Saiba o que é Bullseye Framework e como aplicá-lo na sua estratégia

Saiba o que e Bullseye Framework e como aplicalo na sua estrategia o que e canais que podem ser usados como aplicar no marketing

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Bullseye Framework é uma estratégia que ajuda a identificar os melhores canais que uma empresa pode investir em cada etapa do negócio para aumentar a base de clientes.

Uma das maiores dificuldades para as empresas hoje em dia é saber como alcançar os potenciais clientes, por isso, não se trata de desenvolver o próprio negócio ou o produto.

Organizações precisam descobrir os canais de aquisição que funcionam para o negócio, algo que evita o desperdício de tempo e recursos e faz a organização crescer rapidamente.

Descobrir esses canais também traz mais previsibilidade de resultados, algo essencial para que a companhia consiga crescer e se estabilizar. Mas a descoberta desses meios envolve testes, e é aqui que entra o bullseye framework.

É por meio dessa tecnologia que a organização vai descobrir quais canais usar para obter os melhores resultados, em cada etapa onde os clientes se encontram. Mas para aplicar essa tecnologia como realmente se deve, é fundamental entender mais sobre ela.

Pensando nisso, este artigo vai explicar o que é bullseye framework, quais canais podem ser usados para aquisição de clientes e como aplicar esse método nas estratégias de marketing do jeito certo.

O que é Bullseye Framework?

Bullseye Framework é um método utilizado pelos negócios a fim de facilitar a escolha dos canais de aquisição que aprimoram os resultados em cada fase do negócio.

Ela ficou conhecida no livro “Traction: How Any Startup Can Achieve Explosive Customer Growth”, escrito por Gabriel Weinberg e Justin Mares.

O foco eram startups e pequenas empresas, mas a metodologia também funciona para outros tipos de negócio, como um fabricante de sacada fechada de vidro.

Sua criação foi devido à necessidade que as empresas têm de saber em quais canais investir, diante de tantas opções. Isso porque a transformação digital trouxe muitas opções, como:

  • E-mail marketing;
  • SEO;
  • Marketing de conteúdo;
  • Eventos online.

Ao mesmo tempo em que isso democratizou o acesso aos clientes e a diferentes formas de vender, principalmente para as pequenas empresas, também gerou falta de foco.

Ter um método de análise dessas opções para compreender o que vale a pena é essencial para a empresa. O método é muito bom para os pequenos negócios porque, geralmente, eles não podem dar tiros no escuro para alcançar clientes.

A melhor coisa a ser feita é realizar alguns testes para ter certeza sobre os canais que realmente trazem bons resultados, e é justamente isso que o bullseye framework faz.

Ele apresenta um caminho que o negócio pode percorrer para encontrar canais com um potencial de operação maior.

É uma jornada que começa dentro de 19 possibilidades mapeadas pelo conceito, considerando os meios relevantes atuais e terminando nos 3 mais promissores.

Na camada externa ficam os 19 canais mapeados, que são todas as possibilidades de investimento em tráfego, e entre eles, apenas 6 serão escolhidos para entrar na camada do meio.

Depois de uma avaliação cuidadosa, uma oficina de abertura automotiva vai descobrir quais são aqueles que aumentam as chances de resultados.

Feito isso, vai iniciar alguns testes para identificar quais são os mais promissores e a partir disso manter o foco, tempo e investimento nesses canais para alcançar o público.

Canais que podem ser usados

Conforme falado anteriormente, existem 19 canais que podem ser explorados usando a metodologia bullseye framework, são eles:

Acordos e parcerias

A marca pode promover produtos e serviços em conjunto com outras empresas do mesmo nicho ou de segmentos diferentes.

É muito interessante que o gestor identifique se existe outro negócio que oferece produtos complementares aos oferecidos pela organização, por exemplo, uma oficina mecânica e uma loja de autopeças.

Palestras

Oferecer cursos e palestras em eventos externos ou instituições relevantes também é uma forma interessante de posicionar a marca.

Assessoria

Um escritório de arquitetura pode criar releases e materiais que são enviados para jornalistas em diferentes plataformas, falando, por exemplo, sobre como usar cobertura vidro pergolado, entre outros assuntos.

Trade shows

Nessa estratégia, a organização vai estabelecer networking para participar de eventos, bootcamps e cursos.

Organizar eventos próprios

Organizar o próprio evento também é uma maneira de aumentar a visibilidade da marca em seu mercado de atuação.

