fbpx
logo exp brcriativus v3 svg 8

SEO local: entenda como funciona essa estratégia

SEO local entenda como funciona essa estrategia o que e a importancia do SEO local para as empresas como fazer otimizar o site da companhia ter um site responsivo

Receba nossos conteúdos por e-mail

Cadastre-se em nossa newsletter e receba nossos conteúdos por e-mail assim que um artigo é publicado.

Existem muitas estratégias que podem ser utilizadas pelas empresas que desejam crescer. Para aquelas que desejam ter mais visibilidade na região em que atuam, o SEO local é um recurso indispensável para o sucesso dos negócios. 

Não é difícil imaginar a quantidade de clientes que podem estar procurando por uma empresa no mundo virtual. Isso tudo se deve ao fato de que a internet é cada vez mais acessível para as pessoas no mundo todo. 

Diante desse fato, nada mais natural do que as companhias dos mais diversos segmentos do mercado investirem em ações que possam aumentar a sua visibilidade na internet, de modo que cada vez mais potenciais clientes consigam encontrá-la mais facilmente. 

Dentro de todo esse cenário, há uma possibilidade fundamental para os negócios que desejam ter uma maior abrangência na região na qual estão estabelecidas. Ou seja, é possível encontrar clientes a poucos passos do endereço onde elas atuam. 

A quantidade de pessoas que fazem buscas como clínica veterinária próximo a mim é imensa. Afinal, quanto mais próximo for um estabelecimento, melhor. Isso porque o cliente pode economizar tempo e dinheiro ao encontrar soluções próximas a ele. 

Justamente por isso, nada é mais importante para uma empresa que quer atender aos clientes na sua região do que investir em SEO local. O SEO se mostrou uma ferramenta que potencializa de maneira expressiva os resultados de diversas empresas. 

Por isso, cada vez mais companhias buscam as clássicas técnicas de otimização para mecanismos de busca, utilizando assim o SEO para melhorar a sua visibilidade no mundo virtual. Mas, para ser ainda mais específico, existe o SEO local. 

Sendo assim, para saber o que é o SEO local, qual a importância dele e como ele deve ser feito, é necessário ler mais sobre o assunto. Neste artigo, será possível esclarecer esses pontos, além disso, o conteúdo apresentará dicas para aplicar a estratégia. 

O que é SEO local?

As empresas podem ter objetivos diferentes com relação ao alcance que desejam ter perante o seu público. Por isso, muitas delas podem aproveitar o SEO local para garantir o sucesso do seu negócio. 

Para ilustrar essa afirmação, basta imaginar que uma empresa que faz limpeza de carpete comercial ou mesmo um restaurante podem ter o foco de atender clientes na região em que estão estabelecidas. 

Mas, para que essa companhia consiga impactar o seu público e tornar a sua publicidade mais eficiente, ela precisa de uma ferramenta mais específica, como é o caso do SEO local. 

De fato, as estratégias de otimização para mecanismos de busca são fundamentais para garantir a visibilidade de uma empresa na internet, mas elas podem ser ainda mais eficazes se forem aplicadas por empresas visando o atendimento local. 

Por isso, o SEO local é definido como o conjunto de ações de otimização para os buscadores da internet com foco em garantir um bom posicionamento da empresa para os usuários que estão em busca de produtos ou serviços na região onde estão localizados. 

Em geral, o SEO local é aplicado no site da companhia, mas também pode ser utilizado para o Google Meu Negócio, outra funcionalidade que aumenta a visibilidade de uma marca na sua região. 

O SEO local inclui um componente geográfico, elemento que o diferencia do SEO tradicional. Isso porque a pesquisa dos usuários pode conter termos específicos, como o “perto de mim” ou o bairro, cidade ou estado no qual o visitante está localizado. 

Nesse processo, os resultados de pesquisa oferecidos pelos buscadores se tornam diferentes, promovendo assim uma melhor experiência ao usuário. Por isso, quando ele busca um pintor comercial, por exemplo, o buscador foca nas opções próximas a ele. 

Vale mencionar que o SEO local teve ainda mais sucesso devido ao fato de que as buscas feitas por dispositivos mobile cresceram de forma expressiva. De fato, os smartphones acompanham as movimentações feitas pelos seus usuários. 

Então, a tecnologia contida nesses aparelhos é capaz de oferecer respostas mais assertivas e relevantes, que levam em conta características como a geolocalização do usuário. 

Na prática, isso quer dizer que mesmo que um usuário more em São Paulo, mas esteja no Rio de Janeiro e queira procurar por uma jaqueta personalizada empresa, os resultados que ele obterá serão aqueles que estão mais próximos de onde ele está no momento. 

Sendo assim, o SEO local deve ser aplicado na página da companhia considerando evidenciar onde ela está localizada e quais regiões ela atende, para que o buscador possa ranqueá-la da melhor maneira possível. 

A importância do SEO local para as empresas 

Como não poderia deixar de ser, o SEO local é um elemento cada vez mais importante para as companhias, principalmente para aquelas que desejam ampliar a sua visibilidade no local em que estão dispostas a atuar. 

