fbpx
logo exp brcriativus v3 svg 8

WordPress: Saiba Tudo Sobre Esse Popular CMS

WordPress Saiba Tudo Sobre Esse Popular CMS

Receba nossos conteúdos por e-mail

Cadastre-se em nossa newsletter e receba nossos conteúdos por e-mail assim que um artigo é publicado.

O que é WordPress?

A revolução na web aconteceu em 2003 quando o WordPress foi lançado como um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS). Hoje, mais de 35% de todos os sites da internet são alimentados pelo WordPress. Neste artigo, você aprenderá tudo que precisa saber sobre, incluindo a diferença entre WordPress.org e WordPress.com, os tipos de sites que você pode criar, alguns dos sites famosos que usam este CMS, suas vantagens e desvantagens, e uma breve história do CMS.

O WordPress usa PHP e MySQL para executar seu código. Uma hospedagem especializada, como da CpnHost, pode dar a você muitas vantagens em termos de velocidade, desempenho e confiança. Além disso, ela pode oferecer recursos únicos que serão benéficos para seu site.

Por exemplo, podem ser fornecidos backups automatizados, configuração de segurança avançada, assinatura de serviço premium e outros. Além disso, para instalar um site WordPress, o usuário precisa registrar um domínio para que possa ter acesso à instalação.

Uma breve história do CMS

WordPress Saiba Tudo Sobre Esse Popular CMS br criativus especialistas wordpress
Imagem de br.wordpress.org

WordPress é um dos mais populares sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS) da atualidade. O software foi desenvolvido em 2003 por Matt Mullenweg e Mike Little como um fork do código fonte do ano anterior do famoso software de blogs chamado b2/cafelog. O WordPress rapidamente se tornou muito popular e é usado atualmente por milhões de sites ao redor do mundo.

Desde seu lançamento, foi frequentemente atualizado para incorporar novos recursos, melhorar suas ferramentas de desenvolvimento de sites e manter-se a par das novas tendências na tecnologia da web. O WordPress também se tornou conhecido por suas extensões, ou plug-ins, que permitem aos usuários expandir ou personalizar seus sites, ao adicionar tais funcionalidades como caixas de busca, galerias de imagens e redes sociais.

Hoje, a comunidade de usuários do WordPress é global, com milhões de usuários ao redor do mundo que baixam e usam o software. Além disso, devido a sua popularidade, existem agora milhares de temas e plug-ins criados por programadores para expandir as opções de personalização. Esses temas e plug-ins permitem aos usuários criar facilmente sites prontos para uso, ideal para empresas, blogs pessoais, portfólios e muito mais.

Diferença entre WordPress.org e WordPress.com

Se você já ouviu falar sobre WordPress, provavelmente já ouviu falar dos sites WordPress.org e WordPress.com. Esses dois sites são muito parecidos, mas também têm diferenças importantes. Se você estiver considerando usar WordPress para começar seu site, é importante entender as principais diferenças.

WordPress.org é o site oficial da plataforma. Nele, você encontrará o código-fonte do software para download, bem como documentação detalhada sobre o software, tutoriais e manuais de usuário.

WordPress.com é um serviço de hospedagem gerenciado pela empresa criadora da plataforma, que permite que você ative facilmente um site, sem ter que lidar com os detalhes de configurar seu servidor. Ele oferece planos de hospedagem pagos que fornecem acesso a mais recursos e temas do que os planos gratuitos. Como é um serviço gerenciado, isso significa que você tem menos controle sobre as configurações do seu site, como plugins e temas. Mas, em contrapartida, você não precisa se preocupar em configurar o seu servidor.

Portanto, a principal diferença entre os dois, é que WordPress.org é o software WordPress que você instala em seu próprio servidor, enquanto WordPress.com é um serviço gerenciado de hospedagem. Cada um tem suas próprias vantagens e desvantagens, então é importante entender as diferenças antes de escolher qual usar para seu site.

Que tipos de sites posso criar com WordPress?

Usar o WordPress para criar um site é extremamente popular, com motivos consistentes. Além de ser ideal para os usuários iniciantes, já que é de fácil manejo, ele é extremamente versátil e permite a criação de vários tipos de sites.

Atualmente, é possível criar mais de vinte tipos de sites com o WordPress. Entre eles, estão sites corporativos, lojas virtuais, blogs, portfólios, sites de notícias, sites de membros e muito mais.

Os sites corporativos são criados para promover uma marca ou empresa, com foco em informar o público de seus serviços ou produtos. Geralmente, sites desse tipo contêm informações gerais sobre a empresa, incluindo histórico, área de atuação, contatos etc.

As lojas virtuais, por sua vez, permitem a venda de produtos online. Esses sites contam com recursos específicos, como catálogo de produtos, carrinho de compras, checkouts, pagamentos seguros etc.

Os blogs são sites voltados ao conteúdo. Os usuários podem aproveitar os inúmeros recursos do WordPress para adicionar textos, imagens, vídeos e outras formas de conteúdo para compor seu site.

Os portfólios são ótimas escolhas para profissionais de áreas como design, programação, desenvolvimento web, entre outros. Esses sites permitem a criação de galerias, exibição de trabalhos e apresentação do perfil do profissional.

Os sites de notícias são muito comuns e eles podem ser criados no WordPress de forma simples. Esses sites contam com recursos específicos para notícias, como arquivo de conteúdos, listagem de categorias, busca por palavras-chave, últimas postagens, entre outros.

Os sites de membros permitem a criação de áreas restritas para usuários com login e senha. Esses sites são úteis para criar comunidades online, para exibir conteúdos exclusivos, fornecer serviços e muito mais.