Jogadas publicitárias

Existem campanhas criativas que geram buzz e por isso possuem uma grande veiculação em seu espaço.

Programa de afiliados

A companhia também pode criar um programa de recompensa e oferecer benefícios para que os clientes e parceiros indiquem outras pessoas.

Essa estratégia é muito comum em negócios dos mais variados segmentos e faz muito sucesso porque as pessoas gostam de receber essas minhas ações, por isso se propõem a indicar novos clientes.

Publicidade tradicional

Usar meios tradicionais de marketing, como rádio, TV, outdoor e panfleto também é uma maneira de impactar novos clientes.

Publicidade online

Da mesma forma, a marca pode investir em anúncios online em diferentes canais, como as redes sociais e os buscadores.

Plataformas existentes

Uma empresa especializada em conserto tela notebook acer também precisa estar presente nos principais canais digitais, como no caso do YouTube.

Engenharia no marketing

Outra opção é desenvolver aplicativos e programas que melhoram a experiência do usuário.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo se tornou uma das principais estratégias de marketing digital porque aborda assuntos do interesse do público e posiciona a marca como autoridade naquilo que faz.

Esses materiais também são muito importantes para que o potencial cliente atravesse a jornada de compra e feche negócio com a marca.

Blog

O blog institucional é fundamental para educar o público e posicionar a organização em seu mercado de atuação.

SEO

Search Engine Optimization é um conjunto de estratégias que otimizam as páginas e os conteúdos para que eles apareçam bem posicionados nos resultados de pesquisa. Consequentemente, a empresa será facilmente encontrada nos mecanismos de busca.

Marketing viral

O estabelecimento pode distribuir flyer para restaurante, mas também pode criar memes, vídeos e mensagens virais, principalmente nas redes sociais.

Comunidades

Outra opção são os fóruns e comunidades em que pessoas com engajamento podem-se comunicar ou almejam por realizar interações.

Vendas

A última estratégia da lista é a prospecção ativa de vendas feita pela equipe comercial, uma vez que se trata de um canal que também pode ser explorado entre as opções do bullseye framework.

Como aplicar Bullseye Framework no Marketing?

Para colocar o bullseye framework em prática, a empresa precisa seguir um passo a passo com as seguintes ações:

Fazer brainstorm

O objetivo do brainstorm é apresentar opções de uso diferentes em cada canal. Por exemplo, se um fabricante de forro de gesso estruturado quiser anunciar offline, precisa pensar em qual seria o melhor lugar para isso.

Nenhum canal deve ser destacado nesta etapa e a companhia precisa pensar em pelo menos uma ideia para cada um deles, pois assim fica mais fácil explorar os pontos fracos e fortes.

Ranquear as ideias

Depois de analisar cada canal e fazer a classificação, a organização vai criar um ranking do melhor para o pior em uma planilha.

É interessante pensar sobre a persona porque isso ajuda a nomear e compreender a importância de cada meio. Eles precisam ser separados em 3 colunas, considerando as camadas da metodologia.

Na camada interna, deve-se colocar os canais de tração mais promissores no momento; na camada do meio, a marca deve colocar os canais que poderiam funcionar; e na última camada inserir aqueles que parecem mais distantes.

Ao construir o ranking, algumas ideias que uma empresa de aluguel de empilhadeira manual teve podem parecer atraentes e com mais chances de retorno, portanto, devem ser colocadas na camada interna.

Saber definir os canais

Depois de identificar quais são os 3 canais de tração mais promissores, eles devem ser colocados na coluna interna. Se a organização percebeu mais de 3, então deve revê-los para sobrar apenas a quantidade certa.

Existem canais interessantes de investir, mas que ao longo do tempo deixam de ser rentáveis, por isso, ter apenas 3 principais para fazer os testes é o ideal para encontrar o principal canal de tração.

Fazer testes

Por fim, um fabricante de açaí deve fazer testes para tirar as ideias do papel, e o objetivo desse processo é descobrir em quais canais de tração a camada interna deve manter o foco.

A decisão deve se basear em resultados de testes de baixo investimento com mais retorno, e eles precisam ser projetados para responder qual é o custo de aquisição de clientes no canal e quantos clientes estão disponíveis nele.

Considerações finais

Usar o método bullseye framework é muito importante para direcionar o foco de atração e melhorar os resultados.

É algo que pode ser extremamente efetivo em uma estratégia de marketing, pois obriga a organização a levar os canais de tração mais a sério do que aconteceria com qualquer outra metodologia. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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