Quando se trabalha com estratégias que possam ajudar a empresa a ganhar destaque e créditos dentro do mercado, é importante que se acompanhe os resultados que vão sendo obtidos, e uma das formas é por meio dos KPIs.
Sendo a sigla para Key Performance Indicators, estes indicadores-chave de desempenho devem ser observados para que os valores que forem apresentados por essas métricas possam auxiliar em novas ações da empresa.
Especialmente, quando são partes fundamentais de uma estratégia e da gestão, sendo um contribuinte para que a empresa entenda como traçar metas de uma forma mais realista e que assim, conquiste mais espaço no setor de vidro fumê verde.
Os empreendimentos que aderem ao KPI possuem uma maior chance de ter organização em vários setores, até mesmo gerar uma economia nas receitas da empresa com ações, como de Custo de Aquisição do Cliente (CAC), um planejamento que envolve capital.
Servindo como uma forma de ajudar estratégias tanto gerais quanto específicas, uma empresa ao conhecer a importância que esta tecnologia proporciona para conhecer mais a fundo os dados acabam tendo maiores chances de destaque.
Do mesmo modo que conhecer os principais formatos e as vantagens para que, desta forma, o empreendimento possa elaborar com maiores certezas quais são os seus próximos passos e também saber como se destacar dentro do mercado.
Com a competição e o avanço constante em diferentes nichos, desde fabricação de embalagem cartonada personalizada até a indústria farmacêutica, buscar por meios que contribuam com o crescimento pode diferenciar o negócio dos demais do segmento.
A importância e as vantagens do KPI
Quando uma empresa opera dentro do mercado, é importante ter um acompanhamento e análises dos dados que estão sendo levantados como uma forma de compreender se as ações planejadas estão funcionando de modo positivo ou negativo.
Por exemplo, se uma empresa de instalação de alarme automotivo decide usar o KPI para saber como estão sendo os dados de clientes satisfeitos com o serviço, é possível devido a programação da ferramenta em alguma tecnologia já utilizada.
Deste modo, pode ser pontuado que a importância e as principais vantagens do KPI são as seguintes:
- Conhecimento;
- Identificar problemas;
- Inclusão de setores;
- Dados relevantes.
O conhecimento é algo importante dentro do mercado, porque é por meio dele que a empresa sabe quais são os caminhos que deve fazer e se o objetivo principal que rege todo o negócio pode ser atingido.
Por isso, também acaba sendo uma forma de identificar mais rapidamente os problemas, e com isso, corrigi-los ainda que não causem empecilhos que vão se tornar prejudiciais ao empreendimento, caso seja acompanhado com uma maior regularidade.
Outro ponto importante e vantajoso do KPI é a inclusão de mais de um setor para se acompanhar os dados que estão sendo levantados.
Por exemplo, um curso de prótese capilar masculina, os KPIs podem ser acessados pelo setor de administração, o corpo docente ou o financeiro, para saber como aprimorar o trabalho que estão exercendo.
Essa inclusão permite que a empresa cresça de uma forma coletiva por justamente todos os departamentos poderem ter acesso com os dados e, assim, saber como um influencia o outro ou então, como se complementam.
A comunicação institucional é uma prática que acaba gerando bons benefícios para o empreendimento e por isso quanto mais for exercida, melhores estratégias podem ser elaboradas e analisadas.
Os dados que o KPI apresenta são relevantes para a empresa tanto para um momento que está acontecendo no presente, como também no futuro. Sendo assim, guardá-los em locais seguros para consultas posteriores é uma boa forma de perceber se a empresa cresceu.
Até mesmo gerar comparativos sobre os períodos do ano que a manutenção em disjuntores de alta tensão teve maior procura ou épocas de baixa temporada, para que, desta forma, a marca saiba como está atuando dentro do mercado.
Os dados que são levantados com o KPI é uma forma concreta da empresa ter percepção de quantos gastos uma estratégia está tendo, e se estes gastos estão dando um retorno positivo para a companhia.
Portanto, conhecer as métricas que auxiliam no crescimento e saber como o marketing digital está ligado a elas, oferece grandes benefícios pelos quais uma empresa no momento futuro, apresentará maiores estabilidades.