Sites populares que usam WordPress

Os usuários do WordPress amam usar o CMS para criar um site ou blog incrível, e a plataforma é usada por milhões de sites ao redor do mundo. A lista empresas que usam este CMS inclui alguns dos sites mais impressionantes da internet, incluindo alguns dos maiores. Aqui estão alguns dos sites mais populares que usam WordPress:

1. The New York Times – O The New York Times usa para gerir seu enorme arquivo de conteúdo. A plataforma CMS é usada para alimentar todos os conteúdos de notícias, blogs, vídeos e mais, preparando e tornando publicáveis as informações diretamente na plataforma.

2. Fortune – A revista Fortune usa para gerir todo o seu conteúdo, incluindo artigos, notícias, e até mesmo seus podcasts. O sistema é alimentado com widgets, plugins e um design personalizado feito por uma equipe de desenvolvedores.

3. BBC America – A BBC America, a rede de notícias e entretenimento da BBC, usa para todos os seus conteúdos. Os desenvolvedores usam vários plugins e recursos para tornar a experiência web mais agradável e informativa para os usuários.

4. TechCrunch – O TechCrunch é um site de notícias de tecnologia famoso. O site usa como CMS para facilitar a produção de conteúdos e alimentar seu enorme arquivo de conteúdo.

5. Forbes – O Forbes é uma das principais revistas de negócios, e usa para alimentar todos os seus conteúdos. O WordPress permite que a equipe de desenvolvedores crie conteúdos facilmente e os publique rapidamente.

Prós e Contras do WordPress

O WordPress é um CMS (Content Management System) popular e versátil que permite aos usuários criar sites e blogs ricos em conteudos. Ele é usado por milhões de pessoas em todo o mundo, e tem sido cada vez mais popular nos últimos anos.

Uma das principais vantagens do WordPress é que ele é open-source. Isso significa que você ou seu time de desenvolvimento tem total autonomia para criar o que quiser com a plataforma e estender o seu site ao maximo. O WordPress também é extremamente fácil de usar para qualquer um, mesmo que a pessoa não tenha experiência em gestão de conteudo. Existe milhares de plug-ins e temas gratuitos que podem ser utilizados para personalizar o seu site.

Outra vantagem do WordPress é a robustez e a segurança que ele fornece. É fácil personalizar o site ou o blog para se adequar a suas necessidades, e existem muitos recursos de segurança embutidos para proteger seu site.

É importante notar também que o WordPress é extremamente escalável. Isso significa que você pode começar com um pequeno blog e, gradualmente, expandi-lo para algo maior, sempre que necessário.

Contras

No entanto, o WordPress também tem alguns desvantagens, a principal delas sendo que ele pode ficar pouco lento dependendo da quantidade de plugins que você carregue nele. Se você não tiver uma hospedagem de qualidade, o desempenho do seu WordPress pode ser afetado, por causa do grande número de recursos e plug-ins que pode estar usando, alem da falta de boas praticas no desenvolvimento.

A escolha de uma empresa especializada em WordPress para criar seus sites é uma decisão importante. Um site otimizado para alta velocidade resultará em tempos de carregamento mais rápidos para seus visitantes, melhorando a experiência de usuário. Para garantir que seu site seja criado e mantido com os melhores níveis de qualidade, você precisa de uma empresa de confiança.

Conclusão

WordPress é uma das ferramentas de CMS mais populares do mercado e pode ser útil para empresas que desejam ter um melhores resultados na web. Ele oferece aos usuários um conjunto robusto de recursos, incluindo opções anteriores, temas modernos e plugins prontos para uso. Ao escolher essa plataforma, os usuários podem criar sites profissionais, blogs, portfólios, e-commerce, plataformas de mídia social e muito mais.

O WordPress.org permite aos usuários baixar e instalar a versão gratuita. Por outro lado, caso opte em criar seu site com uma agência especializada em WordPress, você terá muito mais benefícios adicionais e serviços premium para sua empresa como suporte, consultoria, assessoria, manutenção, desenvolvimento, criação e etc.

Com a existência do WordPress no mercado há mais de 15 anos, é possível afirmar que o CMS oferece uma ótima solução para profissionais de tecnologia e desenvolvedores. Seja para criar sites institucionais, blogs ou plataformas de mídia social, WordPress garante aos usuários facilidade de uso, flexibilidade e versatilidade. A plataforma, com qualquer outra, tem seus desafios, mas está sendo superado pelo seu grande conjunto de recursos.

Por fim, WordPress mostra ser uma plataforma confiável e poderosa que possibilita aos usuários realizarem diversos projetos de forma simples. É um recurso popular entre desenvolvedores e profissionais de tecnologia devido à sua facilidade de uso, flexibilidade, escalabilidade e recursos avançados.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Links afiliados
Loja Integrada
RD Station
Onbley Servers – Hospedagem
Writesonic
Designi – Arquivos digitais p/ download
Agendor
Melhor Envio
WorkLeads

Ultimas publicações

Cuidado com Templates Prontos: Por Que Não Usá-los em Landing Pages

Cuidado com Templates Prontos: Por Que Não Usá-los em Landing Pages

Descubra por que evitar templates prontos pode ser o segredo para uma landing page de sucesso!
Blindagem Digital: O Poder do SSL para Seu Site

Blindagem Digital: O Poder do SSL para Seu Site

Transforme seu site em um forte digital! Descubra como um certificado SSL eleva a segurança e o engajamento.
Velocidade e Visibilidade: O Diferencial que Impulsiona Seu Negócio Online

Velocidade e Visibilidade: O Diferencial que Impulsiona Seu Negócio Online

Descubra como a otimização do seu site pode revolucionar seus resultados!
plugins premium WordPress