Você sabe o que é PLR no marketing digital?

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Dentro do marketing digital, PLR é uma oportunidade de lançar um infoproduto na internet, sem precisar começar a estratégia do início. É necessário apenas utilizar conteúdos já produzidos, considerando os direitos de uso e revenda.

O mercado de infoprodutos cresce constantemente e atrai milhares de pessoas interessadas, tanto afiliados quanto produtores de conteúdo. Mas nem sempre é necessário começar do zero para trabalhar nesse mercado.

O PLR no marketing entra justamente aqui para facilitar o processo. Esse conceito é usado na comercialização de produtos físicos e digitais e se popularizou muito nos últimos anos dentro do marketing digital.

É possível usar esse conceito para vender infoprodutos prontos que serão customizados e revendidos para as pessoas, da maneira como preferirem. Mas antes de investir em PLR, é muito importante entender um pouco mais sobre o assunto.

O marketing digital sempre traz muitas novidades para os empreendedores e conhecê-los é a melhor forma de conseguir bons resultados.

Para abordar de maneira aprofundada o assunto em questão, será de grande importância mostrar o contexto e o funcionamento do PLR no marketing digital e quais são as vantagens de investir nessa técnica.

Conceito de PLR

PLR é uma sigla para Private Label Rights (Direitos de Marca Própria) e trabalha com produtos que possuem licença de propriedade intelectual. Por meio dele, esses materiais podem ser adquiridos, modificados e vendidos no mercado com os direitos liberados.

Os PLRs se referem tanto a produtos físicos quanto digitais, embora o processo seja mais comum para a comercialização de infoprodutos dentro do marketing de afiliados. Dentre os materiais mais comuns estão:

  • Cursos online;
  • eBooks;
  • Artigos;
  • Vídeos.

Mas um fabricante de piso granilite cinza também pode comercializar outros tipos de conteúdos, como landing page, infográficos, banners, e-mails, podcast e áudio livros.

O PLR é um recurso que costuma ser usado por vendedores de infoprodutos que estão começando a trabalhar no mercado e querem iniciar seu trabalho com custos mais baixos.

Também são indivíduos que não possuem as habilidades para produzir esses conteúdos ou não querem investir muito tempo e dinheiro na produção.

Também existem nos infoprodutores, interessados em aumentar a escala de produção de conteúdos com custos mais baixos. Para isso, compram materiais prontos e até mesmo em outros idiomas para traduzir e modificar algumas partes.

Pelo fato de adquirirem os direitos do material, podem colocar sua identidade e isso ajuda muito a inserir infoprodutos no mercado de afiliados.

Contudo, é fundamental ter cuidado, uma vez que outros usuários podem usar os mesmos conteúdos, com os mesmos direitos de revenda e uso.

Como o PLR funciona no marketing digital

Para entender qual é o trâmite de compra e venda de PLR, primeiro é importante saber como o mercado de infoproduto na internet funciona.

Uma empresa de envidraçamento de sacada retrátil pode produzir materiais que serão publicados em seu blog institucional e isso é totalmente diferente do que acontece com o PLR.

Os infoprodutos estão relacionados ao marketing de afiliados, mesmo não sendo a única forma de comercializar e distribuir esses materiais. Eles estão relacionados a conteúdos que existem apenas digitalmente, como no caso de cursos online e outros.

São produtos criados pelos produtores de conteúdo ou infoprodutores, sendo este as pessoas que vendem seu conhecimento sobre determinada área de atuação.

Os materiais abordam diferentes nichos, como inteligência emocional, música, turismo, alimentação saudável, tecnologia e diversos outros segmentos.

Depois que o material é criado, o produtor insere seus produtos em um site de afiliados, com seus respectivos valores e comissão. Quem estiver interessado em divulgá-los precisa se afiliar a eles.

Quando ocorrer um clique ou uma conversão por meio da divulgação, os afiliados vão receber uma comissão do infoprodutor.

Esse processo é muito semelhante ao que acontece com o uso do PLR, no entanto, por meio dele, o produtor não cria um conteúdo original sobre o assunto de interesse, como dicas para criar uma empresa de segurança para festas.

O infoprodutor vai comprar um conteúdo que já foi produzido por outra pessoa que forneceu seus direitos de uso e revenda sobre o material. Quem compra faz as modificações necessárias para usar e revender o infoprodutos.

Essa pessoa não vai precisar investir tempo e dinheiro para produzir o material e pode manter o foco de suas campanhas no marketing digital, bem como recrutamento e gerenciamento de afiliados.

