Saiba como o marketing de conteúdo pode turbinar o seu domínio e ganhar posicionamento no Google

Cada vez mais, para um negócio ter sucesso, ele precisa usar o marketing de conteúdo na internet e outras ações que possibilitem alcançar os usuários nesses ambientes, dada a quantidade de tempo que as pessoas passam online.

Para auxiliar nesse processo, existem diversas ações que a empresa pode recorrer para se posicionar no ambiente online. Técnicas como marketing de conteúdo são ótimas para criar uma experiência de alta qualidade. 

Isso porque o marketing de conteúdo tem um impacto positivo nos espectadores ao focar em tópicos relevantes e que fazem parte do dia a dia da persona.

Essa estratégia aumenta o engajamento da marca e, consequentemente, as vendas.

Confira este post para entender o que é marketing de conteúdo, exemplos de uso de outras marcas, as métricas que devem ser observadas e, por fim, os benefícios dessa técnica.

Definição de marketing de conteúdo

Imagine uma empresa de engenharia civil que tem como objetivo trabalhar em projetos diferenciados. 

Com isso em mente, os empresários tiveram a ideia de iniciar um blog para fornecer informações introdutórias sobre o novo empreendimento.

Esse é um exemplo clássico de como o marketing de conteúdo começa a funcionar.

A ideia central é compartilhar material relevante e informativo para atrair as pessoas e transformá-las em clientes.

Devido ao grande número de estímulos simultâneos típicos da Internet, é cada vez mais difícil chamar a atenção do usuário por tempo suficiente para que ele conclua uma conversão. Assim, é preciso saber como se destacar e reter esse usuário.

O marketing de conteúdo é ótimo para persuadi-los e, o mais importante, para construir uma relação de valor e relevância, trazendo uma imagem positiva para o público-alvo da sua empresa de gerador silenciado.

Para te dar uma percepção mais concreta das funções dessa estratégia, conheça algumas marcas que usam essa estratégia e quais impactos sentidos.

Nike

O trabalho de marketing na Nike Brasil é diferente do modelo tradicional conhecido.

Isso porque, ao invés de desenvolver materiais de valor para canais como blogs, a empresa estimula uma ação de valor e identificação com o público ao compartilhar conteúdos gerados pelos próprios clientes nas redes sociais

O Vem Junto, um sistema online que permite que os usuários participem de eventos esportivos, é um exemplo dessa prática.

A Nike Brasil também possui quatro canais no Youtube e quatro páginas no Facebook, além dos perfis no Twitter e no Instagram.

Cada perfil é segmentado por interesses como futebol, corrida e outros esportes.

Diante desses exemplos, fica claro que o marketing de conteúdo é mais do que apenas ter um blog, e que a segmentação é a base da estratégia geral.

Nubank

As inovações do banco virtual não são evidentes apenas aos serviços oferecidos, mas também às ações de marketing.

Nem sempre os assuntos financeiros são acessíveis e compreensíveis. Pensando nisso, o Nubank compartilha informações por meio de blogs, postagens em redes sociais, vídeos educativos no YouTube e até comunidades com chat gratuito.

Isso facilita o interesse e abre um canal transparente para se corresponder com os clientes de maneira mais próxima.

O Nubank é um bom exemplo de como as marcas podem impactar a vida das pessoas e tornar-se mais relevantes por meio de conteúdo valioso e mais acessível aos usuários.

Red Bull

A empresa austríaca, fundada em 1984 vai muito além das bebidas energéticas. Ela é reconhecida como patrocinadora de atletas e eventos esportivos, além das campanhas de marketing de sucesso e slogans instigantes.

A Red Bull percebeu rapidamente que o marketing era tão eficiente que o investimento em ações de conteúdo não podia ser negligenciado.

Para isso, o site oficial fornece conteúdo na forma de artigos e vídeos sobre uma variedade de tópicos de esportes, videogames e e-sports, com foco em satisfazer o público-alvo. 

O resultado é uma poderosa estratégia de marketing de conteúdo que maximiza a qualidade dos produtos da marca.

A relação entre marketing de conteúdo e SEO

Aparecer organicamente entre as primeiras páginas de um mecanismo de pesquisa é uma das principais lutas dos profissionais de marketing digital de hoje.

Requer muitos esforços de SEO e marketing de conteúdo em conjunto. Veja quais são eles agora.

Uso de palavras-chave

Usar as palavras-chave certas em seu conteúdo é o primeiro passo para o Google te dar a relevância necessária, seja sua empresa uma financiadora de carros ou um escritório de advocacia. Idealmente, esses termos tem que ser empregados de forma natural.

Além do texto, as palavras-chave devem aparecer em locais como títulos de páginas, URLs e texto alternativo para imagens.

O trabalho começa já quando se está fazendo a pesquisa de palavras-chave para a produção, identificando objetivos e interesses. Afinal, não faz sentido criar conteúdo que ninguém está procurando.

