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Saiba o que é moodboard e seus benefícios

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Uma moodboard é uma espécie de rascunho geral para o desenvolvimento de projetos. Com ele, você tem tudo para deixar o fluxo da criatividade caminhar melhor, por meio da visualização das ideias de forma clara.

Alguns projetos e produtos exigem uma entrega maior por parte da equipe e quanto mais tempo passar dentro dele, mais o prazo do tempo é cobrado.

Nesse sentido, uma ferramenta como um moodboard pode ajudar no desenvolvimento de campanhas e da marca como um todo, por meio de visualizações para o logo de uma empresa de consertos de televisão, por exemplo, até todos os aspectos visuais de um negócio.

Com isso, apesar do maior uso por agências de comunicação, as áreas que colhem os benefícios do moodboard são diversas e a sua empresa pode estar por dentro disso também. 

Continue a leitura abaixo para entender do que se trata um moodboard e a importância de ter um.

O que é um Moodboard?

Podemos traduzir Moodboard como “painel de humor”. 

A proposta é escrever ou desenhar, física ou digitalmente, diversos elementos ou símbolos que compõem a ideia geral ou o humor de um projeto. 

Esses elementos podem ser imagens, ilustrações, texturas, textos ou emojis. Tudo que for possível usar para facilitar o projeto e transmitir para a equipe as principais informações sobre o que será desenvolvido. 

Algumas profissões famosas por trabalharem com criação de novos produtos, como o curso de moda, design ou publicidade, usam softwares de moodboard para dar vida às ideias dos profissionais, ou até mesmo transmitir com mais clareza os insights de um projeto para os clientes.

Todo projeto é concepção de algo novo, que surge a partir de influências e inspirações.

Seja a construção das redes sociais de um hotel em Caetité ou o desenho de uma camiseta, tudo tem a sua origem antes da confecção em si.

É possível encontrá-lo em programas próprios para isso ou formular o seu moodboard por meio do Adobe Photoshop ou Pinterest, ferramentas que auxiliam na criação de ideias e ajudam em um brainstorming visual de um novo produto.

Moodboard no marketing

A principal relação entre o moodboard com o marketing vem com um termo rotineiro dentro da profissão: o briefing. 

Assim, para a criação de qualquer campanha ou site, ele é o primeiro item a ser discutido.

Mas para um projeto ser totalmente compreendido, sem dúvidas ou questões incompletas, o briefing deve ser alinhado a um bom moodboard. Eis o elo da relação entre o moodboard e o marketing.

Um sustenta o outro: dentro do briefing, a estratégia será explicada, assim como o planejamento de conteúdo e as características do público, mas com a moodboard do lado, o conceito geral do projeto ficará muito mais evidente.

Seja para uma empresa de serviços de manutenção predial ou uma loja de roupas usadas, a equipe responsável pela criação deve compreender adequadamente quando conseguir visualizar as suas ideias a partir das referências visuais.

Como criar um Moodboard? 

Depois de entender o lugar do moodboard dentro do marketing, é o momento de saber como funciona a sua criação. 

Alguns passos são indicados para facilitar a elaboração das ideias. Confira os tópicos abaixo:

  1. Design

O estilo de design será o responsável por marcar a identidade do seu negócio na mente do público. 

Acima de tudo, é a partir do público que você deve começar a pensar nas abordagens do design de uma nova campanha, peça ou produto.

Se você já possui uma identidade visual formada, o novo produto deve seguir a mesma base para os dois temas terem alguma relação. 

Isso vale tanto para o visual ou anúncio de cuidador de idosos RJ preço, por exemplo, como para estabelecer o remarketing de um restaurante.

  1. Paleta de cores

Uma forma de chamar atenção do seu público é pelas cores escolhidas. 

Assim, é super válido fazer um estudo sobre a psicologia das cores antes de analisar essa fase, para entender quais cores podem ativar determinadas sensações em seu público e mais se adequa aquelas almejadas para provocar no público.

Novamente, lembrar da identidade visual também ajuda muito na hora de tratar da paleta de cores de um novo produto, a fim de não contrastar exageradamente com a marca.

  1. Texturas

Um trabalho como o de um perito judicial engenheiro civil envolve, entre outras partes, a definição de sua imagem, o que pode envolver diferentes texturas que podem ser aproveitadas pelo negócio.

Exemplo disso é a textura do concreto que pode ser aproveitada. Pensar em detalhes desse tipo ajuda a deixar o seu projeto ainda mais completo e atrativo.

São usados em projetos que se voltam para a área da construção civil, mas também em outros voltados para a publicidade, para materializar a ideia de uma maneira mais prática, como a confecção de roupas de uma agência de moda.

  1. Tipografia

O texto ainda faz parte de boa parte das campanhas online e offline, não importa onde esteja o público. 

Em termos de imagem, pensar quais tipos de letras e formatos vão ser usados é essencial para atrair o consumidor.

Essa ideia é válida tanto para empresas com foco em instalação de fibra óptica, uma necessidade básica de algumas pessoas, quanto para a venda de lanches caseiros do bairro. 

