A gestão de conteúdo objetiva em uma visão ampla de simplificar, administrar, publicar, distribuir e utilizar os conteúdos produzidos para veicular informações que sejam interessantes para os consumidores que pesquisam por produtos oferecidos.
Nesse sentido, é necessário tomar conhecimento do que ela significa, para que sejam aplicadas as melhores estratégias, direcionando os clientes para a melhor estampa de um painel backdrop personalizado, por exemplo.
Isso significa que a produção de conteúdo deve ser organizada e estar voltada para postagens em blogs, fornecimento de eBooks, produção de vídeos e outros conteúdos que podem ser disponibilizados.
Para isso é preciso passar pelo planejamento, elaboração dos textos, revisão e a colocação de imagens adequadas.
Sendo assim, o departamento de marketing precisa manter um bom gerenciamento na adoção das estratégias, mensurando os resultados e impactos que os conteúdos geram aos olhos do público-alvo.
Esse gerenciamento faz com que sejam identificados fatores positivos ou que precisam ser melhorados dentro de uma empresa e/ou estratégia.
Entendendo o que é gestão de conteúdo
Trata-se de um processo de planejamento, criação, publicação, revisão e promoção de conteúdos adotados pela área de marketing em qualquer empresa, através de palavras-chaves, por exemplo, e nesse sentido os redatores são importantíssimos.
Desta forma, os conteúdos produzidos por um despachante CNH suspensa devem estar alinhados com aquilo que os consumidores esperam dele, seja na coleta de informações ou nos valores que serão dispensados para tal.
É importante destacar que todo conteúdo construído deve cooperar na transformação do visitante em lead, para mais a frente, torná-lo um cliente fiel e assíduo, colaborando desta forma com o aumento nas vendas de produtos e serviços.
A importância da gestão de conteúdo
Um bom gerenciamento de conteúdo é importante desde o momento em que o mesmo começa a ser produzido, porém, as empresas nem sempre dão a devida atenção para esse processo, mesmo em uma época imensamente tecnológica.
Se a gestão de conteúdo não é adequada, fatalmente trará consequências negativas. Por esse motivo, se torna necessário apresentar alguns dos principais pontos positivos que a gestão de conteúdo pode trazer para um negócio:
- Facilita o encontro de informações;
- Alimenta continuamente sites e blogs;
- Evita a criação de informações e pautas incoerentes;
- Atualiza conteúdos constantemente;
- Analiza rotineiramente métricas.
Caso o usuário não consiga encontrar o que quer no blog ou site, ele deixará a página e encontrará outro link para sanar sua dúvida.
Sendo assim, é necessário que a empresa saiba quais são esses números e porque isso acontece. Uma das formas de identificação é através do Google Analytics, que monitora o perfil dos visitantes durante uma visita de navegação.
Ele indica qual é a taxa de rejeição (alta ou baixa), identificando quais as causas da movimentação maior ou menor no site de envidraçamento de sacada pequena e se os consumidores visitam outras páginas deste serviço durante a navegação.
Uma das razões dos usuários não encontrarem o que precisam, se fundamenta nos conteúdos produzidos sem a concepção da persona ou nas informações desencontradas colocadas em blogs e sites.
Se elas estiverem desatualizadas, ultrapassadas ou forem incoerentes com o produto ou serviço apresentado, há grandes possibilidades do consumidor de guarda corpo de aço galvanizado procurar a concorrência para informações mais compreensíveis.
A verdade é que a gestão de conteúdo eficaz tem a capacidade de identificar informações desencontradas em blogs ou sites, detectando conteúdos antiquados, que não servem mais para atingir um determinado público-alvo e que são irrelevantes.
A atualização constante dos conteúdos é fundamental, no sentido de aumentar o acionamento (número de cliques) das informações sobre o serviço de impermeabilização de fachada de prédio.
Essa atualização das informações é responsável por gerar um número maior de interessados e possibilitar o desenvolvimento de estratégias para aumentar o número de vendas.
Portanto é necessário um update, controlando a gestão dos conteúdos, para que seja identificado quais deles precisam de atualização e, com isso, há um favorecimento no ranking do site ou páginas, frente às pesquisas feitas no Google, por exemplo.
A empresa que realiza a locação de plataforma pantográfica, quando bem posicionada, tem maior facilidade de ser encontrada e ainda favorece sua imagem diante da concorrência, que é tão acirrada atualmente nesse segmento.
A gestão de conteúdo, por sua vez, também é importante para analisar as métricas, dentre as quais são destacadas as mais importantes, como:
- Tráfego, engajamento e conversão;
- Ranking SERP;
- Tempo de permanência no site;
- Número de visitas;
- Visitantes frequentes ou que retornam;
- Compartilhamento de informações nas redes sociais;
- Cliques nas postagens.