Por isso, sempre utilize ferramentas como Google Keyword Planner e SEMrush para encontrar os termos mais buscados em sua área e garantir que a estratégia tenha muitos acessos.

Trabalhe na hierarquia de conteúdo

Uma maneira de tornar o material da assessoria contábil mais interessante é organizar as informações para seus leitores e para o Google.

As tags de cabeçalho são essenciais para isso. Elas são usadas ​​para separar títulos e subtítulos e variam de H1 a H6 (nessa ordem).

Use-as para exibir os títulos e subtítulos mais importantes em sua página, melhorar a experiência do usuário e possibilitar que a indexação do Google seja facilitada.

Tenha links internos

Fazer com que os usuários passem o máximo de tempo possível em seu site é um ótimo sinal para o Google.

O tempo gasto significa uma ótima experiência do usuário, pois está intimamente relacionado à taxa de rejeição. 

Links internos em um artigo apontando para outros materiais relacionados podem incentivar esse tipo de comportamento.

Lembre-se que o robô de busca do Google favorece domínios que direcionam os usuários para conteúdos que adicionam contexto e mais valor aos temas produzidos, inclusive para projetos de arquitetura

Por isso associe links a frases que podem ser vinculadas a outras páginas do site durante o desenvolvimento do conteúdo e pense em experiências realmente de valor. 

Tenha em mente que a página para a qual o usuário é redirecionado é relevante e precisa complementar o significado da frase vinculada.

Tenha links externos

Os links externos também são importantes. O Google também monitora a relevância, quantidade e qualidade desses links.

Se a página que você mencionou gostar do seu conteúdo, seu site também poderá receber um link apontando para a postagem, o que a torna ainda mais relevante. 

Quando outros sites se vinculam ao seu, você aumenta a autoridade de domínio e a classificação no Google. 

Os benefícios do marketing de conteúdo

Existem várias razões para ter uma estratégia de conteúdo sólida. Se você ainda está se perguntando o que pode alcançar com essa tática, continue lendo.

Aumento do tráfego qualificado

A vantagem mais óbvia de produzir conteúdo de qualidade é atrair clientes em potencial.

No geral, a jornada do cliente começa com uma simples pesquisa. O que ele encontra é conteúdo especialmente criado para responder às suas perguntas sobre transformadores de tensão, ou qualquer outro tema de interesse, e não para vender diretamente.

O conteúdo é a melhor maneira de atrair as pessoas certas para o seu site e construir relacionamentos mais próximos com elas, agregando valor e confiança ao esclarecer dúvidas. Com isso, a pessoa se torna, antes de tudo, uma consumidora de conteúdos.

Autoridade no mercado

Quando você pesquisa na internet por informações importantes, não confia em qualquer fonte. Em vez disso, procura os veículos mais confiáveis ​​e as pessoas que são a autoridade na sua área de interesse.

O mesmo vale para quem busca informações e respostas antes de adquirir um produto ou serviço.

As pessoas que criam o conteúdo são posicionadas como autoridades e são procuradas por personas.

Nesse caso, elas precisam fazer jus à boa classificação, divulgando materiais especializados para:

  • Tirar dúvidas;
  • Destacar qualidades;
  • Gerar valor ao cliente;
  • Diferenciar-se.

Ser uma autoridade no ramo das empresas de segurança patrimonial depende da capacidade de saber se comunicar.

Autoridade de domínio

Os motores de busca são uma das fontes mais importantes de tráfego. No entanto, já é senso comum que grande parte dos usuários da web não passam da segunda página de resultados.

Então, surge a pergunta: como chegar a uma posição alta? Com mais de 200 elementos de classificação, esta é uma tarefa complexa e demorada. Para desenvolver a página, um dos critérios avaliados é a autoridade de domínio.

Na prática, a autoridade de domínio analisa se o endereço do site é confiável. Ou seja, se é realmente útil para a persona, ou se fornece conteúdo irrelevante ou potencialmente perigoso para ela. 

Quanto maior a qualidade do conteúdo da empresa de ar condicionado, maior será a autoridade de domínio e maior a probabilidade de sucesso, principalmente se houver constância na produção de materiais de valor.

Não se esqueça de analisar os resultados

Não caia na armadilha de analisar intuitivamente os resultados. Você precisa de dados claros que mostrem exatamente o que está funcionando com seu conteúdo e o que precisa ser melhorado.

As aparências enganam e a forma de pensar sobre o progresso pode ser muito diferente do que os dados coletados realmente mostram.

Existem muitos indicadores que podem ser facilmente rastreados. Falamos sobre alguns deles ao longo deste texto.

O marketing de conteúdo é um dos grandes atrativos de transformação da maioria das empresas no Brasil e no mundo. É poderoso e pode melhorar radicalmente seu site. Então, não perca tempo e comece já a planejar novas estratégias!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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