadas, pois elas se apresentam logo abaixo da tag de título de uma página nos resultados de pesquisa nas plataformas de busca.
Apresentar, de maneira sucinta, o que uma empresa de decoração apartamento faz pode ser primordial para a escolha do clique do usuário, após uma rápida pesquisa nas plataformas de busca.
Com relação ao SEO na página, há elementos que devem ser levados em consideração.
Essas informações ajudam os mecanismos de pesquisa, permitindo identificar em que tipo de conteúdo os algoritmos devem se concentrar. Assim, cada tag deve incluir uma palavra-chave exclusiva.
Além disso, para melhorar a visibilidade orgânica, todas as imagens em seu site devem incluir um “texto alternativo” com palavras-chave de destino. Esse texto atua como uma descrição para os algoritmos entenderem o que a imagem representa e como ela deve ser indexada.
Ao fazer isso, as imagens aparecem nos resultados de pesquisa de forma adequada, proporcionando mais autoridade.
- Artigos e textos para blogs
O blog é uma ferramenta importante quando se trata de estratégias de inbound marketing, eles são projetados para compartilhar conhecimento e informações valiosas direcionadas para os clientes em potencial.
As informações compartilhadas por meio de blogs ajudam a melhorar a confiança, aumentar os leads e a fidelidade à marca.
O compartilhamento sobre os trajetos realizados por transportadoras em Ribeirão Preto pode ser de interesse de clientes em potencial, e assim, o material produzido será útil para diferentes pontos de atendimento.
Ao escrever para seu e-commerce, sempre inclua um caminho claro para o blog, para que os consumidores possam comprar diretamente de um ponto estratégico.
Isso pode ser feito com a adição de links de produtos e imagens que levam os consumidores diretamente para as páginas relevantes, onde a compra pode ser devidamente efetivada.
Essa facilidade na navegação também é muito importante para reduzir abandonos e melhorar o posicionamento.
- Posicionamento nas redes sociais
As redes sociais também desempenham um papel fundamental dentro das estratégias de inbound marketing. Elas são ainda mais importantes para o comércio eletrônico.
Uma empresa de manutenção de ar condicionado, ou quaisquer outras marcas que usam o marketing podem alcançar um público mais amplo e tornar o relacionamento mais próximo.
Portanto, além de colocar botões sociais, e incentivar o compartilhamento, você também pode considerar utilizar essas mídias da melhor maneira possível para alcançar o público-alvo.
Além disso, nessas plataformas, é possível contar com parcerias com outras marcas e até recorrer ao marketing de influenciadores, expandindo ainda mais o alcance de atuação.
Vantagens da aplicação do inbound marketing
Com o inbound marketing voltado para o e-commerce, você não precisa sair e buscar novos usuários, pois os clientes chegam de forma orgânica. Isso ajuda muito porque não é preciso grande investimento orçamentário, ou mesmo tempo perseguindo consumidores.
Essa estratégia de geração de leads que o inbound marketing produz pode ajudar até mesmo na confiança sobre a marca, produtos e serviços de ensaio de dureza voltados para o setor industrial e disponíveis aos clientes, ampliando a diferentes setores de atuação.
De uma maneira ou de outra, é válido afirmar que, com tantos dispositivos móveis com acesso à internet, os usuários fazem cada vez mais pesquisas online antes de decidir por uma compra.
Sendo assim, se você mostrar sua marca com autoridade, os usuários estarão mais propensos a escolher a sua empresa, mesmo que passe por um processo de comparação ao longo da jornada de compra.
Conclusão
A estratégia de inbound marketing possui características próprias e, por isso mesmo, é preciso garantir que os clientes possam detectá-lo, além de se interessar pelo seu negócio empresarial, sem forçá-los com vendas e ofertas personalizadas em um primeiro momento.
Assim, estabelecer a sua presença online é o primeiro passo para que o inbound marketing tenha um resultado satisfatório, pois é essa estratégia que vai garantir o tráfego orgânico e os leads qualificados para o seu e-commerce de conserto de equipamentos hospitalares.
Isso significa ter um um site interativo, além de um planejamento voltado para:
- Anúncios pagos;
- Artigos e textos em blogs;
- Conteúdo gerado pelos usuários;
- E-mail marketing;
- Redes sociais ativas;
- SEO.
Com todas essas ideias propostas pelo inbound marketing, sua empresa estará preparada para implementar, de forma eficaz, diferentes maneiras de aumentar os leads e convertê-los em clientes fiéis.
Afinal de contas, atrair clientes requer uma compreensão das necessidades, lutas, desejos e anseios.
Com esses dados, sua empresa pode criar conteúdo que atraia os clientes em potencial como um ímã e, por fim, produzir um ROI mensurável e dentro do objetivo traçado desde o início.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.