UGC é um conceito que tem muita importância para as estratégias de marketing de qualquer marca, independentemente de seu mercado de atuação. A sigla significa User Generated Content, que em português é conhecido como “conteúdo gerado pelo usuário”.
As pessoas desconfiam de mensagens de marketing que são enviadas pela empresa e é exatamente por essa razão que muitas marcas começaram a investir tempo, dinheiro e energia para produzir materiais que conseguem reduzir a desconfiança.
Mais do que isso, são conteúdos que conseguem alcançar a confiança dos consumidores, desde que sejam produzidos constantemente. No entanto, muitos empreendedores têm dificuldades para conseguir alcançar esse nível de produção.
O ideal seria poder recrutar profissionais de várias áreas que pudessem escrever conteúdos sobre diversos assuntos. Só que existe um caminho muito mais fácil para fazer tudo isso e é justamente o IGC.
Porém, antes de pedir para que os clientes façam sua colaboração, é muito importante compreender um pouco mais sobre o assunto e suas características.
Este artigo vai esclarecer o conceito por trás de UGC, como o conteúdo gerado pelo usuário pode ser usado e ainda mostrar algumas vantagens de investir nessa estratégia.
O que é UGC?
Conteúdo gerado pelo usuário é conhecido como CGU, em português, e UGC, em inglês. São materiais criados pelas pessoas que interagem com a organização e não pela empresa em si.
Os usuários em questão podem ser qualquer membro dos stakeholders do negócio, dentre os quais se destacam:
- Clientes;
- Funcionários;
- Voluntários;
- Parceiros.
Qualquer membro que esteja engajado e faça parte do público-alvo do negócio pode participar, além disso, os conteúdos gerados por eles podem assumir diferentes formatos, como fotos, avaliações, vídeos, postagens nas redes sociais, entre outros.
As avaliações dos usuários sobre um fabricante de mesa grande para escritório nas redes sociais e em outras plataformas são consideradas como um tipo de UGC.
Isso também está relacionado com fotos publicadas no Instagram, vídeos de unboxing, pessoas mostrando o produto da marca que acabaram de comprar, entre outras possibilidades.
Empresas de diversos setores aproveitam o conteúdo gerado para conquistar a confiança do consumidor, algo fundamental nos dias de hoje, tendo em vista a quantidade de possibilidades de comprar as mesmas soluções com marcas diferentes.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Nielsen, 92% dos consumidores confiam mais em materiais espontâneos gerados por pessoas que já compraram com o negócio do que anúncios tradicionais.
Em outras palavras, pessoas confiam mais em pessoas. Isso é perfeito para aplicar o UGC porque os conteúdos não são gerados pelo negócio, algo que ajuda a cultivar a confiança por parte do usuário.
Uma escola de aula de baixo avançado consegue poupar o tempo de criação, misturando o próprio canal com conteúdos provenientes de fontes diferentes.
Outra possibilidade é aumentar o alcance do negócio, visto que os consumidores vão divulgar a companhia em suas redes sociais, por meio dos conteúdos compartilhados por eles.
Além de que é possível engajar a comunidade e criar uma relação sólida com os consumidores, fazendo sua integração nas estratégias de marketing digital para conhecê-los melhor.
Também é interessante dizer que esse tipo de conteúdo pode ser usado em marketing de curto e longo prazo, mas em ambos os casos, é muito importante cumprir alguns requisitos.
Primeiro é necessário estipular uma chamada para a criação, que nada mais é do que um processo que convida as pessoas a produzirem conteúdos que elas realmente querem desenvolver.
A marca também precisa disponibilizar canais que vão coletar esses conteúdos, como no caso de perfis nas redes sociais que permitem a marcação e o compartilhamento de conteúdos.
Também é fundamental contar com um plano para moderar, usar e compartilhar os materiais nas estratégias de marketing.
Como o UGC pode ser usado?
Com a ajuda do UGC, um buffet para festa empresarial tem acesso a ferramentas diferentes para produzir e compartilhar materiais, mas os meios existentes agora são muito mais avançados do que acontecia antigamente.
Mas assim como os canais mais antigos, pode ser que os que existem hoje se tornem obsoletos no futuro, por isso, a postura ideal é investir nas tendências e pensar no que será um grande sucesso.
De qualquer forma, uma das maiores opções são as avaliações nas redes sociais, plataformas perfeitas para impulsionar as estratégias de marketing de conteúdo. É nesses canais que as organizações vão ampliar seu alcance.