Quanto mais bem pensado for o visual, mais chamativo ele pode ser para o visitante.

  1. Além da imagem

Recursos animados como gifs, desenhos e vídeos ganham cada vez mais presença no meio digital. Por isso, eles não podem deixar de fazer parte da sua campanha. 

Portanto, ao desenhar o seu moodboard, vá além do texto ou da imagem e colete referências de vídeos que você acha que fazem sentido para a campanha de lançamento do seu produto ou da divulgação da sua marca.

  1. Por que criar um Moodboard?

Uma clássica imagem de agências de marketing é a apresentação de um projeto, com slides ou colagens, para um público qualificado.

Essa cena é tradicional como propaganda do que geralmente acontece em reuniões de publicidade.

E isso tem uma razão: pela facilidade de compreensão das outras pessoas.

Enquanto um profissional tem todas as ideias na cabeça, ao passar para um mural ou moodboard e transmitir para outros colegas, o caminho para a confecção se torna muito mais fácil.

Pelo moodboard, os colegas ou clientes que irão ler o seu projeto se sentem muito mais envolvidos com a sua proposta e conseguem compreender a ação de forma específica.

Dessa forma, você consegue adquirir confiança de todos, ao conseguir passar as informações da melhor forma.

Tudo isso reforça o objetivo final de qualquer campanha, produto ou marca: impactar e conquistar o público, seja o caso de um órgão que libera o certificado de conformidade Inmetro ou uma marca de refrigerante.

Principais benefícios de um Moodboard

Para ficar mais clara a importância de possuir um moodboard na discussão de projetos de marketing, preparamos três tópicos para explicar as principais vantagens que envolvem essa ferramenta. Confira abaixo:

  1. Visualização

Como já foi mencionado e vale a pena destacar, a visualização de um projeto com mais clareza é um dos principais pontos para criar um moodboard. Afinal, mostrar o que está pensando é bem mais interessante – e fácil – do que simplesmente falar.

As imagens coloridas, os vídeos, os símbolos, tipografias e referências no geral ajudam a iluminar qualquer projeto, da produção de capa das despesas ordinárias de condomínio a qualquer outro design, facilitando a compreensão do cliente, por exemplo.

  1. Produtividade

Se a visualização é o principal ponto, a produtividade vem logo em seguida. A apresentação de um moodboard é capaz de agilizar processos que seriam muito mais demorados.

Com a maior compreensão do que será feito, o tempo é encurtado e os membros da equipe conseguem realizar o trabalho de forma muito mais efetiva.

Toda a mensagem é passada para os responsáveis e no momento do fim da discussão, todos já saberão o que fazer e como fazer.

  1. Valores

Grandes marcas são reconhecidas como tal por conta do despertar de memórias em um público. 

A partir de uma tipografia ou cor específica, os consumidores conseguem lembrar qual o nome do produto, sem maiores dificuldades.

Isso só é possível com um moodboard bem discutido e desenvolvido, pensando na identidade do negócio desde um primeiro momento. 

Assim, se a marca tem o seu início com um moodboard para a identidade visual, por exemplo, o restante das campanhas e produtos são conectados por esse valor inicial, passando a mesma mensagem.

Ferramentas para criar um moodboard

Você já compreendeu o conceito, a importância e os benefícios, mas por onde criar um moodboard? 

Existem diversas opções gratuitas pela internet ou a um preço baixo. Além disso, você pode começar pelo papel. Apesar disso, entre as ferramentas, podemos mencionar:

  • Pinterest;
  • Canva;
  • GoMoodboard;
  • Niice.

Conheça um pouco sobre essas plataformas nos tópicos a seguir:

Pinterest

O Pinterest é uma plataforma gratuita no qual você pode criar painéis pessoais ou públicos com a possibilidade de pesquisar imagens e outros elementos visuais. 

Além disso, membros da sua equipe ou clientes podem colaborar com o seu painel.

Canva

Gratuito, mas com uma versão premium, o Canva é a mais famosa ferramenta de design online, super fácil de usar e com possibilidades de fontes de texto, layout e criação de anúncios. Também é permitida a colaboração externa, em tempo real.

GoMoodboard

Como o próprio nome já indica, o GoMoodboard é voltado para criar o moodboard de forma direcionada, sem a necessidade de uma conta. 

Apenas com um modelo em branco ou outras variáveis, você conseguirá jogar todas as ideias dentro dele, comentar e divulgar para o público.

Niice

O Niice tem uma ideia semelhante ao GoMoodboard, mas com uma versão premium depois de 5 painéis criados. 

Em questão de poucos minutos, somente com a movimentação de imagens, você cria a sua moodboard pessoal com as ideias que quiser.

Crie já o seu moodboard!

Seja para a formulação de uma camiseta ou o novo logo de uma empresa, o moodboard é a melhor opção para transmitir ideias e potencializar projetos.

Por isso, se o seu desejo é desenvolver seu negócio, ideia ou projeto de forma assertiva, verifique as melhores opções de planejado  e crie já o seu moodboard!Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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