Vantagens do uso do PLR

O PLR é uma boa solução para os infoprodutores que precisam agilizar e ao mesmo tempo escalar a produção de conteúdos, principalmente aqueles que estão começando agora. Com esse recurso, eles têm acesso aos seguintes benefícios:

Maior facilidade para começar

Muitas pessoas gostariam de entrar no mercado de afiliados como infoprodutor ou como afiliado. Assim como no caso das autoescolas de renovação simplificada da CNH, é um mercado que está em constante crescimento e traz bons retornos financeiros.

Só que nem todo mundo possui o conhecimento necessário para produzir conteúdos e compartilhar esse conhecimento com as pessoas. Agora, se alguém tem conhecimento sobre determinado assunto, pode criar um eBook e divulgá-lo.

A dificuldade para a maioria é saber como organizar o material fisicamente, como no caso de seus tópicos e de que maneira abordar o assunto.

O indivíduo pode encontrar um eBook que tenha uma boa abordagem sobre o assunto que deseja falar e apenas editar os conteúdos, de acordo com os conhecimentos que possui sobre o tema.

O PLR no marketing digital ajuda a impulsionar a entrada no mercado de infoprodutos, sem precisar criar o material do zero. Ao longo do tempo, a pessoa vai adquirir experiência e poderá criar seus próprios infoprodutos.

Mais agilidade na produção de materiais

Quando um estúdio de ensaio profissional decide produzir materiais valiosos para seu público, ele precisará investir tempo e dinheiro e a mesma coisa acontece na hora de criar infoprodutos.

Por exemplo, na hora de produzir um vídeo, é fundamental criar um roteiro, adquirir os equipamentos de gravação, definir a pauta, planejar qual será o cenário, dentre outras necessidades.

Trata-se de um processo que demora muito tempo e exige dedicação, além de investimentos financeiros altos. Mas ao adotar o PLR de marketing digital, fica muito mais fácil aumentar a escalabilidade e trazer mais agilidade para produzir conteúdos.

A pessoa já vai ter um material produzido e a única coisa que precisa é fazer as adaptações necessárias, considerando as estratégias ideais para customizá-lo e incluir sua identidade.

Por conta disso, fica muito mais fácil lançar uma extensa gama de materiais em muito menos tempo, o que agiliza os lucros.

Acelera as vendas

A partir do momento em que as estratégias para divulgar PLR por parte do infoprodutor geram resultados eficientes, as vendas serão muito mais rápidas e de baixo custo.

Não importa se o material fala sobre ripa para telhado ou qualquer outro tema, a pessoa que investe não precisa passar pelo processo de produção e vai direto para a etapa de divulgação.

As divulgações podem acontecer por meio de mídia paga ou tráfego orgânico em diferentes plataformas, como sites, perfis nas redes sociais, blogs, entre outras possibilidades.

Reduz os custos

De fato, uma das maiores vantagens do PLR no marketing digital é a redução de custos, visto que não é necessário se preocupar com contratação de profissionais, comprar equipamentos de produção, entre outros investimentos mais caros.

Um conteúdo já pronto sobre toldos e coberturas para escadas facilita muito no que diz respeito às etapas financeiras, além de trazer a oportunidade de investir apenas naquilo que é necessário para ganhar escala.

Como usar o PLR na estratégia

É possível usar o PLR nas estratégias de marketing digital de duas maneiras. Uma delas é por meio da compra de PLRs para customizar a marca e vender no mercado de afiliados e a outra é vender infoprodutos que serão usados.

Uma pessoa que prefere adquirir PLR para vender precisa procurar bons materiais e ter conhecimento sobre o assunto para que possa fazer as edições necessárias, caso o conteúdo não seja bom o suficiente.

Um fabricante de estação de trabalho 8 lugares pode usar o infoproduto em seu funil de vendas para incentivar os leads a se cadastrarem em sua lista de e-mail ou até mesmo para melhorar o relacionamento com essas pessoas.

Por outro lado, quem tem habilidade para produzir esses materiais pode oferecê-los para negócios e vendedores, lembrando que eles precisam ser completos e de boa qualidade.

Considerações finais

A internet trouxe muitas possibilidades para trabalhar e ganhar dinheiro, e uma dessas formas é o programa de afiliados.

O PLR é vantajoso tanto para quem quer distribuir materiais de qualidade na internet quanto para quem produz e quer lucrar com seus conteúdos. Assim, ambos podem aproveitar todas as vantagens da metodologia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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