Elas também conseguem se conectar com o público e medir sua visibilidade. Além disso, os negócios precisam desses canais para reunir promotores que geram conteúdos espontaneamente e que estão satisfeitos com as soluções oferecidas.
Eles podem usar a marca de maneira direta ou não no conteúdo produzido e para fazer isso, um fabricante de toldo retrátil automático pode usar hashtags, criar conteúdos e oferecer recompensas.
As organizações só precisam do incentivo certo para ativar sua base de clientes, mas esse processo depende muito da brand persona e da buyer persona, além do produto ou serviço que está sendo promovido.
Supondo que o negócio vende algo mais visual, o Instagram é a melhor plataforma para promovê-lo. Agora, se a companhia vende um serviço, deve compartilhar de que maneira os consumidores fazem uso dele vale muito a pena.
Independentemente disso, é primordial que o negócio identifique e compartilhe os promotores, pois assim vai transformar clientes em influenciadores.
Outra possibilidade são as avaliações, também conhecidas como reviews, que podem ser consideradas como maior estratégia, embora seja ignorada por muitos empreendedores e gestores.
As avaliações são essenciais porque atuam como a opinião direta que a pessoa tem sobre um produto ou serviço que adquiriu, como telha eternit branca. Trata-se da opinião sincera das pessoas e isso pode incentivar outros clientes a avaliarem.
Para aumentar a quantidade de avaliações nos canais da marca, é interessante investir em mecanismos automatizados e convincentes que incentivam essa ação.
Também é interessante trabalhar com pessoas que criam bons materiais e compartilham nas redes sociais e em outras plataformas.
Nunca se deve mudar o que a pessoa está dizendo em sua avaliação porque isso pode prejudicar a originalidade.
Quantas avaliações ruins, podem se transformar em um ótimo conteúdo se forem associadas a pontos informativos e objetivos. A marca pode explicar por que talvez a experiência não tenha sido tão boa e que o negócio está aprendendo e melhorando.
Outras possibilidades de gerar esse tipo de conteúdo é por meio de vídeos até mesmo eventos especiais, como feiras e exposições.
Vantagens do UGC
Marcas dos mais variados segmentos estão investindo em UGC, como no caso de um fabricante de revestimento cimenticio 3D externo, e isso acontece porque ele traz diversos benefícios. São eles:
1. Conteúdo gratuito e valioso
Uma das maiores vantagens dos materiais gerados pelos próprios usuários é que não é necessário tempo e esforço para produzi-los, tampouco de uma equipe de marketing.
A única coisa que a empresa precisa fazer é formatar impulsionar a campanha e deixar que todo o resto seja feito pelo público. Uma grande quantidade de materiais pode ser vinculada à marca, algo que está muito além de uma equipe de marketing.
Ao longo do tempo, a sequência vai alimentar as estratégias de SEO e uma grande quantidade de pessoas vai começar a falar sobre o negócio, o que chama a atenção do Google e outros buscadores.
Por isso, que para uma empresa de higienização de coifas e exaustores, é uma ação barata e eficaz e que ainda permite aos profissionais de marketing pensarem em outras ações complementares.
2. Aumenta a confiança do cliente
Uma pesquisa realizada pela Nielsen mostrou que 92% dos consumidores confiam muito mais em conteúdo espontâneo e gerado por outras pessoas do que em um anúncio comum.
De fato, faz muito mais sentido para as pessoas saber o que outros consumidores estão dizendo sobre um produto ou serviço do que a própria marca.
3. Ajuda a coletar dados
Uma das coisas mais valiosas para as empresas hoje em dia são dados e informações sobre seus leads. É dessa forma que um fabricante de squeeze personalizada infantil vai criar campanhas bem-sucedidas.
Quando geram conteúdo, as pessoas também fornecem informações sobre a jornada, além disso, estão mais engajadas e propensas a responder perguntas que a empresa fizer.
Sendo assim, é recomendável usar conteúdo gerado pelo usuário para conhecer o público, suas expectativas e o que faz as pessoas escolherem o negócio.
Considerações finais
Muito se fala sobre a necessidade de criar conteúdos de valor por parte das marcas, mas isso não significa que eles precisam ser criados apenas por elas, na verdade, materiais criados pelas pessoas também são muito bem-vindos.
Eles dizem muito sobre o negócio e sobre o nível de satisfação dos compradores com os produtos e serviços oferecidos, por isso, têm um poder incomparável de conquistar a confiança dos usuários e atrair novos clientes.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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