Os principais formatos
Se uma corporação de tenda lona tensionada, por exemplo, busca por formatos de KPI que pode aderir para complementar suas estratégias e planejamentos internos ou em relação ao mercado, alguns formatos podem ser escolhidos para esta função.
1. Capacidade
Os KPIs voltados para demonstrar a capacidade estão relacionados na demonstração do quanto a empresa pode produzir em determinado tempo, e atuam em conjunto com os KPIs de produção e qualidade.
Este formato permite saber quantos produtos a empresa produziu por hora, algo importante quando se opera em larga escala. Outra forma de usar é para a empresa saber sua capacidade no atendimento ao cliente.
Quais são os canais que mais recebem atenção e a quantidade de clientes de impressão de planta baixa foram atendidos dentro de um mês ou o período que o empreendimento deseja saber.
Em alguns negócios, a capacidade de correspondências que são enviadas diariamente também podem se tornar uma métrica do empreendimento, colaborando com outras estratégias que estão presentes.
2. Produtividade
A produção de uma empresa é algo muito importante, especialmente porque acaba sendo o ponto que está interligado com outros setores, em especial o de finanças e o de atendimento ao cliente.
Esta métrica aponta como estão os processos que a empresa realiza, de modo que estes acabam gerando grandes impactos em um empreendimento e fazendo com que, na ausência da mensuração, ocorram gastos em excesso.
Saber os recursos que estão sendo gastos na geração de um serviço ou produto reflete em como outros setores serão influenciados, por isso é importante ter o acompanhamento por ter relações como a conversão de clientes e o custo de aquisição para obtê-los.
3. Qualidade
A qualidade de um serviço é fundamental dentro de uma empresa, seja para a realização de um serviço como o conserto de tablet Samsung ou a produção de um objeto que será comercializado posteriormente.
Com este indicador, também é possível já ter um conhecimento dos erros ou até os imprevistos que uma produção teve, de modo que o consumidor não sinta o empecilho quando for usar o produto ou o serviço.
A mensuração ocorre para que pontos como a eficiência do produto, efetividade e a eficácia de uma boa qualidade possam ajudar a empresa a melhorar sua imagem no mercado e fazendo com que a recomendação por parte dos clientes ocorra naturalmente.
Quanto melhor for otimizado o serviço para que a qualidade esteja em altos padrões e conquiste mais consumidores, melhores serão os resultados que a empresa terá.
4. Estratégicos
O formato estratégico pode agregar muitos valores para o empreendimento que também usa o marketing digital como parte da corporação, principalmente porque este modelo está ligado aos objetivos e metas estabelecidas pelo negócio.
Dentro deste formato, é possível que a análise de cenários internos também sejam percebidas. Isso porque o funcionamento do negócio não apenas depende do consumidor ou da concorrência mas o que ocorre internamente.
Essa análise interna ajuda a descobrir os percentuais de lucratividade que a empresa está tendo, assim como os níveis de crescimento mensal do qual está gerando a receita final do empreendimento.
O KPI estratégico faz também que o departamento de marketing saiba o que fazer para conquistar mais consumidores virtualmente e, assim, gerar a visibilidade necessária que precisa para haver algum destaque.
Contudo, para que esta métrica apresente os resultados desejados, é importante que as metas traçadas previamente sejam realizáveis, ou seja, oferecendo grandes oportunidades para haver o destaque necessário.
Considerações finais
Os KPIs são métricas muito importantes para que uma empresa utilize na confecção ou no acompanhamento de suas estratégias, especialmente porque os números levantados podem ser considerados como uma base de dados.
Quando uma companhia possui um acompanhamento em conjunto dos dados que são demonstrados como resultados após as ações, as chances de planejamentos serem feitos com metas atingíveis se tornam ainda maiores.
Com o KPI, também é possível que a empresa tenha um conhecimento sobre como estão os lucros dos investimentos realizados, e o que deve ser refeito ou aprimorado para que os dados se mantenham em um aspecto positivo.
Dentro do marketing digital, usar ferramentas que possam ajudar a compreender como a estratégia funciona e traçar meios para que os resultados sejam sempre positivos, é algo benéfico a longo prazo.
Por isso, a implantação do KPI e o seu acompanhamento oferecem várias vantagens ao empreendimento que, por meio dos dados, conquistam uma visibilidade e credibilidade que geram destaque dentro do segmento mercadológico de atuação.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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