A análise destas métricas faz com que a empresa auto avalie os resultados que pode trabalhar, além de encontrar resultados abaixo do esperado e conseguir pensar nas alterações necessárias, corrigindo os processos rotineiros da área de marketing.
Tudo isso explica a importância da gestão de conteúdos, no sentido de melhorar continuamente as estratégias aplicadas para captar mais consumidores de portão de ferro social. Mais clientes, mais vendas. Portanto, mais lucros internos.
Uma gestão de conteúdo eficiente perfaz benefícios interessantes para as empresas, quando a estratégia é metrificada, o conteúdo é bem construído e com ele são captados mais clientes, podendo destacar algumas das seguintes vantagens:
- Melhores insights na elaboração dos conteúdos;
- Bom posicionamento da marca;
- Organização na frequência de postagens;
- Melhor desenvolvimento na editoração;
- Mais criatividade na criação do conteúdo;
- Melhores escolhas das redes sociais para veiculação;
- Maior engajamento entre a equipe de marketing;
- Um número maior de seguidores;
- Facilidade e aumento das vendas e dos lucros.
Para que esses benefícios sejam apresentados e para que a estratégia de gestão de conteúdo seja realmente eficaz, é necessário atribuir responsabilidades à equipe de marketing, alinhando os objetivos com os da empresa.
Por conseguinte, estabelecer um líder para supervisionar os trabalhos, para que as atividades não se acumulem e sobrecarreguem uns mais do que outros. Essa divisão de atividades é muito importante.
O mesmo ocorre no conserto de gerador de energia, ou seja, um é responsável pelo serviço e outro na compra de peças, assim como quem terá contato com o cliente e aquele que será responsável pelo pagamento do serviço, por exemplo.
Agora, no sentido mais específico da gestão de conteúdos, são necessárias as seguintes ações, descritas abaixo:
- Planejamento;
- Definição do calendário de postagens;
- Redação impecável para maior compreensão;
- Revisão gramatical dentro das regras;
- Edição adequada;
- Design e elaboração de imagens;
- Veiculação dos conteúdos.
Dentre os profissionais, é possível que a empresa tenha que contratar freelancers e, quanto maior ela for, maior é a necessidade de terceirizar os serviços de produção de conteúdo.
Quanto aos calendários de postagens dos conteúdos nas mídias sociais, existem ferramentas que auxiliam nesse sentido, tais como:
- Hootsuite;
- Buffer;
- Postfity;
- Later Bro;
- Instamizer.
Elas podem aumentar o engajamento, a base de leads e levá-los à decisão de comprar, fortalecer a autoridade da empresa no mercado ou reconstruir a reputação da marca. Cada uma trabalhando de modo particular, de acordo com os objetivos da organização.
Nos objetivos pode-se incluir a intenção de cada conteúdo, desde elevar o número de visitantes, até fazê-los seguir a empresa nas redes sociais, inclusive deixando comentários, até fidelizar os clientes, para que adquiram produtos assiduamente.
Todas as atividades que envolvem a gestão de conteúdo são facilitadas com a automatização dos processos e no modo como cada colaborador atua em cada um dos trabalhos.
Portanto, o planejamento, a criação, o gerenciamento e o acompanhamento dos conteúdos são essenciais para uma gestão eficiente, assim como a análise dos resultados e a revisão e elaboração adequada dos textos e postagens.
Considerações finais
Gerenciar os conteúdos assertivamente é uma forma de atrair mais leads, por meio de postagens que sejam de interesse de um determinado público-alvo, no sentido de fazê-lo se direcionar a uma página ou site e mais a frente torná-los clientes fiéis.
Nesse sentido, a empresa ganha um número maior de seguidores nas redes sociais e ainda promove o engajamento entre as pessoas que, livremente, se tornam verdadeiros embaixadores de uma marca, disseminando-a entre amigos ou familiares.
É importante salientar que sem a identificação do público-alvo e das personas, é impossível identificar os interesses dos consumidores, assim como gerar valor para eles, por meio dos conteúdos.
Os temas abordados nos conteúdos devem estar alinhados com o perfil do público e com os produtos oferecidos pela empresa e, se eles estiverem desatualizados ou forem muito antigos, não vão causar interesse, afastando os clientes e diminuindo o rankeamento.
Nesse sentido, os profissionais de marketing devem se atentar na publicação de vídeos, textos e outros formatos, lembrando sempre que a mensagem deve ser passada com coerência na área de atuação.
Seja uma empresa de pequeno, médio ou grande porte, a gestão de conteúdo é fundamental para alavancar as vendas e aumentar a entrada de recursos financeiros. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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