SEM x SEO: o que é e como utilizar na sua estratégia digital

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Para conseguir empreender no ambiente digital, além de investimentos e uma boa ideia, também é necessário ter uma estratégia digital. Essa por sua vez consiste em questões como o próprio marketing digital que fará toda a diferença na hora de construir um relacionamento e atrair os consumidores digitais. 

Por isso, é extremamente importante buscar investir na comunicação de sua companhia, bem como em formas de inovação nessa área, além de buscar se informar e conhecer essas estratégias e ferramentas que podem fazer toda a diferença no seu empreendimento. 

Portanto, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre essas estratégias digitais e veja como usar elas e suas ferramentas, como na prática, para que possa integrar essas práticas com outros conhecimentos, como aqueles adquiridos em uma faculdade de vendas online, e fazer com que seu negócio cresça e se desenvolva. 

O que é SEM e SEO?

Quando o assunto é estratégia digital, é preciso ter em mente algumas delas que são tidas como principais para qualquer companhia que atua no meio digital, que nada mais é do que o SEO e o SEM. Leia abaixo suas definições. 

  1. SEO

O SEO ou Search Engine Optimization, otimização de mecanismos de busca em português. Essa é uma estratégia digital importante para qualquer empresa que está no meio digital, principalmente quando o assunto se dá na produção de conteúdo para atrair clientes ou construir uma imagem de autoridade, como no marketing de conteúdo. 

Basicamente, a estratégia se dá na hora de produzir esse conteúdo e otimizá-lo de forma a fazer com que essa produção se destaque dentro de plataformas como o Google, principalmente na hora da pesquisa.

Isso porque, ao pesquisar por uma determinada palavra-chave, o seu público encontrará sua empresa entre os primeiros resultados. 

Portanto, se você é uma pessoa que trabalha com a área de educação e tem conteúdos voltados para curso de gestão financeira, por exemplo, uma pessoa que pesquisa sobre o assunto pode encontrar o seu conteúdo entre os mais indicados no Google através da otimização SEO, o que beneficia sua marca e seu conteúdo. 

  1. SEM

O SEM ou Search Engine Marketing, nada mais é do que outra estratégia digital, mas que funciona não para otimizar um conteúdo para que esse se destaque, como é o caso do SEO, mas este vai otimizar o site para que sua plataforma tenha uma maior responsividade e possa melhorar sua escalabilidade e possua um desenvolvimento proveitoso.

Através dessa estratégia, empresas de diversos nichos acabam tendo maior destaque nas pesquisas, sendo encontradas com maior facilidade.

Portanto, é possível afirmar que este também vai contribuir para que seu site e seu conteúdo, seja ele sobre gestão de pessoas ead ou qualquer outro assunto, possa se destacar dos demais conteúdos produzidos na internet para dessa forma chamar a atenção do seu público-alvo e se sobressair sobre a concorrência. 

Vale lembrar que no ambiente digital, buscar esse destaque é importante justamente por que a internet tá cheia de empreendimentos e companhias que podem oferecer exatamente a mesma coisa que você. Aquilo que realmente faz diferença para o consumidor passou a ser o atendimento e o tipo de abordagem que a sua marca dará para o produto.

Qual a diferença e como usar cada estratégia?

Assim como já mencionado anteriormente, a principal diferença entre o SEM e o SEO é que um diz respeito ao conteúdo e formatação deste. Por exemplo, em um blogspot, o SEO vai ditar as regras de como escrever esse blog e como estruturar esse conteúdo. 

Já quando vamos ao SEM, as estratégias vão ser de otimização da plataforma, para que ao entrar em seu site através de pesquisas, como por exemplo “graduação em gestão de pessoas”, a pessoa poderá navegar em um site que não trava, que tem um carregamento rápido e que se adequa a tela do celular ou do computador. Isso faz toda a diferença.

Vale lembrar que a falta de navegabilidade pode acabar afugentando os clientes que acabam deixando o seu site por desistir de um carregamento lento, por exemplo. Assim, o investimento dessas estratégias e a busca por formas de implementá-las é essencial. 

Isso porque, as principais vantagens dessas estratégias são: 

  • Promover aumento da visibilidade do website em ferramentas de pesquisa;
  • Auxilia a manter as palavras-chave nos resultados de busca;
  • Aprimora o tráfego no site, com público específico;
  • Incentiva a melhora dos produtos e serviços oferecidos;
  • Fazem o uso de palavras-chave na otimização do conteúdo;
  • Melhora a otimização contínua do trabalho através de testes.

Para conseguir aplicar essas estratégias em seu empreendimento, o primeiro passo é buscar saber mais sobre as regras dessas ferramentas digitais. 

Mesmo formado em gestão financeira melhores faculdades, esse tipo de estratégia é necessário para que alcance o sucesso.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

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