Dessa forma, uma empresa que investe na implementação do SEO local pode colher uma série de benefícios e vantagens, que provam a importância desse recurso para uma companhia. Há elementos que comprovam isso, tais como:

  • Aumento da autoridade da companhia na sua região;
  • Aumento dos clientes no estabelecimento;
  • Atração de novos clientes para a empresa;
  • Incentivo para a tomada de decisão dos clientes.

Sendo assim, uma empresa que quer vender tinta para piso com alto brilho na sua localidade deve ter em mente que o SEO local é de suma importância para o seu negócio. 

Isso porque garantir maior visibilidade para a companhia na sua região é um modo de aumentar a autoridade dela, fazendo com que ela se consolide no mercado. 

Ao mesmo tempo, o SEO local é um recurso que faz com que mais clientes cheguem até a empresa. E isso inclui não apenas a clientela atual da companhia, mas também a chegada de novos consumidores ao local. 

Por fim, contar com uma empresa próxima da localização atual do cliente faz com que esse comprador tenha um incentivo extra para a sua tomada de decisão, o que gera um aumento do consumo dele e, consequentemente, faz com que a empresa venda mais. 

Como fazer SEO local

Tanto uma empresa focada em fechamento de lavanderia com vidro quanto uma farmácia de bairro podem apostar no uso do SEO local para potencializar os seus negócios.

Para isso, é fundamental conhecer ações que ajudem no processo de otimização dessa estratégia, bem como no aumento da autoridade da empresa. 

Otimizar o site da companhia

Justamente porque o SEO é uma ferramenta que garante a otimização de uma página para que ela tenha mais visibilidade, quem deseja ter mais resultados com o SEO local precisa fazer a otimização do seu site. 

Isso inclui ações simples, como inserir o endereço completo da companhia, implementar um link para chamadas telefônicas diretas, posicionar um mapa na página da empresa, adicionar depoimentos de clientes que já compraram com a empresa. 

Todos esses elementos fazem com que uma companhia de serviços de hidráulica e elétrica, por exemplo, consiga ser encontrada mais facilmente pelos clientes que estão procurando um prestador de serviço que esteja próximo ou atenda a sua região. 

Ter um site responsivo

Não é difícil imaginar que a grande maioria das pessoas que procuram empresas próximas da região onde elas estão, vão utilizar o celular para isso. Sendo assim, para que a empresa receba chamados do seu público, ela deve oferecer uma boa experiência virtual. 

O site responsivo é a melhor forma de garantir isso. Afinal, uma página com essa característica é exibida na tela do smartphone com tranquilidade, facilitando a busca do cliente pelo local. 

Além disso, ter um site responsivo é uma das exigências para que a página seja devidamente posicionada nos resultados de pesquisa, Isso porque quanto mais o buscador facilita a vida dos seus usuários, maiores as chances dele comprar o que deseja. 

Configurar o Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é um recurso que facilita o dia a dia das companhias, sendo elas uma empresa de limpeza e zeladoria ou uma lanchonete básica. 

Isso porque a plataforma ajuda justamente o cliente a encontrar uma empresa ao visualizar o mapa durante um trajeto ou ainda pesquisando sobre os produtos ou serviços oferecidos pela companhia na região em que ele está. 

Além disso, o Google ranqueia mais facilmente o perfil dessas empresas, já que dados importantes como o endereço, o telefone e o e-mail são confirmados pela plataforma para o buscador.

Com essas ações práticas, é possível conquistar uma visibilidade muito maior do que a companhia teria apenas ao fazer anúncios por meio de panfletos, por exemplo. 

Considerações finais

As empresas já entenderam o quanto a presença forte no mundo virtual pode impactar os seus negócios. Por isso, atender ao público da região em que se atua é um modo de conquistar novos clientes com maior rapidez e facilidade. 

O SEO local surge nesse cenário como uma solução para esse tipo de necessidade. Sendo assim, utilizar o SEO local vai além de uma mera formalidade, devendo ser um dos recursos mais importantes para conquistar e fidelizar clientes que moram na região da companhia. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

//Rede de parceiros
https://clubdoecommerce.com.br, https://bruno.art.br, https://brcriativus.com.br, https://workleads.com.br, https://poppediatria.com.br, https://dramariatereza.com.br, https://www.liderequipamento.com.br, https://sampaequipamentos.com.br, https://maqfreezer.com.br, https://freemalte.com, https://geladeirasecervejeiras.com.br, https://dmmrefrigeracao.com.br, https://ajaxs.com.br, https://mopesmake.com.br

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Links afiliados
Loja Integrada
RD Station
Onbley Servers – Hospedagem
Writesonic
Designi – Arquivos digitais p/ download
Agendor
Melhor Envio
WorkLeads

Ultimas publicações

Cuidado com Templates Prontos: Por Que Não Usá-los em Landing Pages

Cuidado com Templates Prontos: Por Que Não Usá-los em Landing Pages

Descubra por que evitar templates prontos pode ser o segredo para uma landing page de sucesso!
Blindagem Digital: O Poder do SSL para Seu Site

Blindagem Digital: O Poder do SSL para Seu Site

Transforme seu site em um forte digital! Descubra como um certificado SSL eleva a segurança e o engajamento.
Velocidade e Visibilidade: O Diferencial que Impulsiona Seu Negócio Online

Velocidade e Visibilidade: O Diferencial que Impulsiona Seu Negócio Online

Descubra como a otimização do seu site pode revolucionar seus resultados!
plugins premium WordPress